Estudante da UFMA é vítima de racismo

Por Luís Pablo Cidade
 

Wgercilene Martins

Wgercilene Martins

No dia 28 do mês passado, a estudante do curso de Artes Visuais da UFMA, Wgercilene Martins, foi vítima de racismo dentro do espaço universitário.

A universitária teria sido interpelada de forma desdenhosa na presença dos alunos pelo diretor do COLUN, Francicarlos Veras Cardoso, e o coordenador do ensino médio Telésforo Reis.

Por esta razão, o Diretório Central dos Estudantes realizou ontem, dia 7, um protesto em frente ao COLUN (Colégio Universitário), em São Luís, contra o ato de racismo.

Segundo os manifestantes, Wgercilene Martins estava fazendo um trabalho de ensino da Arte Africana e Afro Brasileira, quando o professor Telésforo teria pego no cabelo crespo da universitária e sarcasticamente disse: “e isso aqui também é arte?”.

Os estudantes consideraram inaceitável a declaração do professor, pois para eles, isso representa um ato de discriminação não só aos artistas como também a toda população negra na medida em que atinge um dos elementos de identidade dessa população que é o cabelo crespo.

Os universitários solicitaram ao reitor da UFMA, Dr. Natalino Salgado, que tome as providências necessárias para que este ato seja exemplarmente punido.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários