Descoberta a farsa: vídeo de homem com perna dilacerada está na Internet há 2 anos

Por Luís Pablo Maranhão
 

PedrinhasAs imagens de um homem rolando no chão com a perna direita completamente dilacerada deram o tom ao relatório entregue ao presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, pelo juiz maranhense Douglas Martins. O propósito foi agravar ao máximo a situação dos presídios do Estado e, com isso, politizar o caso.

Por 4 dias a armação fez efeito, mas ontem descobriu-se a verdade: o vídeo reporta-se a um acidente ocorrido longe do Brasil, ha pelo menos 795 dias, e foi entregue a Douglas Martins pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, César Bombeiro.

Antes dessa descoberta, o juiz Douglas Martins deu sinais de que reconhecera a fragilidade da acusação. Ele admitiu que não sabia ao certo de onde era aquele rapaz ferido.

Ontem, tão logo ficou esclarecido que as imagens não se reportavam a fatos ocorridos no Maranhão, a Polícia Civil tratou de investigar o caso. Descobriu que outro agente penitenciário, Raimundo Francisco Sales, parceiro de Bombeiro, foi quem copiou o vídeo da Internet e passou-a adiante com o propósito de armar o escândalo contra o sistema prisional. Sales depôs perante testemunhas, mas negou-se a assinar as suas declarações.

Juiz Douglas Martins

Juiz Douglas Martins

O relatório do juiz Douglas Martins tem outas inverdades já detectadas e que estão sendo documentadas para denúncia junto ao mesmo CNJ. Ele diz, por exemplo, que ele foi proibido por líderes de facções criminosas de visitar todas as áreas do Complexo de Pedrinhas, mas não cita nenhum dos tais líderes que o intimidaram.

Por outro lado, diretores de Pedrinhas asseguram que Douglas andou por onde quis, mas foi aconselhado a não ir, naquele instante, onde alguns detentos se confraternizavam com esposas e filhos, afinal era o dia de visita do Natal. Informa o secretário da Sejap, Sebastião Uchoa, que se Douglas assim decidisse, poderia interromper aquele momento, ou voltar numa outra hora, mas, simplesmente não fez nem uma coisa nem outra.

“Inexplicavelmente, preferiu escrever que fora impedido, quando ele tinha toda a autoridade do mundo para ir a todos os recantos de Pedrinhas”- informou. (Com informações do Imparcial)

4 comentários em “Descoberta a farsa: vídeo de homem com perna dilacerada está na Internet há 2 anos”

  1. Jorge Antônio Lago

    Esse juiz nada mais é que um prepotente, metido, que esta a serviço dos Dinos (Nicolau e Flávio ). O governo deveria era represent R contra o mesmo no CNJ

  2. PAI FRANCISCO

    Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!!
    Temos nesse fato um viés nitidamente político, pois não se admite que um juiz encarregado de uma missão tão importante, que é relatar a situação dos presídios no Maranhão, para a busca de soluções,cometa um erro tão grosseiro desse. Todo seu relatório está imprestável, pois contaminado por essa prova podre. Relatório, o próprio nome diz, relata fatos, fatos esses que servem de embasamento para tomada de decisões, logo, caberia ao magistrado ter o cuidado de averiguar a veracidade de todo e quaisquer fatos relacionado a investigação e não sair juntando videos aleatoriamente. Ele mesmo tratou de tornar imprestável o relatório. Tudo ali relatado é questionável. È uma pena! É triste percebermos que no Maranhão, a politicagem supera tudo. É a politica da terra arrasada!!! Esse comportamento levou a erro o CNJ e grande parte da mídia nacional. Acho que caberia a governadora emitir uma nota oficial sobre o caso, pois todos nós maranhenses nos sentimos ofendidos com essa situação, porque longe de se ver um trabalho sério e de qualidade para a busca de soluções de um problema que atinge todos nós, estamos assistindo a mais um capítulo da politicagem no Maranhão…

  3. patricia gouveia

    FIco preocupada com a colocação da reportagem que tenta minimizar os problemas do sistema carcerário existente e é grave ou as cabeças que foram decaptadas tambem é uam farsa? muito cuidado ao fazer as colocações neste espaço de informação ao público…é fato que vários presos morreram ou não sr.pablo?

  4. Descoberta a farsa: vídeo de homem com perna dilacerada está na Internet há 2 anos : Nilson Figueiredo

    […] ir a todos os recantos de Pedrinhas”- informou. (Com informações do Imparcial)Retirado do Blog:http://www.luispablo.blog.br/maranhao/2013/12/descoberta-a-farsa-video-de-homem-com-perna-dilacerada-… Categories: […]

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários