Execuções de blogueiros no Maranhão preocupa Abraji; Até agora ninguém foi preso

Por Luís Pablo Crime
 
Blogueiros Ítalo Diniz e Orislândio Roberto Araújo (conhecido como Roberto Lano) foram assassinados no interior do Maranhão

Blogueiros Ítalo Diniz e Orislândio Roberto Araújo (conhecido como Roberto Lano) foram assassinados no interior do Maranhão

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) se pronunciou, na quinta-feira (26), sobre as recentes mortes, em menos de um mês, de dois blogueiros no interior do Maranhão.

Ítalo Diniz e Orislândio Roberto Araújo (conhecido como Roberto Lano) mantinham blogs com assuntos sobre a região e críticas à políticos locais. Ambos foram executados e até o momento ninguém foi preso pelos crimes.

Ítalo foi assassinado a tiros em Governador Nunes Freire, em 13 de novembro. Roberto Lano executado, oito dias depois, em Buriticupu.

Segundo a Associação, desde a semana passada o órgão apura as circustâncias das mortes dos comunicadores. “Para colegas de Ítalo Diniz, o crime foi represália a sua atuação no blog. (…) Uma pessoa próxima a Diniz disse à Abraji estar certa de que a morte dele teve razões políticas.” , diz texto da Abraji.

A Abraji pede que os casos sejam apurados com precisão e celeridade a motivação de cada um dos crimes pelas autoridades maranhenses. “É preciso esclarecer se as execuções foram consequência do que os blogueiros publicavam e punir os responsáveis. Só assim será possível evitar novos crimes contra a liberdade de expressão” , finaliza o texto assinado pela diretoria da Associação. Veja o texto completo aqui

Investigações

O Blog procurou a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança para saber sobre o andamento das investigações.

As mortes estão sendo investigadas pela Superintendência de Homicídio de Proteção à Pessoa (SHPP), mas até o momento ninguém foi preso.

Em nota sobre o assassinato de Roberto Lano, a SSP diz que a polícia trabalha com várias linhas de investigação, que apontam para um crime de encomenda, e que não irá dar detalhes sobre o andamentos da apuração.

Abaixo a nota na íntegra

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que já iniciou a investigação para esclarecer a morte de Orislândio Timóteo Araújo, também conhecido como Roberto Lano, blogueiro e produtor cultural no município de Buriticupu.

A Polícia trabalha com várias linhas de investigação, que apontam para um crime de encomenda. O delegado que acompanha o caso já tem as imagens da ação criminosa que estão sendo analisadas para identificar e prender o executor e, com isso, chegar ao possível mandante do crime.

A SSP informa que não vai detalhar o andamento da apuração, para não atrapalhar o processo de investigação até a conclusão do inquérito.

2 comentários em “Execuções de blogueiros no Maranhão preocupa Abraji; Até agora ninguém foi preso”

  1. pericles

    Se a Policia Federal diz que blogueiros desestabilizam o governo, o que pessoas comuns pelo interior do estado vão pensar e agir contra blogueiros?

  2. tarik afif al moussad

    Esses crimes contra profissionais da imprensa têm a impressão digital de políticos e/ou empresários envolvidos em atividades ilícitas, que, denunciados pelos blogueiros, encomendam os crimes. Como todos sabemos, geralmente se trata de desvios de dinheiro público quer pelos prefeitos e vereadores quer por empresários em conluio com os primeiros.

    Como se sentem acima da lei, e a quase certeza de que não serão apanhados, continuam cometendo crimes de encomenda. Afinal, o país inteiro sabe que no Maranhão existe um “sindicato do crime”, com dezenas de pistoleiros associados. E pior: essa raça mata por qualquer mil reais, tamanha é a banidade da vida no Estado do Maranhão.

    SE as polícias militar e civil se empenharem na elucidação do crime, como o fizeram no caso Décio Sá, os criminosos serão presos; caso contrário, vai rolar muito tempo e pouco atuação da polícia para solução dos crimes.

    Tarik Afif

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários