Homem que caiu de bala dentro do Fórum de São Luís está em estado grave

Por Luís Pablo Crime / Polícia
 
Presidiário Erinaldo Almeida Soeiro

Presidiário Erinaldo Almeida Soeiro

O presidiário Erinaldo Almeida Soeiro não morreu, conforme vários veículos de comunicação informaram a princípio. Ele encontrasse em estado grave no Socorrão I, após trocar tiros com o investigado da Polícia Civil, Enedias Chagas Neto, na manhã de hoje, dia 31, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro do Calhau, em São Luís.

Erinaldo Almeida caiu de bala dentro do Fórum de São Luís, quando tentava fugir do local. Ele estava em uma audiência sem algemas e tomou a arma de um agente, que estava fazendo sua escolta.

Ao sair fugindo da sala de audiência, o presidiário bateu de frente com o policial e deu um tiro no pescoço dele. O preso acabou sendo baleado por outro policial, que também estava no local.

IMG-20140731-WA0005

O policial Enedias Chagas está internado no hospital UDI, em São Luís. Segundo informações, ele não corre risco de morte, porque o tiro só atingiu músculos.

O presidiário Erinaldo Almeida é acusado de ser o executor dos irmãos e empresários José Mauro Alves Queiroz e José Queiroz Filho, de um crime que aconteceu em janeiro de 2012. Na época, os irmãos Queiroz eram proprietários da empresa Replub Ltda, especializada na compra e venda de óleo reciclado, localizado no Distrito Industrial de São Luís.

5 comentários em “Homem que caiu de bala dentro do Fórum de São Luís está em estado grave”

  1. José Mario Rebello Jr

    O bandido estava preso por matar dois empresários e já havia trocado tiros com policiais no passado. Tomou as armas de dois preparadíssimos agentes penitenciários!! Porém o mais grave é como um magistrado, que obviamente não deve ter lido o processo, permite que um criminoso desse porte esteja sem algemas durante a audiência. Direitos humanos? Prova de poder? Qualquer dos dois estaria errado, pois ferem o pressuposto da segurança de todos os demais, envolvidos ou não.
    E se o policial não estivesse lá? E se não tivesse reagido por receio de ser enquadrado em alguma das centenas de normas que preservam o direito de facínoras? Quantas vidas ele destruiria em seu caminho de fuga? Mais duas armas nas mãos do crime!! Porém o policial estava lá e fez o que foi treinado para fazer, colocando em risco sua vida. Nada de novo!! Ele já faz isso todos os dias!! Porém foi ferido em uma área mortal, mas por sorte e apenas por sorte não pereceu.
    Sabe o que mudará no fórum? Nada!!! A segurança do fórum é uma piada!! Os elevadores do fórum são uma piada!! Nosso sistema judiciário é uma piada!!!
    As armas são controladas no fórum? Somente as dos policiais, pois qualquer pessoa pode transitar por lá com uma arma sob a camisa que não será incomodado. Os criminosos que irão depor transitam no meio das pessoas nos corredores. Alguns dias atrás um magistrado sacou uma arma no fórum após um mero desentendimento no trânsito e ficou por isso mesmo!! Nada foi feito na hora do fato e é muito difícil que algo seja feito ainda.
    Talvez se os disparos do criminoso tivessem alvejado o magistrado (que a esta altura deve estar traumatizadissimo, pensando até em pedir licença), talvez agora medidas emergenciais e inquéritos estivessem em rota, e muito provavelmente se estaria culpando a polícia pela inépcia.
    O nome do criminoso: Erinaldo Almeida; O nome do policial: Enedias Chagas; E o nome do magistrado que ordenou a retirada das algemas? E o nome dos agentes que se deixaram dominar?
    Hoje, um trabalhador da Polícia Civil, um irmão nosso, não voltará para casa da mesma forma que saiu. Se eu estivesse em suas sandálias estaria pensando sinceramente em processar em primeiro lugar o diretor do fórum, que permite que esse tipo de situação se perpetue em sua área de responsabilidade, depois o Estado por não garantir a ele sua segurança, já que naquele momento estava ali na qualidade de testemunha e não em estado operacional, e nem mesmo poderia estar armado para fazer frente à ameaça, segundo a norma estapafúrdia e sem base técnica vigente na casa da justiça. Talvez até venha a ser processado administrativamente por isso, depois que Deus permitir que ele saia do hospital.
    Quando um policial sai da linha, a sociedade, a imprensa e todos os organismos que se eu fosse citar ocuparia algumas laudas, exigem com absoluta razão, justiça e propriedade a apuração do fato e a punição exemplar do autor. E quando o sistema sai da linha? E quando aqueles que deveriam levar a mão pesada da justiça àqueles que cometem atos hediondos não cumprem seu papel e agem com indiferença ao trabalho daqueles que arriscam suas vidas todos os dias?
    A polícia é violenta e corrupta? De onde vêm os policiais? São criados instantaneamente ou vem de uma sociedade violenta e corrupta, com valores distorcidos e regras frouxas? O resultado? Estamos vendo todos os dias no noticiário e agora dentro de nossas delegacias e fóruns, e infelizmente não tardará a chegar também aos até antes intocáveis membros do Judiciário, Ministério Público e Altos funcionários do Executivo e Legislativo.
    Meu sincero apoio ao policial Enedias e à sua família.

  2. hum rum, ta bom....

    só uma coisa….DEIXA MORRER.

  3. Aleksandro

    O magistrado tem que ser punido, esse é o primeiro passo, pois são eles que determinam a retirada das algemas, mesmo sem concordância dos policiais e delegados, depois em ato contínuo o diretor do fórum, a corregedora de justiça e a presidente.
    Eles sim são responsáveis por tudo isso, cadê o dinheiro dos elevadores, por que não instalam equipamentos de segurança???
    Esse Maranhão sempre andando para trás!
    Cadê o presidente da AMMA, para defender o magistrado????

  4. George Antonio

    Infelizmente, isto é apenas a consequência lógica, não esperada, mas já sabida, da escalada da violência neste Estado. Primeiramente, a violência tomou alguns bairros que ficaram conhecidos como “violentos”, depois tomou a cidade toda, avançou contra os policiais, depois tomou os presídios e agora já vemos mais um órgão público sendo palco e testemunha da audácia dos criminosos que atuam neste Estado.

    A hipocrisia agora assume o controle das reuniões e debates. Advogados, promotores, juízes e defensores públicos já sabem, há muito, que ninguém neste Estado pode usar um relógio ou aparelho celular, nas ruas. Aliás, a nova moda agora da bandidagem é invadir residências e fazer famílias reféns, além de roubo às lojas, assaltos à ônibus, morte de taxistas etc.

    O número de homicídio aumentou drasticamente. Policiais são mortos, juízes, promotores, defensores públicos são assaltados, furtados, ameaçados etc., e os hipócritas se mostram admirados com o que aconteceu no Fórum! Este episódio no Fórum só me deixa triste por saber que nosso companheiro Enedias foi atingido; excelente policial, a quem desejo que se recupere, totalmente, o mais breve possível.

    Infelizmente, vai continuar aquela velha e conhecida cena: A polícia prende e a justiça solta.

    É dinheiro na conta e bandido na rua. É assim; é sempre assim. Façam um levantamento e vejam quantas vezes este criminoso já foi preso, saiu, cometeu crimes e foi preso novamente!

    Investigações são feitas por policiais que arriscam a vida para levantar informações; operações policiais são feitas, a prisão é efetuada; aí vem o auto de prisão em flagrante; leva o preso para fazer exame de corpo de delito; leva o preso para o presídio, leva o preso para inúmeras reuniões; aí a desgraça da corrupção aparece e, não demora, tudo é jogado fora, e o preso é solto. Veja quanto risco policiais correram! Vejam quanto dinheiro gasto!

    Não estou dizendo que todo magistrado é corrupto, mas alguns são irresponsáveis, vivem fora da realidade que os demais seres humanos vivem e são teóricos do Direito imaginário; não há na prática justiça alguma. Outros vendem-se literalmente, associados a advogados corruptos e bandidos. Ainda outros, são fracos e, sob influência ou pedidos, liberam criminosos perigosíssimos.

    Ao invés de ficarem se reunindo, deveriam fazer um levantamento de prisões e alvarás de solturas nesta cidade. Quem foi preso, por que foi preso; quem foi soltou e por que foi soltou…

    Sobre mandar tirar as algemas dos presos, é que a maioria dos magistrados têm mais zelo e cuidado com os presos que com os policiais e a sociedade. Isto não é de hoje. Muitos presos já fugiram do Fórum, por estarem sem algemas.

    Fica minha indignação, pelo meu amigo Enedias.

  5. tania cristina souza pereira

    o herinaldo eu conhecia parecia ser bom conheco desd a ifancia mas esa parte dele eu nao sabia

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários