Olha aí, Roseana! Governo de São Paulo publica salários de servidores na internet

Por Luís Pablo Brasil
 

Governador Geraldo Alckmin

Governador Geraldo Alckmin

Nesta sexta-feira, 27, o governo paulista começou a publicar na internet os salários de mais de 1 milhão de servidores ativos e inativos do Estado, um mês depois que a medida foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A publicação é decorrência da nova Lei de Acesso à Informação – desde que a legislação passou a valer, em maio, o governo federal e órgãos do Poder Judiciários decidiram abrir ao público suas folhas de pagamento.

Inicialmente, o Governo de São Paulo resistiu à possibilidade de publicar os vencimentos dos servidores. Diferentemente do que ocorreu no âmbito federal, a regulamentação da lei no Estado não previu essa medida.

Questionada pelo Públicos sobre o assunto, no dia 17 de maio, a assessoria de imprensa do governador Alckmin respondeu que o governo já publicava na internet “a remuneração dos cargos e das funções públicas estaduais” (veja aqui).

Com isso, porém, não seria possível saber dos ganhos de um servidor específico, apenas de uma categoria. No dia seguinte, porém, o governador de São Paulo esclareceu que determinaria a divulgação das informações em caráter nominal.

Os dados então foram colocados à disposição dos internautas no Portal da Transparência do Estado de São Paulo (http://www.transparencia.sp.gov.br).

Maranhão

Governadora Roseana Sarney

Governadora Roseana Sarney

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, deveria seguir o Governo de São Paulo e sair na frente divulgando os salários dos servidores do Estado na internet.

A exemplo do Judiciário do Maranhão, que iniciou na última terça-feira (17), na internet, a divulgação nominal da folha de pagamento de pessoal (veja aqui) e foi o primeiro dos poderes do Estado a atender à Lei de Acesso à Informação (Lei nº. 12.157, de 18/11/11), em vigor desde maio, e que permite consulta a dados em detalhes dos órgãos públicos do Brasil.

A decisão antecipada da publicação da folha foi autorizada pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Guerreiro Júnior, que deu exemplo para que outros Poderes fizessem o mesmo.

Com informações do Estadão e edição deste blog.

Um comentário em “Olha aí, Roseana! Governo de São Paulo publica salários de servidores na internet”

  1. luzanira de souza melo.

    Queria que alguém pensasse no salário dos pobres professores aposentados que só vêem além do salírio, um décimo e um pequenito aumento do pouquito salírio q ganha durante o ano.QUEM SE MANIFESTA?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários