Após tragédia gaúcha, duas boates na capital serão fiscalizadas no próximo sábado

Por Luís Pablo Cidade
 

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, que vitimou mais de 250 jovens universitários, levantou a discussão sobre a segurança interna nas casas de shows e boates de todo o Brasil.

Em São Luís, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) irá fiscalizar no próximo sábado (1º), motivado por denúncias anônimas, duas boates que não obedecem às normas de segurança de combate a incêndio. Por se tratar de uma vistoria programada os nomes dos estabelecimentos não podem ser divulgados.

Em nota a governadora Roseana Sarney também determinou ao secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, que o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realize vistoria em todas as casas de eventos e boates em São Luís e interior do estado, com a finalidade de verificar as condições de regularidade, funcionamento e de segurança destes estabelecimentos.

Lítia Cavalcanti e Coronel Figueiredo

Lítia Cavalcanti e Coronel Figueiredo

A decisão da governadora tem como objetivo prevenir tragédias como a que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A SSP e o Comando do Corpo de Bombeiros está definindo o planejamento das vistorias, a partir do mapeamento de todos os estabelecimentos existentes no estado.

De acordo com o coronel Figueiredo, comandante do Grupamento de Ações Técnicas (GAT) três requisitos básicos são necessários para que o público não corra risco de vida em caso de incêndio e o estabelecimento não seja notificado: saída de emergência, placas de sinalização e extintores.

“A saída de emergência é fundamental para a casa obter a licença de funcionamento do local, e, conforme a capacidade de pessoas que possa comportar, duas saídas ou mais de emergência podem ser exigidas. As placas de sinalização devem estar visíveis para que o cliente consiga visualizar com clareza a saída de emergência. A presença de extintores também se faz necessária para conter o fogo no seu princípio”, esclarece o coronel.

As vistorias do Corpo de Bombeiros são motivadas por denúncias da sociedade ou o proprietário pode solicitar com o objetivo de renovar a documentação legal do local. Mas segundo o coronel Figueiredo, diante da tragédia ocorrida em Santa Maria, a corporação fará diferente e aumentará as fiscalizações nas casas de shows e boates para evitar qualquer incidente.

“O Corpo de Bombeiros organiza um mutirão de vistorias e começaremos neste sábado por duas boates que foram denunciadas, depois partiremos para outros locais mesmo sem denúncias com o objetivo de dar segurança aos freqüentadores destas casas na capital”, afirmou o coronel.

A promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, afirmou em entrevista ao Imparcial, que firmou parceria com o Imec, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Crea e Procon, para que várias fiscalizações durante o ano em lugares de grande aglomeração de pessoas sejam feitas, e afirma que não só boates e casa de shows são os locais onde a maioria ludovicense frequenta.

“Igreja, supermercados, estádios de futebol, shoppings, ou seja, temos vários lugares que acumulam grande quantidade de pessoas e não são fiscalizados. Dessa forma, um verdadeiro ‘pente fino’ será feito para garantir a segurança de combate a incêndio e pânico de quem freqüenta qualquer lugar propício a acumular muitas pessoas”, disse a promotora.

As informações são do Imparcial…

2 comentários em “Após tragédia gaúcha, duas boates na capital serão fiscalizadas no próximo sábado”

  1. PAI FRANCISCO

    Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!
    Meus amigos, há muito tempo venho denunciado a situação dessas casas noturnas que funcionam sem nenhuma segurança. Já denunciei a Polícia Civil, militar, Corpo de Bombeiros ao MP e nada!
    Será que estão aguardando também ocorrer alguma tragedia para ser tomada alguma providencia?
    Estou vendo que só se está falando das casas noturnas da área nobre de São Luis. Estão esquecendo da zona rural.
    Aqui, tá um inferno!!!
    Em Itapera do Maracanã, Matinha e Qubra Pote, a coisa tá feia.
    Em Itapera tem duas casas noturnas ou bares(não sei como chamar esses troços), que é um inferrno. Falta total de segurança. Não possui nenhuma licença.
    È um tal de Clubão de Itapera e Talentos Bar, localizados na avenida Principal de Itapera, não possui qualquer segurança e ficam lotados em dias de festas.
    As autoridades precisam fazer algo urgente!!

  2. Ingrid

    Não só boates precisam ser fiscalizadas, existem casas de festas lá pelas bandas da ponta da areia que a maré está para levar, literalmente. Uma falta de respeito para com os frequentadores que lotam o local todos os domingos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários