Edivaldo Holanda Júnior é o favorito na disputa em São Luís

Por Luís Pablo Eleições 2012
 

Por Silvia Rosa | De São Paulo

Em São Luís (MA), o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) lidera as pesquisas de intenção de votos para o segundo turno da eleição para prefeito da capital maranhense.

O candidato do PTC, que liderou os resultados no primeiro turno, aparecia à frente do atual prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), com 55% das intenções de votos, considerando apenas os votos válidos, segundo a última pesquisa realizada pelo Ibope, entre os dias 16 e 18 de outubro.

Candidato Edivaldo Holanda Júnior

Candidato Edivaldo Holanda Júnior

Já o candidato tucano, que contou com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na campanha no segundo turno, aparece na pesquisa Ibope com 45% das intenções de votos.

Holanda Júnior teve como padrinho político o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), que chegou a disputar o segundo turno para prefeito de São Luís em 2008 e tem intenção de concorrer ao cargo de governador do Estado em 2014. O candidato também é apoiado pelo atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e pelo PDT.

O candidato da família Sarney, Washington Luiz (PT), não conseguiu votos suficientes para ir para o segundo turno.

Formado em direito, Castelo já foi governador do Maranhão, em 1978, deputado federal e senador pelo Estado. É considerado um dos líderes da oposição à atual governadora Roseana Sarney (PMDB).

Já o candidato do PTC, também formado em direito, foi vereador de São Luís em 2005 e eleito deputado federal em 2010, cargo do qual licenciou-se para disputar a eleição para prefeito na capital.

A eleição em São Luís contará com forte esquema de segurança. As tropas da Polícia Militar estarão reforçando o patrulhamento nas ruas no próximo domingo (28).

O esquema de segurança ainda poderá contar com reforço de tropas federais para ajudar na organização da eleição.

A solicitação para o envio de apoio foi feita pelos candidatos João Castelo e Edivaldo Holanda Jr. ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), após a divulgação de um vídeo na internet, que trataria de um suposto apoio de policiais e bombeiros militares a um dos candidatos que disputam o segundo turno em São Luís. Nas imagens, Holanda Jr. aparece conversando com os policiais, mas ele nega ter tratado desse assunto.

A capital do Maranhão conta com um eleitorado de 678.070 pessoas. No primeiro turno, foi registrado um índice de abstenção de 19,36% do total de eleitores.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários