Direito de resposta: FACAM responde a alunos que denunciaram desrespeito

Por Luís Pablo Maranhão
 

Atendendo a um pedido de direito de resposta, o titular deste blog publica abaixo o esclarecimento do Diretor Geral da FACAM, Carlos Cesar Bandeira, sobre a postagem “Desrespeito na FACAM deixa universitários revoltados”. Veja abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

FaculdadeNo tocante à nota divulgada nesta data, de que alunos eram impedidos de ingressar nas salas de aula, importante que sejam também divulgados os seguintes esclarecimentos.

Trata-se de período de avaliação bimestral em que esta IES, primando pela qualidade do ensino e pela correta preparação de seus discentes para o mercado, além de cultivar a lisura de conduta, norma regimental, decidiu que o acesso às salas de aula apenas ocorreria 20 minutos antes do início do horário de aplicação da avaliação, ingressando os alunos juntamente com o professor responsável pela disciplina.

Esta medida, moralizadora, deveu-se principalmente à constatação de que, anteriormente, várias carteiras tinham seus forros rasgados para, sob eles, serem ocultadas as chamadas “colas”, conduta que, além de se configurar dano ao patrimônio, ainda representava evidente desvio na conduta de qualquer cidadão.

No entender desta IES, as instituições de ensino não têm apenas uma função pedagógica em relação ao currículo profissionalizante, mas também contribuir na formação de cidadãos de bem e conscientes de seu dever e da imprescindível retidão de conduta.

Att,

Carlos Cesar Bandeira
Diretor Geral da FACAM

15 comentários em “Direito de resposta: FACAM responde a alunos que denunciaram desrespeito”

  1. Cudera

    Mentira da direção da facam isso eles faz não é só período de prova todo perioda deixa a sala
    Aberta mas não liga o arcondicionado pra economizar esse cerza bandeira e muito miserável e detalhe
    Nao fala com nem um aluno ??

  2. Aluno da FACAM

    Concordo plenamente, sem falar que foram disponibilizadas salas pra estudo.
    E digo mais, o aluno chega todos os dias às 20:00hrs e em semana de prova chega às 18:00hrs e ainda quer reclamar que a sala não tá pronta, sendo que o horário começa às 18:40hrs.
    Infelizmente o pessoal só quer ver o lado ruim da nossa instituição.
    Não defendo e não concordo muita coisa que tem lá, no entanto, essa medida que fora aplicada é sensata e irá melhorar o filtro para o mercado de trabalho futuramente.

  3. Assim é facil

    A Facam parece mais um Haras seus funcionários, parecem uns cavalos de ignorantes, na Facam os alunos são tratado como se tivessem pedindo favor aos funcionários dessa IES, eles deviam ser mais educados para poder ensinar seus alunos o que eles dizem “contribuir na formação de cidadãos de bem e conscientes de seu dever e da imprescindível retidão de conduta.”, hipocrisia pura..

    Esse aluno acima deve ser bem funcionário de la e outra em semana de prova a pessoa pede pra sair mais cedo do serviço e a galera libera e se o cara pedir todo dia pra sair cedo fica mais difícil, neh???

  4. Aluna da Facam 2

    Também concordo com as medidas….Estamos e período de avaliação, essas medidas são para melhor, dos alunas principalmente…Não podemos deixar q onde estamos nós graduando tenha a mesma imagem que outras no maranhão….Colegas de faculdade, tem sim muitas coisas p melhorar lá, mas podemos resolver lá mesmo, não denegrindo a imagem da instituição que vamos levar o nome no nosso diploma. Acordemmm, querem melhoras, eu também quero, vamos junto resolver na faculdade mesmo (ao menos tentar primeiro)…Sempre chego na sala as 18:40 e sempre os acondiçoados estão ligados.

  5. Aluno Facam (Thiago)

    Tenho uma denúncia para fazer da FACAM, peço ao MEC, ao conselho Regional de Enfermagem e a polícia federal (uma fez que na FACAM tem dinheiro publico federal) que investiguem uma máfia do curso de enfermagem da FACAM. O coordenador de estágio e monografia do referido curso, o professor Rômulo reprova as monografias feitas pelos alunos e vende as monografias elaboradas por ele. Ele cobra 2.000, 00 reais para o aluno que compra o trabalho dele. E isso td acontece com o aval da instituição, pois a coordenadora Flávia Helena que não é nem enfermeira, recebe 400, 00 reais dessa venda feita pelo professor Rômulo. Será que ela faz isso por que ela não é enfermeira ou isso é ordem de bandeira, que tb recebe sua porcentagem na maracutaia. Afinal ele tem história nisso, nao?

  6. DESCONTENTE

    NINGUÉM QUE PENSE QUE AQUELES QUE PASSAM NO EXAME DA ORDEM É POR MÉRITO DESSA INSTITUIÇÃO, QUE ESTÁ SIMPLESMENTE ESTÁ TENTANDO MASCARAR PARA O MEC UMA FALSA REALIDADE. E PORQUE TAMBÉM NÃO COLOCAM FISCAIS PARA ASSISTIREM AS AULAS TRANSMITIDAS POR PROFESSORES QUE NÃO TEM COMPROMISSO CONOSCO? UM HIPÓCRITA ISSO SIM, ENVOLVEU-SE A TANTOS ESCÂNDALOS, AGORA VEM COM ESSA HISTÓRIA! DEVIAM ERA PROCURAR ESTRUTURAR AS CONDIÇÕES DO PRÉDIO, UMA MELHOR ACESSIBILIDADE, BANHEIROS NEM VENTILAÇÃO TEM, ESPAÇO PARA NÓS ALUNOS SENTARMOS NO MOMENTO DE INTERVALO, NEM TOMADA NAS SALAS SÃO EM QUANTIDADE SUFICIENTES, NA VERDADE NÃO SEI COMO ESSE PROJETO FOI APROVADO. ENFIM, DIREÇÃO E COORDENAÇÕES ANALISEM SEUS CRITÉRIOS, POIS ASSIM COMO QUEREM NOS COBRAR VALORES NÓS ALUNOS QUE FAZEMOS ISSO AÍ FUNCIONAR TAMBÉM PODEMOS EXIGIR DE VOCÊS MELHORIAS EM TODOS OS SENTIDOS E QUE PELO VISTO NÃO SÃO POUCOS.

  7. WALTER REIS CABRAL

    Percebe-se pela escrita repleta de erros de grafia que os alunos que denigrem a imagem da FACAM não são aqueles que a fizeram alcançar o 1º lugar no MEC. Com certeza são aqueles que pretendem chegar ao diploma à custa da inteligência alheia e condenam a medida que inibe que estes colem nas provas. Triste é a postura de um aluno que denigre a imagem da Instituição que ele irá carregar no diploma. Quanto às denúncias infundadas quanto à venda de monografia pelo prof. Rômulo com anuência da Profª Flávia só pode ser de algum despeitado (professor ou aluno) com inveja da competência e profissionalismo destes dois profissionais. Façam um favor: Antes de escrever em um espaço público intitulando-se UNIVERSITÁRIOS, procurem estudar um pouco mais para não escrever como semianalfabetos. ISTO NÃO É BOM PARA AS SUAS IMAGENS.

  8. SENSATO

    LAMENTÁVEL PESSOAS INVEJOSAS DENEGRIREM A IMAGEM DE PROFESSORES COM ACUSAÇÕES LEVIANAS E SEM FUNDAMENTO. CREIO NA JUSTIÇA MAIOR QUE VEM DO ALTO. AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA. PROFESSOR JÁ É UMA CLASSE TÃO DESVALORIZADA APESAR DA SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL, AINDA TEM QUE LIDAR COM PESSOAS COM ESTE CARÁTER (OU SEM CARÁTER). SUPONHO QUE SEJA ALGUM ALUNO REPROVADO OU ALGUM PROFESSOR COM INVEJA DA COMPETÊNCIA DOS COLEGAS. INVEJA É A ARMADURA DOS INCOMPETENTES.

  9. A VERDADE SOBRE A FACAM

    É mas que notório o fato de que “Acadêmico de direito – FACAM”, “Acadêmica de administração – FACAM”, “Acadêmica do Curso de Administração”, “aluna do curso de administração”, “ALUNA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-FACAM” são todos pessoas sob ordens da direção (possivelmente os pobres dos funcionários) para tecer comentários em defesa à instituição FACAM. Por favor não insultem nossa inteligência. Se a direção quer mesmo se defender, identifique-se como tal. É ridícula esta atitude.Quem é de fato aluno sabe o tamanho do desrespeito e humilhações que passamos dia após dia.

    O Sr. Bandeira trata todos que fazem parte desta instituição (alunos, professores, funcionários) como marionetes. A cada dia inventa uma novidade. Chegou a ser até cômico os professores nos dias de prova carregando as bolsas dos alunos e colocando os celulares dos mesmos em saquinhos de pipoca. Profissionais graduados, mestres e doutores se prestando a este papel tosco.

    Esse circo todo foi por causa de cola mesmo? É porquê a direção está realmente preocupada com um “evidente desvio na conduta de qualquer cidadão”? rs

    O Sr. diretor está pouco se importando com a qualidade do profissional que se gradua na instituição. O fuzuê todo é por conta das cadeiras que foram cortadas e que implicaram na subtração de um “troco” do bolso do Sr. César… Problema este que nem precisaria existir se o nosso querido diretor tivesse adquirido cadeiras de outros materiais que não possibilitassem este infortúnio… Mas talvez o orçamento pudesse sair um pouco mais caro… E o problema é dinheiro… Sei, sei…

    Como aluna, concordo com a existência de alunos que estão reivindicando apenas pelo fato de estarem sendo “semi-impedidos” de colar, entretanto existem também aqueles que levam o curso a sério e que querem fazer diferença no mercado por méritos próprios, afinal ralam o dia inteiro no trabalho, estudam muito, e que, ao chegar na faculdade sentem-se desrespeitados por ter que ficar em pé em um corredor com calor até que alguém chegue com uma chave para abrir a porta, isso chegando no horário que se chega todos os dias. Além disso, há a existência de problemas como: banheiros sem ventilação e com suportes de papel toalha e porta sabonete frequentemente danificados em função da má qualidade dos mesmos, falta de locais para sentar, falta de educação e despreparo dos funcionários, ausência de aparelhos de Data Show suficiente para atender a demanda da instituição (forçando os próprios professores a adquirir o seu, caso precisem utilizar o recurso), constantes vazamentos nos ar-condicionados (exemplo: o da biblioteca) e por aí vai…

    E sim direção, vimos neste blog a oportunidade perfeita para divulgar às massas o que de fato ocorre nesta instituição, e tentar conscientizar o máximo possível de pessoas que estejam pensando em se matricular na FACAM, devido o baixo preço nas mensalidades, que este será o pior negócio das suas vidas. Não há dinheiro que pague a dignidade das pessoas. Sou extremamente arrependida por ter escolhido a FACAM tendo como critério de escolha somente o fator preço.

    Onde já se viu ir até a coordenação para resolver um problema e o coitado do coordenador informar que não pode fazer nada por você? E quem “poderia” (diretora acadêmica e diretor geral), simplesmente “NÃO RECEBE ALUNO”. Parece piada…

    E mais, recentemente houveram expulsões estritamente ditatoriais de alunos que implicaram em perda de períodos inteiros já cursados e agressões a alunos no interior da faculdade, relacionados a postagens em redes sociais, em que se pedia apenas que fosse atendido o direito enquanto consumidores de um serviço.

    Só lamento informar que já há processo judicial em andamento e que, caso o representante legal da instituição não venha a óbito em função da avançada idade, ainda irá ouvir muito a respeito.

    Desejo sorte à faculdade, e que continue tendo alunos dispostos a viver desrespeitos constantes e nada tenham a falar, para custear este circo. Enquanto a mim, já estou às portas da graduação. Posteriormente pretendo fazer outra graduação, lógico que, em outra instituição, afinal desta eu quero distância.

    E o trabalho não termina por aqui, quando tiver oportunidade de indicar ou recomendar uma faculdade, certamente não irei citar a FACAM, aliás, irem sim, para dizer: essa é a pior instituição de ensino privada que você pode escolher.

    Abraço!

  10. A VERDADE SOBRE A FACAM

    Quem está defendendo essa faculdade só deve ser alguém mandado pelo próprio dono da mesma.
    Bando de abestados, idiotas, babões, ridículos e principalmente hipócritas. Há muita coisa de errado sim nessa IES e tudo a mando desse velho safado e corrupto que nem o povo o quisera mais como politico por suas falcatruas, que nem adianta dizer que não, por que todo mundo saber e ainda tem coragem de falar em moral e processar um aluno que o mesmo expulsou por falar uma verdade nas redes sociais e ainda o mandou espacá-lo dentro da IES e o processou injustamente com mentiras a justiça. Esse velho é um safado e todos que estão ao seu mando sabendo de que tudo isso é a mais pura verdade. Os alunos dessa IES FACAM estão clamando por socorro e justiça das autoridades e d principalmente o MEC.
    Quem quiser saber a verdade é só procurar pesquisar na justiça processos contra facam e Cesar Bandeira. A PERGUNTA É PARA REFLETIREM: POR QUE ISSO SÓ ACONTECE NESSA IES FACAM? SE NÃO FOSSE VERDADE NÃO ESTARIA DANDO TANTA REPERCUSÃO.

  11. A VERDADE SOBRE A FACAM

    Alunos reivindicam melhorias e são expulso de faculdade.
    JOGUEM ISSO NO YOUTUBE E VEJAM A VERDADE DE ALUNOS QUE FORAM EXPULSOS DESSA FACULDADE FACAM.

  12. A VERDADE SOBRE A FACAM

    http://youtu.be/DuN7UV-vTR4

  13. A VERDADE SOBRE A FACAM

    http://youtu.be/DuN7UV-vTR4

    VEJAM ESSE LINK QUE FALA A VERDADE DE ALUNOS QUE FORAM EXPULSO DESSA IES FACAM ARBITRARIAMENTE E INJUSTAMENTE.

  14. ALUNA DE ENFERMAGEM

    É de total absurdo um comentário desse teor no qual dois profissionais de grande competência estão sendo acusados de vender monografia ,fracamente!!Professores sérios e que fazem trabalhos dignos de serem reconhecidos ,essa acusação tem cheiro de INVEJA ,pois quando o trabalho é feito com HONESTIDADE e CAPACIDADE incomoda quem não tem a mesma capacidade , e tem outra coisa esse tipo de absurdo pode gerar processo . Infelizmente esse tipo de gente não tem capacidade de conquistar seu espaço com méritos próprios e tem que ficar acusando quem faz um trabalho de qualidade.
    Ahh e fala sério dá vontade de sorrir quando esse ser disse que a Profª é conivente por uma quantia de R$ 400,00 ,que ridículo isso !Tenho certeza que necessidade e falta dinheiro ela não tem,pois é trabalhadora e honesta.

    Aproveito para Parabenizar ambos os Professores Rômulo Rezzo e Flávia Helena pelo trabalho realizado com competência e dignidade.

  15. Carlos Douglas

    Gente, é muito fácil, se não estar satisfeito com a IES não estude lá. Creio que é idiotice dos que insistem em estudar na FACAM e ficam reclamando.
    Vai cuidar da sua vida em outra faculdade.
    Eu sou aluno do Curso de Direito e não tenho o que reclamar e não sou pau mandado da faculdade.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários