Estudo da Fiocruz encontra variante da Covid-19 no Maranhão

Por Luís Pablo Brasil
 

Um estudo elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou mutações das variantes do novo coronavírus que estão em circulação no Brasil em cinco estados, entre elas uma no Maranhão.

No estudo, que foi publicado nessa segunda-feira, 22, a Fiocruz alerta que foram identificadas “mutações preocupantes” em 11 sequências encontradas em cinco Estados: Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraná e Rondônia.

O artigo, assinado por 31 pesquisadores, ainda passará por certificação e validação de pares, quando outros pesquisadores da mesma área validarão ou não os métodos e resultados do estudo.

“Identificamos que linhagens SARS-CoV-2 circulando no Brasil com mutações preocupantes no RBD adquiriram, de forma independente, deleções convergentes e inserções no NTD da proteína S, que alteraram o NTD antígeno-supersita e outros epítopos previstos nesta região. Esses achados apoiam que a contínua transmissão generalizada do SARS-CoV-2 no Brasil está gerando novas linhagens virais que podem ser mais resistentes à neutralização do que as variantes parentais preocupantes”, diz o artigo.

Os cientistas dizem ser “urgente” a necessidade “de abordar a eficácia das vacinas SARS-CoV-2 para aquelas variantes emergentes do SARS-CoV-2 e o risco de transmissão comunitária não controlada contínua do SARS-CoV-2 no Brasil para a geração de variantes mais transmissíveis”.

Leia o estudo completo aqui (em inglês).

 

 

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários