Vereador de São Luís denuncia ato de racismo na escola Reino Infantil

Por Luís Pablo Cidade
 

Vereador Estevão Aragão

Na tarde desta terça-feira (26), o vereador de São Luís-MA Estevão Aragão, utilizou sua página no Facebook para denunciar ato de racismo praticado contra seu filho por um professor da escola Reino Infantil, que é um das mais caras da capital maranhense.

Segundo o vereador, o professor de inglês da instituição, identificado apenas por Gilvan, após chamar atenção de seu filho durante a aula e ouvir do garoto que nada havia feito, proferiu a seguinte frase: “É, eu nunca vi preto assumir que faz alguma coisa!”

Indignado, Aragão diz ter procurado a coordenação da escola, onde foi orientado a falar com a proprietária Socorro, que, de acordo com o relato do parlamentar, tratou o caso com total descaso.

“Para minha maior indignação e surpresa, tratou a questão com o maior descaso, disse que não me daria um retorno porque não tinha tempo pra ligar pra pai de aluno, e que se eu quisesse, poderia colocar nas redes sociais e procurasse meus direitos!”, disse.

Um boletim de ocorrência foi feito na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, que irá investigar o caso. O vereador diz ainda que processos judicias cabíveis também serão tomados contra a escola.

B.O

30 comentários em “Vereador de São Luís denuncia ato de racismo na escola Reino Infantil”

  1. Ex aluno

    Olha a jurássica e temível Socorro ai gente… Não é de hoje alias ate me espanto dela ainda ter o mesmo comportamento de 20, 30 anos atrás. Pensei até que tivesse mudado. Talvez agora com esse B.O. aprenda a tratar melhor as pessoas e os alunos do “quartel-escola ” dela.

  2. Alanna

    Nossa! Nada a ver! Estudo no Reino faz tempo, e conheço o professor Gilvan, ele nunca diria algo assim, conheço a filha dele, e a própria filha dele disse que ele não é racisto, pois o avô dela é praticamente negro. Deve ter algumas mentiras atrás disso 🙂 E o reino é uma escola maravilhosa, não aceitaria professores assim… E o professor Gilvan é um ótimo professor.

  3. Zé Lopes

    Opa!! Finamente Estevão vai abrir a boca pra protestar sobre alguma coisa.. Ahhhhh foi somente um desentendimento pessoal. Pensei que era algo em favor da cidade. Deve estar querendo apoio do grupo étnico pra se reeleger.

  4. Santos

    Estudei da infância ao 3 ano no reino, nunca vi tal episódio, sempre foram respeitosos, afetuosos, atencioso e acima de tudo, compromisso com a educação. Minha filha estuda lá, tenho plena convicção da qualidade de ensino ofertada. Amigo, dê educação para seu filho, a escola apenas complementa, converse, imponha limites. Atacar dessa forma, é burrice!!

  5. jose carlos aguiar

    Reino infantil, é uma escola em que voce é tratado pelo nível social e econômico. Minhas netas estudavam ali desde pequenas. Pois um professor não pode tratar com pai de aluno, a sr. Socorro ou seu filho desdenham de qualquer reclamação, e dizem que quem não estiver satisfeito que saia. Foi o que minhas netas fizeram. Desejo pelo que sofremos que esta escola feche.

  6. Maria

    O racista é sorrateiro, joga baixo. Com certeza achou que a criança não saberia identificar o racismo.

  7. saulo

    Esse vereador nunca fez nada e agora usa o filho pra aparecer em ano eleitoral.

  8. Iara costa

    Ouve um engano
    O professor Gilvan falou uma espreçao “nunca Vi PRESO assumir o que faz ” …se vcs nao entenderam eu vou esplicar
    quando o ladrao faz algo e ele é preso ele nao assume que fez a coisa
    e o aluno estava converssando , e ele o chamou a atençao , e o aluno nao assumio que estava converssando , ele falou “eu nao tô converssando ” e o prof gilvam falou a espreçao ….o proprio aluno ja assumiu que o prof falou preso …mas como é uma pessoa EGOISTA ele nao quer retirar a acusaçao …agora vamos ver o que vai dar… um homen inocente vai ser punido e afastado do cargo , por que uma pessoa nao sabe ouvir …sinto muito se as pessoas nao sabem esclarecer as coisas …o prof gilvan tem dois filhos para criar , e ninguem penssou nisso …SENDO Q FOI UM BAITA DE UM ENGANO …os alunos que tem bom censo , ouviram corretamente , creio que todos ouviram essa espreçao … só lamento

  9. William Wallace

    Antes de fazer qualquer juízo de valor, é bom apurar os fatos. Afinal, é um político que está denunciando. E neste país, se juntarmos os conceitos de ética, probidade e amor à verdade, da maioria dos políticos, não dá pra encher um penico.

  10. poly

    Pelos anos que minhas filhas estudam lá, tenho quase certeza que Socorro não vai demitir o professor por isso, até porque ela escuta tanto a versão dos alunos como a do professor e não é por causa dessa besteira que ela vai demitir o professor. O certo é que o aluno tem que respeitar o professor em sala de aula, não é porque ele é filho de fulano ou de sicrano que vai querer bagunçar em sala de aula. Acho que esse pai ta fazendo uma tempestade num copo d’agua ou então quer se aparecer.

  11. poly

    NÃO EXISTE ESCOLA AQUI EM SÃO LUÍS MELHOR DO QUE ESSA EM DISCIPLINA DE ALUNO

  12. Aluno de Gilvan

    Sou aluna de Gilvan, ele nunca falaria isso, entendo q você esteje ofendido mais Gilvan
    eh uma boa pessoa, conserteza foi engano…Reino Infantil eh uma escola de confiança
    Nenhuma pessoa fazer ia isso, qnt menos Gilvan!

  13. Mega Bomber

    Iara Costa, você já pensou em fazer um cursinho de português?

  14. PRETO

    No comentário acima a moça de nome ALANNA falou:”pois o avô dela é praticamente negro”

    Nao entendi. Ou é negro ou é branco, rsrsrs

    Eu por exemplo: sou Pretão ou Negão, como as mulheres desejarem hehehehe

  15. Adryka

    Iara Costa, antes de mais nada o que você está fazendo na escola mesmo?? Pelo jeito andou longe das aulas de português. Talvez tava no whatsapp ou CONVERSANDO na hora da aula: expressão===expreção/explicar===esplicar/conversando===converssando/assumiu==assumio/
    Cansei!!! Vai ser burra assim no inferno garota.

  16. Karen

    Infelizmente um pai expor um filho a isso é ridículo,estudei nessa escola,meus irmãos e minha filha desde 2 anos estuda lá e ela ficou indignada ao ouvir tamanho absurdo,disso exatamente que quando são chamados atenção pelo professor Gilvan e dizem que não estão fazendo nada ele sempre fala :’PRESO’ nunca faz nada…preso de presidiário…tenho certeza que Socorro não deu importância pra tamanho absurdo por conhecer seus professores e ter total confiança no trabalho e ética deles já que a mesma acompanha de perto tudo que se passa dentro da escola,tem o hábito de entrar nas salas e além disso ouve e recebe todos os alunos tenho certeza que se o filho deste vereador estivesse falado com ela teria sido esclarecido esse fato,agora um pai querer se promover às custas de um filho expondo ele dessa forma é ridículo!!!!#indignada

  17. saulo

    Recado a pais ausentes: A educação se da um casa. Não adianta querer fazer média. Com um pai desse que mima o filho e usa o seu poder em benefício próprio. O que será dessa criança quando crescer.

  18. Samuel

    Vcs estao sabendo Ronaldo lopes Lima acessor do prefeito está comprando o reino infantil
    esse rapaz esta comprando a cidade toda com o dinheiro da agiotagem .cobrando dos empresarios 10 por cento para pagar as notas

  19. byron

    tenho um filho que estuda no reino admiro a forma de ensino muito disciplinar e o que as criancas e adolecentes precisam ja tive um problema com a administracao mas no entanto resolvemos conversando nao foi preciso expor ninguem pois dos dois lados existe familia (desculpe pelos erros de ortografia pois meu teclado esta desconfigurado)

  20. ANDRÉ

    Esse vereador é de uma cara de pau! Usa o caso do filho que nem ao certo sabe se tem razão para aparecer na mídia!
    E um profissional será punido pela falta de responsabilidade de um pai que só quer aparecer.
    Quisesse aparecer, trabalharia no seu mandato!
    O senhor como politico deixou a desejar.
    Nos poupe! Vá trabalhar

  21. Magno

    Estevão Aragão é chamado de vereador calango, só balança a cabeça. Em outubro ele coloca dez mil boca de urnas no polo coroadinho paga R$100,00 e é reeleito. E o povo besta que vota chupa dedo durante quatro anos.

  22. JADER

    Conheço Gilvan há mais de trinta anos, e convivemos profissionalmente por cerca de dez. Sua conduta põe por terra todas essas acusações. Mas por que vocês não olham o B.O.? Lá, consta o nome de um professor de inglês chamado Marcelo, não Gilvan. É bom analisar antes de criticar.

  23. Walter

    Um cidadão desse deveria ter vergonha de expor um pai de família dessa forma! é notório que o Reino Infantil preza pela disciplina e a diretora do colégio tem suas peculiaridades. Devido a essas peculiaridades é que o Colégio se consagrou como um dos melhores do estado. O Reino complemente a educação dos pais e forma indivíduos na maior parte dos casos com um caráter integro. Todos da minha família estudaram na escola e digo sem medo de errar, que em QUASE todos os casos aqueles que tem problemas com a administração da escola são pais e alunos com uma educação fragilizada. Alunos desrespeitosos e pais pedantes! Viva Socorro que não aceita esse tipo de atitude e não obriga ninguém a ficar na escola dela, até porque quando um sai tem 20 desejando entrar! e o senhor vereador de bosta deveria ter vergonha de tentar se promover em ano de eleição, utilizando uma situação como essa. Ensine seu amado filho a ter caráter e assumir a consequência dos seus atos

  24. Ramon Flaviano

    Peço a vcs que compartilhem esse descaso por favor! parece que eu, Ramon Flaviano, não fui o unico a sofrer bullying e rejeição por parte dessa “instituição” que se diz formar pessoas cidadãs!!! Minha depressão surgiu em imensa parte graças a todos os maltratos que passei nessa “escola”… Tamanho absurdo sem precedentes, estou revoltado neste exato momento… Meus sentimentos ao aluno que sofreu esse assedio amoral deste professor ridiculo, o qual conheço muito bem!!!! que Deus vigie pela familia do rapaz e pelo Sr. Vereador… ninguem merece passar por uma situação degradante como esta!!!

  25. Ana

    Sou aluna do reino desde que me entendo por gente e, inclusive, tive aulas com o professor mencionado na matéria durante alguns anos. Jamais vi ou ouvi falar que o professor Gilvan fez qualquer comentário do gênero e, do meu ponto de vista, este sempre mostrou profissionalismo e dedicação para com o trabalho e com os alunos, com os quais sempre teve uma relação harmoniosa. Vale mencionar também que, além dos próprios colegas de sala afirmarem não ter visto o episódio, conversando com alguns de meus próprios colegas e ex-alunos de Gilvan, lembramos de alguns momentos de descontração, quando alguns alunos estavam perturbando na aula – e sim, eles perturbam bastante – e o ouvimos dizer “PRESO não assuma nada mesmo!”. Acho pouco provável que ele tenha alterado seu “bordão” de uma hora para outra.
    Quanto à diretora Socorro ter “se recusado” a tratar do assunto, ouvi uma versão diferente e, acredito, mais coerente com a diretora com a qual estou acostumada. Soube que o pai desejava tratar do assunto on-line e nós, alunos do reino, estamos cansados de ouví-la dizer que ela não gosta de fazer nada pela internet, tudo dela tem que ser “olho no olho”. Soma-se a isso o fato de que qualquer um que a conheça vai concordar que ela, diferente de muitos dos que comentam aqui e em outras redes sociais, ouve ambos os lados da história e sempre toma as devidas providências. São raríssimas as diretoras que sabem o nome e o desempenho de CADA ALUNO em uma escola tão grande como o Reino Infantil. Socorro não só resolve os problemas relacionados à educação como também oferece apoio emocional a muitos alunos em necessidade e até mesmo ajuda pais com dificuldades financeiras para que seus filhos não sejam prejudicados.
    É compreensível que haja um mal-entendido entre o professor, o aluno, o pai e a diretora, mas lamentável que tantos não-envolvidos aceitem parte da história como verdade absoluta e saiam atacando outros. Se você é desses que nunca esteve no Reino Infantil ou conviveu com qualquer um dos acusados, sugiro que saia da sua “Caverna de Platão” antes de dizer algo à respeito.

  26. Laura

    Sou ex aluna e a diretora era rude e se abstinha de reclamações como essa

  27. Mauricio Xavier

    Sou Filho do Reino, estudei minha vida lá, hoje minha filha estuda há 8 anos e nunca teve tratamento de racismo na história do Reino. Esse sem fome quer se aproveitar para tentar receber algo em troca, pois na política não passa de um qualquer. Tenho certeza que Socorro sairá por cima e ainda processará esse imbecil.

  28. DANIELA (ex aluna)

    Creio que este “ex aluno” que comentou abaixo tenha sido um daqueles que não tinham muita afinidade com os estudos e, talvez, tenha sido convidado a deixar a escola. Socorro nunca foi arbitrária ou temida, pelo contrário, sempre cuidou dos alunos como se fossem seus próprios filhos, se preocupava não só com os estudos, mas com o lado pessoal de cada um. Não tenho dúvidas de se trata de um grande equívoco que, aliás, só prejudicou o filho do vereador.

  29. Mauricio

    O Reino infantil não pensa em seus alunos pensa no seu bolso…la tem de tudo…porfessor de geografia gay q vive em balada e boates gay…essa escola me envergonha…

  30. Sil

    NÃO ESTUDEI, NEM TENHO FILHOS NESSA ESCOLA. ESTOU PESQUISANDO A RESPEITO DAS BEM CONCEITUADAS DE SÃO LUÍS E, ME DEPAREI C/ ESSA NOTÍCIA TRISTE E LAMENTÁVEL NOTÍCIA. SOU NEGRA, TENHO FILHO MESTIÇO (É NEGRO, MAS SUA PELE É UM TANTO CLARA, MAS É NEGRO! E TEMOS MUITO ORGULHO DISSO! APESAR DE NOS ENTRISTECER ESSE TIPO DE INJÚRIA. ME DEU VONTADE DE PERDER PRECIOSOS MINUTOS NESSE DEBATE PRA DIZER QUE LAMENTO AS PESSOAS SE POSICIONAREM OLHANDO COM FAVORECIMENTO APENAS O LADO DA ESCOLA, TALVEZ POR SUA FAMA DE “BEM SUCEDIDA” PQ APRESENTA UM PRÉDIO SUNTUOSO EM BAIRRO CONSIDERADO NOBRE DE SÃO LUÍS… ENQUANTO ESQUECEM QUE HOUVE SIM ALGO IMPRÓPRIO POR PARTE DE UM PROFESSOR A UM ALUNO E UMA CRIANÇA. NÃO SE TRATAVA DE UM JOVEM ADOLESCENTE MAL EDUCADO, E SIM, UMA CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO DE SUA FORMAÇÃO. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, SE A CRIANÇA ESTAVA EM CONDUTA INAPROPRIADA, PERGUNTO, SE É ASSIM QUE UM PROFESSOR DEVE CHAMÁ-LA A ATENÇÃO, LANÇANDO BORDÕES, FRASES DEBOCHADAS E COISAS DO TIPO? OU DEVERIA ADOTAR A CONDUTA ÉTICA E PROFISSIONAL DE: SOLICITAR QUE A CRIANÇA PARE DE CONVERSAR; OU CHAMAR UMA COORDENAÇÃO TÉCNICA OU PEDAGÓGICA P/ RELATAR SOBRE O ALUNO; OU SOLICITAR FALAR C/ OS PAIS… ENFIM, NUMA ESCOLA DE TANTOS ADJETIVOS QUE A QUALIFICAM COMO “UMA DAS MELHORES”, ESSE COMPORTAMENTO NÃO ESTÁ SENDO AVALIADO PELOS QUE LÁ TEM FILHOS, ESTUDARAM, CONHECEM PROFESSOR TAL, DIRETORA TAL ETC, E SIM, DESQUALIFICAM O PAI (NÃO QUE EU O CONHEÇA OU O DEFENDA, MAS MINHA PREOCUPAÇÃO É: E SE FOSSE MEU FILHO?), CULPAM A CRIANÇA E POR AÍ VAI. ME PARECE QUE AS PESSOAS QUE DEFENDEM A ESCOLA E SEUS PARES SÃO BRANCOS, E EU LHES PERGUNTO: MESMO NÃO SENDO NEGROS, MAS… E SE FOSSEM SEUS FILHOS? SE FOSSE PQ SEUS FILHOS SÃO GORDOS? OU DEFICIENTES? OU VCS FOSSEM NEGROS? PENSO NA CRIANÇA. ALGO ACONTECEU E SE A ESCOLA SE EMPENHASSE EM RESOLVER DA MELHOR FORMA P/ QUE NÃO TOMASSE ESSA PROPORÇÃO, NÃO ESTARIA HAVENDO ESSE FÓRUM E O PAI ESTARIA ATÉ ELOGIANDO O POSICIONAMENTO ACERTIVO DE SUA ADMINISTRAÇÃO. BOM, VEJO QUE NÃO É A ESCOLA PARA O MEU FILHO, POIS ELE É NEGRO E PELO QUE LI, MEU DINHEIRO ALÍ NÃO FARÁ FALTA. TEM VINTE, TRINTA, CEM QUERENDO PAGAR P/ DIZER QUE OS FILHOS ESTUDAM NO REINO, CRESCIMENTO, DA VIDA… MAS, EU QUERO É VER MEU FILHO BEM SUCEDIDO NA VIDA, MAS, SOBRETUDO, FELIZ! E OS EXEMPLOS DE BEM SUCEDIDO QUE CONHEÇO, NÃO VEM SÓ DESSAS ESCOLAS ELITISTAS E SELETIVAS E DISCRIMINADORAS. MEU DINHEIRO É O MESMO DE MUITOS QUE LÁ ESTUDAM OU ESTUDARAM, MAS NÃO FAÇO PARTE DO GRUPO QUE SERÁ BEM ASSISTIDO POR ELES. TALVEZ O VEREADOR ACHOU QUE PODIA FAZER PARTE. LAMENTO PELO FILHO DELE!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários