ATENÇÃO, PREFEITOS! Presidente do TRE-MA diz que a permanência no cargo é garantida até o julgamento do TSE

 

Presidente do TRE, Raimundo Barros

Presidente do TRE, Raimundo Barros

Na última quinta-feira, dia 20, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Raimundo Barros, fez um importante esclarecimento sobre uma lei que barra essa onda de afastar e cassar prefeitos, como vem acontecendo em vários municípios do Estado.

Durante a sessão, o presidente da Corte Eleitoral disse que a Lei n.º 13.165/2015 deu nova redação ao parágrafo 2º do artigo 257 do Código Eleitoral, estabelecendo que o recurso ordinário interposto contra decisão proferida por juiz eleitoral ou TRE (em competência originária) que resulte cassação de registro, afastamento ou perda de cargo eletivo, tem efeito suspensivo.

Com a nova redação, a legislação eleitoral passou a garantir a permanência do titular de mandato eletivo no cargo que ocupa, na hipótese de procedência dessas ações, até o julgamento de eventual recurso pela instância superior. Assim, a simples apresentação do recurso ordinário automaticamente suspende os efeitos da decisão de cassação de mandato.

Raimundo Barros ressaltou que a atuação do Poder Judiciário na prestação jurisdicional, e em especial a do juiz Sebastião Bonfim no processo em que retornou o prefeito de Miranda ao cargo (reveja aqui), apenas refletiu o novo regramento da legislação acima referenciada, seguindo, portanto, o devido processo legal.

3 comentários em “ATENÇÃO, PREFEITOS! Presidente do TRE-MA diz que a permanência no cargo é garantida até o julgamento do TSE”

  1. Lopes

    Resumindo: o prefeito pode pintar e bordar em seus dois mandatos, que não vai acontecer nada, mesmo porque até ser julgado na instância superior, já se passaram 15 anos

  2. Emanoel

    Tá certo, esse bando de derrotados nas urnas FDP, tem que procurar é serviço e largarem de querer mamar nas tetas dá vaca leiteira, kkkkkk

  3. Emanoel

    Tá certo, esstem um ex-prefeito que no desespero de se reeleger saiu na véspera das eleições bêbado acompanhado dos seus jagunços metendo balas no eleitor e no outro dia foi preso, levado pra Pedrinhas é agora quer anular as eleições porque ele foi prejudicado, brincadeira, vai lavar tuas roupas cara que é a única coisa que sabes fazer, kkkkkkk.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários