Funcionária denuncia que cirurgia em Carolina só se prefeito liberar

Por Luís Pablo Política
 

Prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá

Prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá

É caso de polícia o que vem supostamente acontecendo no município de Carolina, interior do Maranhão.

O prefeito da cidade, Ubiratan Jucá (PMDB), estaria dando ordem para fazer procedimento cirúrgico só depois da sua autorização.

Uma profissional de 27 anos na área da Saúde, identificada como Solange Lobá, denunciou o caso na sua página no Facebook (veja abaixo).

Segundo ela, “para fazer uma cirurgia tinha que ir pedir para o prefeito liberar”. O caso vem acontecendo no Hospital Municipal de Carolina (HMC).

O Ministério Público precisa tomar as medidas cabíveis sobre este fato.

solange

3 comentários em “Funcionária denuncia que cirurgia em Carolina só se prefeito liberar”

  1. Ubiratan Jucá

    Caro Luis Pablo, sobre a postagem constante em seu conceituado blog, gostaria de dizer que tal informação não é verdadeira. As cirurgias decididas pelos médicos do Hospital Municipal são realizadas normalmente, sem qualquer intervenção. A decisão é exclusivamente de caráter médico. O que ocorreu é que pessoas que trabalham no Hospital Municipal estavam trazendo,ou facilitando o acesso, de pessoas de outros municípios, e até do vizinho Estado do Tocantins, para virem fazer cirurgias eletivas em Carolina. Tivemos casos até de pessoas que vieram de clínica particular para realizar procedimento cirúrgico no Hospital Municipal. Isso sobrecarrega muito o nosso sistema de saúde, com alta impactação financeira com pacientes de outros municípios, e até de outro Estado, em cirurgias que não são de urgência/emergência, além de ocupar um espaço que é da população Carolinense. O que foi determinado pelo Secretário de Saúde é que as cirurgias eletivas, antes de serem realizadas, deverão passar pela triagem do Hospital, fato corriqueiro em qualquer estrutura hospitalar. Essa a verdade dos fatos. Coloco-me à sua disposição para toda e qualquer informação/ esclarecimento que se fizer necessária. Um abraço

    Ubiratan Jucá – Prefeito Municipal

  2. Prefeito de Carolina responde ao blog… « Luís Pablo | Blog sobre política, com crítica da mídia e informação alternativa

    […] Atendendo a um pedido de direito de resposta, o titular deste blog publica abaixo o esclarecimento do prefeito Ubiratan Jucá sobre a postagem “Funcionária denuncia que cirurgia em Carolina só se prefeito liberar”. […]

  3. Fabricio

    Sr Prefeito, boa noite!

    O SUS-Sistema Único de Saúde e que por meio de convênios com a Prefeitura de Carolina mensalmente recebe recursos federais para a manutenção da saúde, lembro ao Sr que este sistema de saúde chamado SUS é regido por princípios que são estes:
    -UNIVERSALIDADE;
    -EQUIDADE;
    -INTEGRALIDADE.
    Estes princípios proporcionam acesso integral de qualquer cidadão brasileiro ao serviço de saúde público nas três esferas: Federal, Estadual e Municipal, estes princípios asseguram atendimento inclusive a estrangeiros que ultrapassam nossas fronteiras e estão em terras Brasileiras. Lamento informar ao Sr gestor municipal que é improcedente que pacientes venham a ser barrados, seja eletivamente ou em caráter emergencial.
    Estes pacientes estão amparados pela lei, portanto, não se deve fazer isso, entretanto, os recursos dos municípios são limitados e o Sr por meio de sua secretaria de saúde devem achar um mecanismo de orientar que estes pacientes venham a procurar esse serviço na rede referenciada conforme pactuação na SES, quanto a pacientes de clínicas privadas que vão ao serviço público para serem submetidos a intervenções cirúrgicas, nada proíbe isso na lei.
    Boa noite!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários