Crise no Judiciário é tema de abertura de presidentes de Tribunal de Justiça

Por Luís Pablo Judiciário
 

A crise no Judiciário brasileiro e sua autonomia administrativa e financeira foram os temas centrais da noite de abertura do 90° Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil hoje, 26, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí.

Guerreiro Júnior, em Teresina, ao lado de presidentes de Tribunais de Justiça de todo o país

Guerreiro Júnior, em Teresina, ao lado de presidentes de Tribunais de Justiça de todo o país

O desembargador Guerreiro Júnior, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, participa do evento pela primeira vez e está inscrito no programa de palestras amanhã, 27, quando retoma o assunto e faz apelo ao Colégio e a presidentes de TJ para que apóiem o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para o Judiciário, que depende da aprovação do CNJ.

Antes da abertura do 90° Encontro, o presidente do TJMA conversou informalmente sobre a PPP no Judiciário com desembargadores Milton Nobre, ex-conselheiro do CNJ, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori. O TJSP também mostra interesse na aprovação da PPP. A consulta da Parceria Público-Privada ao Conselho partiu do desembargador Guerreiro Júnior, quando corregedor-geral da Justiça.

Para o presidente do Colégio, desembargador Marcus Faver (TJRJ), o país assiste acelerada deterioração do sistema federativo, com uma série de consequências desastrosas sobre poderes e instituições, a exemplo da redução das competências dos tribunais de justiça. Segundo o presidente do TJPI, desembargador Edvaldo Moura, o Judiciário enfrenta talvez a maior crise da sua história.

O presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), desembargador Nelson Calandra, disse que frase “infeliz” da ministra Eliana Calmon, corregedora nacional da Justiça, foi o estopim para a recente exposição negativa do Judiciário. “Nem a AMB, nem o Colégio apóiam magistrados que praticam atos ilícitos. A grande maioria do Judiciário é formada por homens e mulheres de bem”, disse.

A programação do segundo dia do encontro será retomada às 8h, com reunião de trabalho presidida por Marcus Faver.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários