Hoje é o Dia do Jornalista…

Por Luís Pablo Brasil
 

Hoje, 7 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista, que foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem ao médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, morto em São Paulo, em novembro de 1830, por inimigos políticos.

Apesar de ser uma profissão muito desgastante, o jornalismo se faz por amor e com responsabilidade. Jornalista é a pessoa ou profissional que exerce atividade jornalística como redator, repórter, fotógrafo, editor, apresentador entre outras.

O jornalista deve ser eclético, visto que a profissão exige isso do profissional. Ele tem que ser clínico geral, já que a área do jornalismo é vasta.

Não há neutralidade em qualquer setor da vida, em qualquer ação. A neutralidade está ainda mais distante quando falamos de jornalismo. Retratar a sociedade que está à nossa volta é necessariamente agir sobre a sociedade que virá a seguir.

A mídia tem o poder de construir e reconstruir a realidade através da visão dos jornalistas e das empresas de comunicação. É através da mídia que a sociedade enxerga a si mesma, é através da informação que ela existe efetivamente.

No Dia do Jornalista, desejo um enorme parabéns aos que honram a profissão lutando ao lado do povo, postando-se ao lado dos oprimidos e trabalhando pelo descobrimento da realidade encoberta pela desinformação alienante, pela aproximação entre as pessoas e a própria realidade ignorada.

Parabéns aos que usam a verdade como arma e as palavras como estiletes. Parabéns aos que não se acomodam, não se conformam. Parabéns aos que se indignam. Parabéns aos que lutam.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários