Praias de São Luís voltam a ser classificadas como impróprias

Por Luís Pablo Cidade
 

G1MA

Praias de São Luís voltam a ser classificadas como imprópriasO laudo mais recente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) sobre a balneabilidade da orla da Região Metropolitana de São Luís (MA) aponta que todos os 21 pontos de coleta voltaram a ser classificados como impróprios para banho.

Os dados, referente ao período de coleta entre 17 e 31 de julho, são do Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Sema.
As medições são feitas nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho-d’Água, Praia do Meio e Araçagi.

Em julho, a Sema havia divulgado um relatório apontando que dois pontos – um na praia de São Marcos e outro na praia do Meio – apresentavam condições próprias e outros três com tendência a ser classificados como próprios, se fossem mantidos os bons resultados nas coletas.

O laudo obedece aos padrões fixados na Resolução Conama nº 274/00. As águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL – Enterococos são micro-organismos de origem fecal humana, o que indica pontos de lançamento de esgoto na orla da capital maranhense.

As águas das praias serão consideradas impróprias quando não atenderem aos critérios anteriores ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários