Horário de verão termina amanhã

Por Luís Pablo Brasil
 

O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina amanhã, 26. Por causa da mudança, moradores de Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal, tiveram que adiantar uma hora nos relógios.

No Maranhão, não há necessidade de mexer nos relógios, mas é preciso ficar atento para alguns serviços. A partir de segunda-feira, 27, os bancos que tiveram o fuso alterado por causa do horário oficial de Brasília (DF), funcionando das 9h às 15h, voltarão a funcionar no seu horário normal de 10h às 16h.

Os concursos públicos realizados em São Luis também voltam à hora local. Apesar do horário dos voos da capital não terem sofrido alteração.

A população destes Estados deverá no domingo, à 0h, atrasar os relógios em uma hora.

Neste ano, o horário de verão teve 133 dias de duração. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) previa uma economia para o Brasil, no período, que podia variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período. No período, a ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).

Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado.

(Com informações do G1)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários