André Campos coloca o Detran para realizar ação educativa em Arraial

Por Luís Pablo Política
 

As atividades educativas promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) no Arraial da Lagoa, em São Luís, estão chamando a atenção do público.

Diretor do Detran, André Campos, distribui panfletos educativos no Arraial da LagoaEntre as atividades, orientação sobre o perigo de dirigir após ingerir bebida alcoólica e sobre a importância do uso dos dispositivos de segurança para crianças, conhecidos popularmente como cadeirinhas. Uma das atrações nas ações é o mascote do Detran, Sinalito, que está chamando a atenção das crianças.

Diretor do Detran, André Campos

Diretor do Detran, André Campos

Os técnicos do Detran-MA estão distribuindo materiais educativos e conversando com as pessoas sobre os cuidados no trânsito. Também estão mostrando que as cadeirinhas devem se utilizadas de acordo com o peso e a altura das crianças.O bebê-conforto é indicado para bebês de até um ano e a cadeirinha para os de até os quatro anos. As crianças de quatro a sete anos devem ser acomodadas no assento de elevação, que deve ser utilizado com o cinto de segurança de três pontos.

Somente neste ano, mais de 300 infrações de transporte de crianças sem o uso do dispositivo foram autuadas, segundo registros do Detran-MA.De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Roberval Lopes, os pais devem usar o dispositivo de segurança para transportar crianças, desde a saída da maternidade.

“O objetivo principal é a preservação da vida. Os dispositivos são apropriados para cada idade. Motorista que transporta crianças sem segurança comete infração gravíssima e recebe multa de R$127,00, além da retenção do veículo até que seja sanada a irregularidade”.

Sinalito-o-mascote-do-Detran-MA-é-sucesso-entre-as-criançasPara o empresário Isaque Camargo e a professora Clara Lima, que visitaram o estande do Detran-MA no arraial da Lagoa, e que possuem um filho de um ano, a preocupação com a criança é constante.

“Diariamente vemos e ouvimos inúmeros casos de acidentes em que as crianças não estavam com a cadeirinha. Com isso, desde o nascimento do nosso filho, a preocupação é diária. Todas as vezes que saímos, usamos o dispositivo de segurança” revelaram.

O Detran-MA está realizados, também, testes do bafômetro (etilômetro) educativo, assim como simulações de direção, onde crianças e adultos podem testar suas habilidades no volante.

O diretor geral do Detran-MA, André Campos, informou ser esta a primeira vez que o órgão tem um estande no São João do Governo do Estado. “Queremos convidar a população para visitar nosso stand e participar das nossas ações educativas, com o intuito de alertar e prevenir acidentes, principalmente nos períodos festivos”, enfatizou.

Técnico-do-Detran-demonstra-uso-correto-de-cadeirinhas-para-transporte-de-crianças-em-veículosUma atração a parte, entre as atividades educativas no Arraial da Lagoa, estão as realizadas com a ajuda de Sinalito, o mascote do Detran do Maranhão. Trata-se de um boneco grande, de espuma, em formato de semáforo, que está sempre com a cor verde acesa.

O equipamento chama a atenção, principalmente das crianças. Ajuda a transmitir mensagens educativas sobre trânsito seguro, de maneira alegre e descontraída. As crianças, naturalmente, querem abraçar e beijar o mascote.

Sinalito alerta a população sobre o perigo do excesso de velocidade e da importância de não misturar álcool e direção. A intenção é educar os condutores de veículos e relembrar a importância de evitar acidentes de trânsito, por causa de imprudência do condutor ao volante

Um comentário em “André Campos coloca o Detran para realizar ação educativa em Arraial”

  1. Detran realiza ação educativa em Arraial « Marcelo Vieira – Política comentada e atualidades

    […] no trânsito. Também estão mostrando que as cadeirinhas devem se utilizadas de acordo com o peso e a altura das crianças.O bebê-conforto é indicado para bebês de até um ano e a cadeirinha […]

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários