Bomba! Movimentação financeira quase fez soltar os acusados pela morte de Décio Sá

Por Luís Pablo Judiciário
 

Blog do Luís Cardoso

Uma movimentação financeira que envolvia milhões quase foi executada para libertar os principais acusados pelo assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, morto no dia 23 de abril do ano passado.

A operação iria cair em um plantão de final de semana no Tribunal de Justiça do Maranhão. Pelo plantão passaram três desembargadores e o filho de um deles estava se preparando para fazer o negócio quando o presidente do TJ, desembargador Guerreiro Júnior, tomou conhecimento e a negociação foi interceptada.

Desembargador Froz Sobrinho

Desembargador Froz Sobrinho

O próprio secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, tomou conhecimento da transação que iria envolver a soltura dos principais acusados como mandantes pela execução do jornalista.

Iriam ser soltos através de habeas corpus que seriam acatados durante o plantão. O presidente do TJ confirmou a operação, mas negou a declinar nome e valores que seriam distribuídos.

A movimentação do dinheiro teria sido fruto de uma arrecadação entre alguns fortes agiotas que estão do lado de fora e alguns que estão presos.

Mas hoje o desembargador Froz Sobrinho concedeu liminar em habeas corpus favorável ao capitão da PM Fábio Aurélio Saraiva Silva, o Fábio Capita, que esteve preso por oito meses, acusado de ter fornecido a arma, uma pistola P.40 usada para matar Décio Sá.

O pistoleiro Johnatan Silva foi quem confessou que Júnior Bolinha teria dito a ele que a arma do crime pertencia a um capitão, sem citar nomes. A polícia chegou a Fábio Capita pelas ligações entre o militar e Júnior Bolinha, contratante do pistoleiro.

O argumento para acatar o pedido de soltura provisória no plantão do desembargador froz Sobrinho nesse final de semana passada foi a de que o militar não tem razão para intervir sobre qualquer testemunha, na medida em que nenhuma delas fez menção ou imputação ao nome nos depoimentos.

O blog deixa claro que Froz Sobrinho, que esteve no plantão quando a operação para soltar os presos acusados da morte de Décio Sá foi abortada, não fez parte de qualquer tipo de negócio. Aliás, nada de anormal ou ilícito existe contra sua postura ou carreira profissional na área do Direito.

O militar, embora tenha sido beneficiado para responder ao processo em liberdade, tem prisão preventiva decretada pela Justiça do Piauí pela mesma acusação. Se vai ser ou não preso é uma outra questão.

Um comentário em “Bomba! Movimentação financeira quase fez soltar os acusados pela morte de Décio Sá”

  1. pang..

    esses assassinso são presos do piaui ,ele são soltos pelo maranhão mas falta a justiçado piaui soltarem o capitão deve esta preso outra vez a justiça do piaui não soltou ele…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários