Joaquim Barbosa é primeiro negro eleito presidente do STF

Por Luís Pablo Brasil
 

Terra

O ministro Joaquim Barbosa, 58 anos, foi confirmado nesta quarta-feira como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do julgamento do mensalão recebeu 9 votos contra 1 a favor do ministro Ricardo Lewandowiski, revisor da ação penal 470. Escolhido em razão da antiguidade, como manda a tradição, Barbosa é o primeiro negro a presidir a mais alta corte do país.

Ministro Joaquim Barbosa

Ministro Joaquim Barbosa

Antes do início da 34ª sessão do julgamento do mensalão, os ministros da Corte votaram em sessão secreta para a escolha do novo presidente, que assume em novembro. A sucessão no comando segue a ordem da antiguidade – a partir dos mais antigos até os mais novos.

O novo presidente, que cumpre dois anos de mandato, é eleito por meio de um sistema de rodízio entre os integrantes da instituição, permitindo a alternância do poder.

Barbosa terá como vice-presidente o ministro Ricardo Lewandowski. A posse de Barbosa só ocorrerá em novembro, quando, no dia 18, o atual presidente do STF, Carlos Ayres Britto, se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos. No entanto, ainda não há a data precisa para a cerimônia de posse.

Indicado para a instituição em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa tem uma trajetória de vida que demonstra esforços pessoais e determinação. Filho de dona de casa e pedreiro, nascido em Paracatu (Minas Gerais), ele ajudou o pai, foi oficial de chancelaria, professor universitário e procurador do Ministério Público Federal.

2 comentários em “Joaquim Barbosa é primeiro negro eleito presidente do STF”

  1. jose roberto barros

    CADA DIA QUE PASSA VEJO ESTE PAIS MUDANDO POIS LÁ NOS ANOS 50 60 ATÉ ANOS 80 ISTO ERA IMPOSSIVEL MAS AGRADEÇO A MEU DEUS QUE ME PERMITIU VER ESTE GRANDE HOMEN DE OCUPAR O LUGAR MERECEDOR HOJE ESTOU HORGULHOZO DE SER BRASILEIRO QUE DEUS TE Ó GRANDE JOAQUIN ABRAÇO

  2. cobra

    PARABENS SR. MINISTRO

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários