Descoberto dinossauro no Maranhão

Por Luís Pablo Maranhão
 

Do estadão

O maior dinossauro carnívoro já encontrado no Brasil, o espinossaurídeo Oxalaia quilombensis, vivia na Ilha de Cajual, no Maranhão. O animal, primeiro descrito na região, tinha entre 12 e 14 metros de comprimento e pesava entre 5 e 7 toneladas e andou pela ilha há cerca de 95 milhões de anos.

Os pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontraram vestígios do maxilar inferior, com sete dentes, e a narina do réptil. A comparação com espécies semelhantes encontradas na África mostram que o Oxalaia quilombenses é ainda maior. O nome do bicho homenageia Oxalá, divindade masculina respeitada pela religião africana e aos quilombos que existiam no Maranhão.

A pesquisa sobre o novo dinossauro brasileiro foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 16, no lançamento dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, que reúne artigos inéditos sobre paleontologia com achados brasileiros, da Austrália, Bolívia, Angola e Japão. “É a primeira vez que pesquisas sobre fósseis estrangeiros são publicadas numa revista brasileira de repercussão internacional”, ressalta o paleontólgo Alexander Kellner, editor da publicação.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários