Mais um detento é encontrado morto no Complexo de Pedrinhas

Por Luís Pablo Política
 

Imparcial

Sobe para 14 o número de presos mortos no sistema carcerário do Maranhão. A vítima foi identificada como Laércio Silva, 25 anos, encontrado enforcado na cela 2 da Central Custódia de Presos de Justiça ( CCPJ) do bairro do Anil, nesta quinta-feira (17). Esta é a quarta morte de presos registrada desde sábado, a sétima em quatro meses, somente no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) o detento cumpria pena por tráfico de drogas. Ele foi transferido do Centro de Triagem para a CCPJ ainda durante a última quarta-feira (16).

Mortes recentes

Na última segunda-feira (14) um preso foi encontrado enforcado no Pavilhão Delta do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. No fim de semana outros dois detentos foram mortos, um no Presídio São Luís I e o outro na Central de Presos de Justiça (CCPJ), unidades que integram o Complexo de Pedrinhas.

A morte de detentos nas unidades prisionais do interior também foram registradas recentemente – uma no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês, na CCPJ do Anil e uma no município de Timon, a 450 km de São Luís. De acordo com os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 60 presos foram mortos em Pedrinhas desde o ano passado.

Relembre

O Maranhão decretou emergência no sistema prisional em outubro do ano passado, diante de uma crise que começou com motins e rebeliões, agravando-se com as violentas mortes dentro dos presídios.

Prorrogação

No dia 21 de março, a Sejap pediu a prorrogação, por mais seis meses, do prazo da situação de emergência no sistema carcerário. Segundo a secretaria, apesar das medidas adotadas durante o último semestre, vários problemas ainda precisam ser solucionados.

Um comentário em “Mais um detento é encontrado morto no Complexo de Pedrinhas”

  1. Pagador de Impostod

    por mim se moresse 20 todos os dias. em. pedrinhas era melhor ainda.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários