Duas pesquisas eleitorais devem ser divulgadas neste fim de semana

Por Luís Pablo Política
 

Imparcial

O fim de semana promete novidades para o cenário eleitoral do Maranhão. Duas pesquisas estão registradas e devem ser divulgadas sábado ou domingo. A primeira trata-se do levantamento encomendado por O Imparcial ao Instituto Econométrica. A segunda foi contratada pelo jornal Atos e Fatos ao Instituto Data M.

Registrado sob o número 29/2014, a amostra Econométrica estará apta para divulgação no sábado. Ela foi registrada tanto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

gráficoPor lei, o Instituto tem até segunda-feira para assinalar os municípios e, por ventura, os bairros onde a amostra foi realizada. Mas, segundo a Econométrica, deverá acrescentar as informações com antecedência, registrando-as até sábado.

O meio político já está movimentado. A militância do PCdoB, partido do candidato Flávio Dino, se apressou e passou a criticar o levantamento nas redes sociais após saber que ele estava registrado.

E foram além. Os partidos da coligação “Todos Pelo Maranhão”, ligada ao candidato Flávio Dino, entraram na justiça e tentam, por meio de liminar, barrar a publicação dos números em O Imparcial. Até o fechamento desta matéria, o departamento jurídico do jornal desconhecia qualquer decisão sobre o caso.

Essa é a terceira vez que o PCdoB ou partidos de aliados entram na justiça para evitar a publicação da pesquisa Econométrica/O Imparcial. Na primeira, tentaram barrar, mas o resultado foi publicado e a Justiça decidiu que nada de errado havia com o levantamento.

Data M

O Instituto Data M, pela segunda vez, publicará pesquisa encomendada pelo jornal Atos e Fatos. Os números devem ser divulgados no domingo. Neste ano, o Instituto também divulgou pesquisa encomendada pelo Jornal Pequeno. A amostra está registrada sob o número 31/2014.

A Data M pertence ao jornalista José Machado, ligado ao candidato ao Senado pela coligação do comunista Flávio Dino, o socialista Roberto Rocha. Rocha é proprietário da Rádio Capital e Machado participa da equipe de jornalismo do veículo há alguns anos, sendo, inclusive, apresentador.

Na maioria das pesquisas encomendadas pelo Instituto Data M, Flávio Dino lidera com quase 60% das intenções de voto. Nas redes sociais, eleitores e militantes do candidato comunista já deixam claro a preferência pela publicação da amostra encomendada pelo jornal Atos e Fatos.

Um comentário em “Duas pesquisas eleitorais devem ser divulgadas neste fim de semana”

  1. MIGUEL TAPANAKARA

    Pode ter certeza que colocarão Bobinho disparando nas pesquisas e flavio caindo… Mas…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários