Moro constrói caminho contra Estado de Direito, dizem juristas na USP

Por Luís Pablo Brasil
 

Folha.com

Juiz federal Sergio Moro

Juiz federal Sergio Moro

Juristas e representantes da esquerda criticaram nesta quinta (17) na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a condução das investigações da Operação Lava Jato, o juiz Sergio Moro e o que afirmam ser a “pavimentação de um caminho para o fim do Estado democrático de Direito” no Brasil.

Centenas de pessoas lotaram o Salão Nobre da faculdade, onde em alguns momentos gritavam “Moro na cadeia” em meio às críticas de advogados contra o juiz federal de Curitiba.

A mídia também foi um dos principais alvos do ato chamado “Manifesto pela Legalidade e pela Democracia”, que criticou a “espetacularização do processo penal promovida pelos meios de comunicação”.

O professor de direito penal da Universidade de São Paulo Sérgio Salomão Schecaira afirmou que Moro deveria “ser preso” pela quebra do sigilo telefônico do ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que o juiz federal faz “uso seletivo”, na mídia, das informações da Lava Jato para reforçar “um golpe que está em curso”.

Para Marcelo Semer, da Associação Juízes para a Democracia, “há um estado policial que está desalojando o Estado democrático de Direito no país”. Ele criticou o que chamou de “novas formas de prisão”, com o uso de prisões preventivas para obter delações premiadas de suspeitos de crimes.

Disse ainda que “há conversas que estão sendo publicizadas por motivos políticos”. “Nós não deveríamos estar ouvindo essas conversas. E desta vez não é preciso apurar quem as vazou”, disse, em referência ao juiz Moro.

Em sua fala, o jurista Fábio Konder Comparato também acusou a mídia de estar favorecendo o atual clima contra o Estado democrático de Direito no país, repetindo o que já havia dito na quarta-­feira (16) em evento de desagravo ao PT realizado na PUC­SP.

Além de lotarem o principal salão da faculdade, dezenas de manifestantes se concentraram no lado de fora, no Largo São Francisco, em apoio ao PT, à presidente Dilma Rousseff e ao ex­-presidente Lula.

3 comentários em “Moro constrói caminho contra Estado de Direito, dizem juristas na USP”

  1. Ronaldo

    Estado de direito são para cidadoes de boa fé, honestos, ladrões corruptos merecem é cadeia!

  2. lopes

    Só “juristas” PETRALAHAS aguardadndo uma vaga no stf/stj.
    EM PRIMEIRO LUGAR, LULADRAO NEM TELEFONE TEM, ALIAS, ELE NAO TEM NADA, TUDO É DOS AMIGOS DELE. ENTAO EU PERGUNTO A ESSES FALSOS JURISTAS, ONDE TÁ A ILEGALIDADE DA QUEBRA DE SIGILO DO LULA, JÁ QUE O TELEFONE ERA DE UM LARANJA DO SEGURANÇA DELE ?
    SEGUNDO: SE FOSSE O TELEFONE DE LULA, ONDE TÁ ESCRITO QUE ELE , EX-PRESAIDENTE,TEM FORO PRIVILEGIADO, SE NEM A NOMEAÇÃO FAJUTA DE MINISTRO EXISTIA SEQUER?
    ENTAO, ESSES JURISTAS TEM QUE ESTUDAR PRA PODER QUESTIONAR COM QUEM TÁ , DE FATO, ATUANDO DENTRO DE UM PROCESSO CRIMINAL.

  3. ZECA DAS QUEBRADAS

    Minha nossa! Essa gente que agora presta apoio ao PT, incluindo juristas certamente pagos com nosso dinheiro par dizer amém aos desmandos desse governo de plantão, parece não morar no Brasil, não ver o que está acontecendo com o povo, seu sofrimento, o desemprego que tirou o sustento de milhões de famílias (já são mais de 9 milhões de desempregados no país), a inflação comendo o salário dos poucos que ainda têm emprego, o aumento abusivo nas contas de luz, de gasolina, de tudo…

    Como é que essa gente tem coragem de atacar o juiz Moro, que tem se mostrado um homem honrado, correto sob todos os aspectos da cidadania, e pedir sua prisão? Só podem, e com toda certeza, estão cooptados pelo “poder” do PT e de políticos envolvidos na roubalheira ao país… de outra forma, não dá pra entender tanto despautério, minha gente!

    Essa galera que defende o PT está se colocando visceralmente contra o povo brasileiro. Querem, isto sim, que a roubalheira, corrupção e impunidade continuem campeando no Brasil afora… Ou será que estão satisfeitos com todo esse desgoverno, sem o menor rumo?

    ZECA

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários