E agora, Natalino Salgado? Jornal da Globo mostra problemas na UFMA

Por Luís Pablo Cidade
 

Símbolo de status, de emprego e de vida melhor, o diploma universitário está hoje ao alcance de um número recorde de brasileiros. Mas a faculdade da UFMA atendem às necessidades e esperanças dos estudantes?

A universidade UFMA sofre com deficiência grave em um item que faz uma boa instituição de ensino superior: estrutura de ensino.

Na segunda reportagem do Jornal da Globo, da série Universidade: “chave do futuro” mostra exemplos de abandono de instalações na Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Veja e reveja a situação da atual administração comandada pelo reitor Natalino Salgado, que pretende disputar a eleição da Universidade novamente.

8 comentários em “E agora, Natalino Salgado? Jornal da Globo mostra problemas na UFMA”

  1. Nila Patricia

    Eita vergonha!!!!!!!!!!!
    E a vergonha seria maior ainda se eles passassem pos outros cursos, passei 4 anos na ufma brigando por sala pq n tinha p Nutrição… Nunca tivemos um prédio e tinhamos que ficar disputando com outros cursos no Integrado…

  2. Verdadeiro

    Vc deve ter feito CEUMA, não deve ter pisado na UFMA. rsrsrsrs

  3. RAIUA

    Isso é uma palhaçada, essa atual gestão é uma porcaria, os alunos não tem acesso a nada, os laboratórios dizem que foram recem reformados, mas não dispoem de material algum, os professores estão em falta, os poucos que tem são mal qualificados, a estrutura fisica dos predios nem se fala, a maioria só poeira e morfo (coitados dos que tem alergia), os ventiladores estão quase caindo nas cabeças dos alunos, as salas são mal planejadas se não tem energia, não tem como os alunos assistirem aula, porque não recebe iluminação natural. O RU cada vez que passa fica inchado, sendo que abre 11 horas, os alunos chegam 9 para poder entrar logo quando abrir. A grade de aula é ruim, os alunos gastam muitas passagem ( que já é cara) pra se deslocar de prédio em prédio para poder assistir aula. Vários projetos inacabados, sem planejamento, e alguns invisiveis (que não podiam faltar). Natalino Salgado usou de má fé a consciência aleia em aceitar o reuni pois os estudantes não foram consultados, quando ficaram sabendo já estava aceito e a loucura já estava feita. E que está enganado os estudantes com essa obras fantasmas na sua caderneta de campanha que diz que tem obras concluídas é só mentira dele mentira e mentira. Não queremos esse gestor corrupto além disso e milhões de coisas a mas…etc… Não votem em Natalino Salgado Filho se quiserem uma universidade melhor. pera que ainda não terminou!Não queremos uma universidade de “TIJOLOS E CIMENTO” queremos uma universidade de aprendizagem de qualidade. só isso…

  4. Max

    Essa história já foi desmentida há um tempo, viu?

    http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=10687

    Isso aqui também faz parte da oposição cega ao reitor atual?
    Sejam mais criativos, ou mais ágeis. Bem fail ficarem reproduzindo essa informação falaciosa quando o caso já se deu por encerrado

  5. neto

    Eita povo sem inteligência mesmo. Uma universidade que está parada há mais de 40 anos, eis que surge uma pessoa que ergue essa universidade, e há 3 anos e meio de gestão faz muito pela universidade, vc não pode querer que tudo aconteça de uma só vez. Ele nao é Deus e tudo depende da aprovação do governo. Nila Patricia seja mais inteligente e pense, natalino entrou em 2007, em que só foi estruturar sua gestão em 2008, e com certeza hoje já existem ambientes confortáveis e climatizados para assistir aula. Pare de bancar uma pessoa fútil e seja mais inteligente ao perceber as mudanças. Pq vcs nunca falaram das gestões anteriores? Pq obviamente pessoas sem sabedoria, como vcs, sentem incomodo quando alguém realmente trabalho. E tenho certeza de que se fosse uma de vcs no poder, inclusive estezinho aqui que publicou essa nota, pra criar intrigas, nao teriam a capacidade de levantar a universidade como Natalino faz. Hoje a universidade é reconhecida mundialmente com trabalhos de pesquisas excelentes. Procurem é estudar e pesquisar, ao invés de infernizar as coisas…

  6. John

    pq será q algums “estudantes” vem com ese discurso pré-fabricado de “universidade de tijolo e cimento”
    vão dizer q sem as obras era possivel a UFMA crescer??
    sabem a importancia da SBPC 2012??
    a UFMA sem as obras tinha condição de sediar decentemente um evento desse porte??
    teria condição de ter aula sem os novos prédios??

    quem já viveu o nicio do mandato de Salgado (pós Fernando Ramos) sabe que a UFMA mudou pra melhor

    a questão de falta de professores, os alunos podem ver junto ao departamento, em algums casos, é pq os q concorreram a vaga de professor, não estavam preparados para o minimo….

    na gestão de Feanando Ramos viamos laboratórios sucateados, não tinhamos pós graduações aqui, havia greves de professores, o conceito ENADE da maioria dos cursos era menor q o conceito atual

    muita coisa foi feita nesses 4 anos de gestão, fazer oposição só pra parecer o “revolucionário” só vai prejudicar a universidade

    claro, o REUNI rouxe o problema de aumentar a qantidade de alunos por sala, porém, trouxe dinheiro para melhorar infraestrutura, e esse dinheiro está sendo bem investido

    ja vi estudantes metidos a revolucionarios reclamando só pq mudaram as aulas deles para outro prédio (centro pedagógico Paulo Freire), e só com justificativa fútil pra isso, pq quem lutava por essa causa era justamente quem não assistia aula nem no seu prédio de origem

    interessante é q os unicos problemas q a Globo axou na UFMA eram justamente em prédios q foram construidos antes do CAMPUS, e q serão ou ja foram desativados em relação a atividades academicas

  7. RAIUA

    Meu amor, meu discurso não é pré-fabricado e se for é porque isso ocorreu e vem ocorrendo nas universidades públicas, isso é uma realidade constante. E sim eu reclamo, eu sei o que sofro dentro dessa instituição, pra te ter noção todos os professores estão atrasados no conteudo, tem alguns que ainda nem fizeram a primeira avaliação (falta um mês pra entrar as férias), no curso que eu faço tem periodo que deveria oferecer 9 cadeiras e na realidade há apenas 2. O RU é uma tortura todo dia, talvez você ache que eu estou errada porque você nunca foi almoçar lá, se não, corcodaria comigo, semestre passado, já era cgeio, agora nem se fala é sufocante, alguns alunos preferem pagar um almoço caro a ter que enfrentar aquela fila. Tenho alguns amigos que estuam em outros predios, que os ventiladores estão com fios descascados, fazem um barulho irritante, e quase caindo. As salas que eu frequento é mofo puro (tenho alergia, tenho que esperar uns 10 min, do lado de fora, para poder entrar), enfim, há uma serie de poblemas nessa instituição e nessa atual gestão, agora não venha me dizer que não existe, por favor, pois você está sendo ridiculo e mediocre, se você é babão do atual gestor, ÓTIMO, agora não venha dizer que o discurso é velho, porque ele é bastante real, aff.

  8. Jerry Salazar

    Sou contra essa manifestações contra a gestão de Natalino Salgado…A UFMA expandiu o ensino e melhorou sua estrutura física…Nada se compara ao que a UFMA já foi ao que ela esta se tornando.Entretanto temos que convir que muito falta para avançarmos de fato e termos uma UNIVERSIDADE reconhecida…Porém bombardiar de criticas a UFMA e seu gestor não acrescenta em nada.São contra a construção do Pórtico…Isso é uma vergonha!!Quer dizer que as outras instituições como a Assembléia Legislativa que tem uma entrada agigantada que foi construida em area de preservação ambiental,ninguém vê,ninguém fala.A UFMA não pode ter uma entrada digna da Instituição que representa.ah!!!Vamos debatre outras dificuldades,mobilizar a sociedade para a mudança e não encher de criticas desconstrutivas.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários