Três praias estão impróprias para banho

Por Luís Pablo Política
 

praia

As praias da Ponta da Areia, São Marcos e Calhau estão impróprias para banho e devem ser evitadas pelos banhistas, de acordo com o novo laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

De acordo com o laudo, as fozes dos rios Calhau, Pimenta, Rio Claro, Rio Jaguarema e Olho de Porco também estão interditadas. Os dados são referentes à ação de monitoramento realizada no período de 20/07/2014 a 17/08/2014, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

Para a elaboração do laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 17 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy. A ação foi empreendida por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública.

Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico (Escherichia Coli), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré baixa e na isóbata de 1m, utilizando o método de substrato cromogênico definido.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100 mL (NMP – Número Mais Provável).

As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E.coli/100 mL (NMP).

5 comentários em “Três praias estão impróprias para banho”

  1. Gerarde Monteiro

    Cadê os recursos que o Deputado Gastão Vieira mandou para o Maranhão para despoluir as prais em seu programa eleitoral?

  2. Retirante

    Rapaz mas me diz uma coisa, cadê os R$30.000,000,00(trinta milhões) que segundo o candidato a senador Gastão Vieira, teria mandado para o governo do Maranhão despoluir as praias de São Luís e até hoje as mesmas não foram despoluídas?

  3. José João Macedo

    Manda o Ricardo Murad e os Sarney’s que desviaram milhões e não fizeram as estações de tratamento,tomarem um banho.Florianópolis-SC,fez 100% do tratamento de esgoto.E bem lembrado:kd os 30 milhões do Ministério do Turismo que, veio?Atenção MPF/PF.

  4. KARINE

    A onda levou 30.000,000,00(trinta milhões) foi?
    agora só falta o Ricardo dar aquele mergulho, por que para se manter eles metem e arriscam até a própria vida….. eita corja.

  5. Gerti Daub

    É uma lástima q as praias de mais fácil acesso estejam nessas condições. Falta de recursos, não é o problema. Gastao Vieira não afirma q mandou mais de 30 milhões pra resolver o problema? Cadê esse dinheiro? Estará servindo para o “fundo de aposentadoria” de alguém? Se Santa Catarina fez o trabalho de despoluicao, então por que o mesmo não pode ser feito aqui?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários