Cruz Vermelha afirma que a SES deve cerca de 12 milhões para instituição

Por Luís Pablo Maranhão
 

Secretário Geral da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Maranhão, Mário Gomes

O Secretário Geral da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Maranhão, Mário Gomes , acompanhado dos advogados da Instituição, protocolou na Secretaria de Estado da Saúde , no último dia 25 de abril, relatório com aproximadamente 300 páginas respondendo e comprovando cada um dos pontos mencionados no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), utilizado pelo Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad para intervir arbitrariamente nos contratos da Instituição.

No relatório apresentado pela Instituição está comprovado com informações levantadas nos extratos bancários que pagamentos feitos em atraso para fornecedores e prestadores bem como o protesto de títulos somente ocorreram devido ao repasse financeiro por parte da Secretaria para Filial Maranhense da Cruz Vermelha terem acontecido com atraso de até 30 dias.

A instituição através de comunicado oficial afirmou que nunca deixou de pagar fornecedores e prestadores em dia quando prontamente recebia os recursos da Secretaria de Saúde, mesmo com os constantes atrasos de repasse pela SES, pagando até o quinto dia útil, inclusive chegando ao ponto de recorrer a empréstimos para honrar com o pagamento dos salários dos funcionários.

Ainda no comunicado, a Instituição lamentou o tratamento desigual estabelecido pelo Secretário, que desnecessariamente expôs publicamente de forma negativa a Instituição, não adotando a mesma prática com outras instituições também referenciadas no relatório do TCE.

A Direção Estadual da Filial da Cruz Vermelha afirmou ainda que a SES deixa uma dívida com a Instituição de cerca de doze milhões de reais entres despesas já contraídas com fornecedores, prestadores e folha de pessoal e que ninguém na Secretaria quer tratar sobre o assunto o que agrava ainda mais a situação da Instituição no Maranhão.

Intervenção – No dia 09 de abril, o secretário Ricardo Murad, anunciou através da imprensa a intervenção dos contratos de gestão que a Cruz Vermelha Brasileira – filial Maranhão mantinha com a Secretaria Estadual de Saúde. Na ocasião, a Cruz Vermelha respondeu as acusações com uma carta resposta.

22 comentários em “Cruz Vermelha afirma que a SES deve cerca de 12 milhões para instituição”

  1. Paulo Neto

    É inacreditável o quanto o Sr. Ricardo é irresponsável. Fica escancarado publicamente o esquema de Ricardo com o ICN e a Cruz que não aceitou entrar no “esquemão” é por ele arrastada para fora da SES. O que mais me impressiona é a Assembléia não fazer absolutamente nada diante disso, já que nao esperamos nada mais por parte da Governadora que dorme em berço esplêndido.

  2. Jura Silva

    É…., o que não se comenta é quanto a Cruz Vermelha ganhou, e por falar nisto, onde está este dinheiro?????
    Continua sendo uma entidade pobre, mas seus comandantes só andam de carrão, moram em imóveis de luxo, dá pra entender???? Isto é sonegação de imposto, é crime federal.
    Ela estava no esquema sim, quem disser que não está mentindo, só que queria tudo, a verdade é esta, a Cruz Vermelha queria todos os hospitais do estado, mas não conseguiram, ainda bem.
    Este senhor que aparece fazendo pose, é antigo no meio público, era do CIAP, lembram, aquela mesma instituição que mamou na época do Dr. Jakson.
    Está tudo errado, mas a justiça está mesmo cega, a Polícia não faz nada, logo logo não tem mais ningúem aqui no nosso Maranhão, todos irão gastar o dinheiro bem longe…

  3. Pedro Paulo

    É falar que devem eles falam:
    Vamos aos fatos, a presidente da Cruz Vermelhafilha do saudoso Moreira Serra (este sim era sério), já pertençeu a outras intituições que deram um desfalque fenomenal ao nosso Estado, o último com ação correndo no Justiça Criminal, no CIAP, desviaram mais de R$32.000.000,00.
    O cabeça do desfalque é Vice Presidente Nacional da Cruz Vermelha, Anderson Marcelo Choucino, levado para lá pela Presidente do Maranhão, Carmem Moreira Serra, ou seja, a picaratajem agora é nacional.
    O Sr. Ricardo Murad por ser secretário, tem que se precaver quanto a estas pessoas que já lesaram o estado no passado e voltaram usando a Cruz Vermelha para isso.

  4. Juracy

    Essa turma que comanda a CVB/MA querem quebrar a Cruz mas não vão coseguir, por quer Deus está de olho neles e logo, logo a tia Carmem e seu bando terão que dar o fora, sair do esculdo desta brilhante instituição e entregar a mesma para quem tem competência.

  5. Vitor

    Esse pessoal pau-mandado do secretário que fica deixando mensagens sem sentido e sem fundamento só pra confundir a opinião pública deveria mostrar a cara, se expor, mas só aparecem anonimamente. Não o fazem por medo, e porque sabem que estão apenas plantando mentiras pra confundir. É um absurdo que uma instituição como a Cruz Vermelha não seja respeitada em um estado necessitado como o Maranhão, por motivos sórdidos, por gente que muda de lado do dia pra noite, atrás apenas da promoção pessoal. A Cruz Vermelha acabou de protocolar documento na SES demonstrando as mentiras do secretário… Inacreditável ler estes comentários sem sentido e sem responsabilidade. Triste, muito triste… mas a verdade sempre aparece, podem esperar… essa impunidade acaba, cedo ou tarde.

  6. alberto

    Impressionante. Usam a imagem de uma instituição respeitada no país para cometer os maiores crimes. O secretário tinha mesmo que fazer alguma coisa. Só no Hospital do Ipem o desvio era grande.

  7. Pedro Paulo

    Vamos fundamentar para esclarecimento:
    15518-33.2007.8.10.0001 155182007 (305) AÇÃO POPULAR 28/06/2007 SAO LUIS
    2ª VARA FAZENDA PUBLICA
    193892007 16/08/2007 EXCECAO DE INCOMPETENCIA PRIMEIRA CÂMARA CRIMINAL

    SESSÃO DO DIA 10 DE JULHO DE 2007
    HABEAS CORPUS Nº 8756-2007 – SÃO LUÍS-MA
    PACIENTES:ALEXSSANDRA BOUERES GEDEON DUARTE,
    ANDERSON MARCELO CHOUCINO, CHARLES AUGUSTO DE
    FARIA MENDES, AGNALDO PEREIRA LIBÓRIO, ANTONIO MÁ-
    RIO FONSECA GOMES e MARIA DA GRAÇA MENDES ROSA
    IMPETRANTE:CHARLES AUGUSTO DE FARIA MENDES
    RELATOR:DESEMBARGADOR ANTONIO FERNANDO BAYMA ARAUJO3.

    Esclarecimentos e denúncias formuladas pelos senhores
    Antonio Augusto Pereira Martins, médico Toco-Ginecologista,
    e José Cosme Frazão em reunião da Comissão
    de Saúde, na Assembléia Legislativa, dia 23 de
    maio de 2007. Nos relatos à Comissão os médicos apontaram
    os seguintes:
    a) Indícios de ilegalidades, cometidas pelo Sr. Anderson
    Choucino junto ao Tribunal de Justiça (em face de ter
    conseguido liminar por influência) e junto ao Governo do
    Estado (em face de ser sócio do Secretário de Saúde, Dr.
    Edmundo);
    b) Práticas anti-éticas cometidas pelo Sr. Anderson
    Choucino, por estar recomendando internações a pacientes
    prematuros sem as devidas condições para atendimento
    na Maternidade;
    c) Desmandos administrativos por parte do mesmo, em
    face de ter colocado, sem aviso prévio, agente de segurança
    armado no Hospital, que teria barrado o acesso dos médicos
    aos seus postos de trabalho;
    d) Falta de autonomia dos diretores do Hospital, sob a
    alegação de que o Diretor do CIAP estaria extrapolando
    suas funções;

    Bom, para quem quiser se aprofundar é só procurar, vão descobrir mais coisas.
    Fundamentado está. Agradeço a solicitação de fundamentação.

  8. Emanuel Oliveira Filho

    Engraçado que sempre que apertam o Ricardo, ele manda os bandidos que o cercam na Secretaria de Saúde trazer a tona a questão do CIAP e do Anderson Marcelo. É claro para todo Maranhão que Sr. Murad é um covarde, e faz isso para confundir o cenário e tentar desviar atenção sobre ele que armou na Secretaria um grande esquema de sangria dos recursos públicos na saúde do Estado por meio do ICN – Instituto Cidadania e Natureza, por Ricardo até hoje paga as contas da sua campanha, mantém vida de luxo, e paga jornais como o Imparcial para falar bem dele e atacar quem não faz seu jogo. Os donos do ICN estão com verdadeiras fortunas acumuladas, moram em apartamento na ponta da areia com valor estimado de Três Milhões de Reais, várias empresas dentre elas de empréstimo de dinheiro, empresas de venda de medicamentos para a própria Secretaria onde eles mantém contrato.

  9. Catarina Cantanhede Bogea

    Precisamos esclarecer o Sr. Pedro Paulo, que possivelmente a serviço do Senhor Ricardo Murad, está colaborando com a tentativa de desviar atenção dos fatos efetivamente graves que envolvem a já nacionalmente conhecida como a pior gestão da Secretaria de Saúde que já houve no Estado do Maranhão com a presença do Sr. Ricardo Murad. Felizmente por ocasião que médica Dra. ALEXSSANDRA BOUERES GEDEON DUARTE foi Diretora da Maternidade Marly Sarney, teve a coragem de coocar pra fora daquela Maternidade os senhores Antonio Augusto Pereira Martins, médico Toco-Ginecologista,
    e José Cosme Frazão também médico, que a séculos atendiam por meio de cooperativa de propriedade de ambos, e que de tanta tempo, os dois se entendiam como donos da Maternidade Pública, e registravam juntos recordes de mal atendimento, inúmeros partos com crianças que morrem nas mãos dos dois por absoluta negligencia, várias mães também mortas em partos, feitos da pior maneira possível, e de maneira discriminatória porque as mãoes eram especialmente negras e pobres, maioria da clientela da Maternidade Marly, comprovando ainda sobre os dois médicos, desvios de materiais cirurgicos e medicamentos para suas clinicas particulares. No lugar da cooperativa destes dois médicos, entrou a Consaema, que passou a prestar um serviço humanizado na Maternidade e se mantém até hoje, correndo o risco de também sair para que os médicos “açougueiros” voltem para Marly, obviamente porque são amigos do Ricardo e vai ser mais uma empresa que vai passar dinheiro para ele, Ricardo. Vamos ter a coragem de dizer a verdade, falar claramente, não querer desconfigurar os fatos especialmente para tentar sustentar uma tese de santidade logo para Ricardo Murad que sairá da Secretaria brevemente algemado, que todo Maranhao sabe dos absurdos que ele já cometeu por todos os lugares por onde passou, e onde ele está hoje. Ricardo Murad é a grande desgraça do Maranhão, a grande desgraça da família Sarney, o grande Bandido, o grande incompetende que pousa de grande gestor público. Precisa no Maranhão acontecer uma revolução, as instituições precisam se juntar para limpar de vez todos os bandidos que por anos e anos mantém o Maranhão na miséria moral. Vou dar mais informações daqui alguns dias. Fiquem atentos na revista Veja, grandes denuncias envolvendo o Sr. Murad vão novamente ser expostas ao Brasil… quem sabe desta vez a Governadora cria coragem e tira este vagabundo da Secretaria e coloca alguém que tenha competência e condições de fazer um trabalho que melhore os indicadores de saúde no Estado.

  10. Carol

    Calma Catarina, você não sabe de nada. O Ricardão colocou um freio no pedal da Cruz Vermelha que estava toda prosa, pensando que o governo do Maranhão é cavalo sem dente, esta turma do Marcelo e da Carmem só visam o dinheiro e usam a imagem da Cruz Vermelha para tirar proveito, esta corja tem é que sair pelas portas dos fundos, basta de sujar a coisa pública. Brevemente, veremos os resultados dos desmandos desta Cruz Vermelha do Maranhãooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!. Aguardem, não vai demorar, todos estão desesperados, pois a mamata acabou e a grana ficou curta.

  11. Catarina Cantanhede Boge

    Querida Carol, quem não sabe de nada é você lindona…Partindo de você que é mais uma defensora do bandido do Ricardão, será mais uma a cair no descrédito. Todos que se colocam ao lado do Ricardo perdem a credibilidade. Quem botou freio no Ricardo foi a Cruz que não aceitou fazer parte do propinoduto, assim como fazem o ICN, a Bem Viver, etc. etc. etc… Desmandos comete o seu senhor Ricardão… Bomba mesmo, vamos ter em breve com o resultado da auditoria que a Cruz Vermelha do Maranhão vai divulgar, fiquei sabendo que será entregue em todos os órgãos de fiscalização do Maranhão e do Brasil, o Ministro da Saúde vai receber uma cópia… Quem comprava tudo para os hospitais “gerenciados” pela Cruz era a própria Secretaria de Saúde, e notas frias e preços superfaturados é o que mais tem, e tudo atestado pelo Ricardo por meio dos diretores que ele nomeou… esse foi o começo da crise entre Cruz e Ricardo, que quando identificou, avisou o Secretário que não fez nada para impedir o roubo e pior, disse para Cruz, ou aceita ou está fora… não aceitou, daí, hoje, é vítima do Ricardão, perdeu os contratos, mas não vendeu a alma como fez ICN, Bom Viver, etc, etc, etc…

  12. Jura Silva

    Srª Catarina, a Cruz Vermelha já deveria saber a muito tampo que quem comprava tudo para os hospitais era a Secretaria de Saúde, como foi afirmado pela Srª, então lhe pergunto, porque aceitou este fato por todo o tempo de contrato???? porque não sai logo no início, já que seus diretores são tão honestos????
    Não precisa queimar sua massa cinzentas, eu mesmo vou responder, aceitava por que estava ganhando dinheiro, e muito. Agora que a mamata acabou quer pregar uma de honestidade. Tenha paciência, acho que a Srª tem coisa mais importante para fazer do ficar defendendo esta quadrilha. Todos são culpados, desde o Ricardo Murad, até a direção da Cruz Vermelha, cujos nomes foi dito pelo Pedro Paulo quando citou outra entidade o CIAP, repare que são as mesmas pessoas. Roubaram com o CIAP, agora estão roubando com a Cruz Vermelha.
    Gostaria de ver mesmo uma auditoria na Cruz Vermelha, onde foi parar os milhões que ganhou, também vou responder, estão no bolso do cabeça da quadrilha, pessoa que o Ricardo sabia que estava por trás de tudo, quer saber o nome, eu digo Anderson Marcelo Choucino, como bem dito pelo Pedro Paulo. Mas pelo jeito vai ficar impune. ABRE O OLHO GOVERNADORA, JA JA ESLES ESTÃO EM OUTRA SECRETARIA.

  13. Felipe

    EU SÓ QUERO SABER DO MEU SALARIO POIS TRABALHO NO IPEM E ATE AGORA NADA E O CONTRATO DA CRUZ VERMELHA ENCERROU E NINGUEM DAR UMA POSIÇÃO PRA GENTE ESTAMOS SEM SALARIO, TRANSPORTE E SEM RESCISAO E ATE AGORA NADA QUERO O MEU DINHEIRO NAO TRABALHEI DE GRAÇA E NEM A TOA POIS CUIDAR DE PACIENTE NAO É FACIL E AINDA COLOCARAM OUTRA EMPRESA Q ALEM DE DIMINUIR O SALARIO AUMENTA A CARGA HORARIA PODE UMA COISA DESSA.

  14. Almeida

    Nós devemos nos reunir contra essa corja sem vergonha, caro colega Felipe.
    Eu também trabalho no Ipem e quero o meu dinheiro.
    Os pacientes cobram da gente e não sabem o que passamos.

  15. Voluntário - Cruz Vermelha Brasileira

    Prezados senhores, ao ler esses relatos vejo que cada um tem uma versão do mesmo episódio. A CVB – Maranhão é sim um bando de bandidos migrados do CIAP e estão corroendo uma instituição cecular como a CVB, pois os mesmo estão na diretoria nacional. Lamentável que o ministério público não veja isso, o sr. anderson está solto por habes-corpus, o presidente nacional é o seu advogado e a sua irmã, no que consta, era a presidente da estadual do maranhão. Por sua vez a secretaria de saude sabia disso e tinha o esquema montado com eles, em algum momento “alguém” roeu a corda e começou a metralhadora giratória. Prisão para os bandidos que enganam o povo e somem com o seu dinheiro.

  16. Voluntário - Cruz Vermelha Brasileira

    coloquem o nome do andersom marcelo choucino e desvio de dinheiro publico no maranao e vcs verao,,,,,,,,,,,

  17. Voluntário - Cruz Vermelha Brasileira

    o anderson e vice presidente da cruz vermelha brasileira nacional , ta vendo como eles estao poderosos,,,,

  18. Carlinhos

    Que 12 milhões que nada Sr. Mário, é a Cruz Vermelha que está devendo esses 12 milhões para a SES. A Cruz Vermelha deu com os burros na água, foi a nanância desta turma irresponsável e agora muitos dos seus aliados foram postos no olho da rua, é uma pena, pois a instituição que é internacional , aqui no Maranhão tornou-se, apenas, uma pequena Escola Profissionalizante, com cursos ultrapassados e preços das mensalidades lá nas alturas. Abra os olhos tia Carmem, antes que seja tarde.

  19. André Gama

    Anderson Choucino, Carmem Serra e seu irmão Walmir Serra SÃO BANDIDOS eles agora estão na Cruz Vermelha Nacional, orientando os 17 presidentes das filiais estaduais a ROUBAREM TAMBÉM. MANDEM UMA CARTA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA nesse endereço e DENUNCIEM ESSES BANDIDOS. ELES TÊ QUE IR PRA CADEIA!! O Sarney já retrocedeu o apoio que dava ao fdp do Walmir, pois foi chamado a atenção pelo presidente Lula. Dai mandou o Murad botar ordem no GALINHEIRO. ABRAM OS OLHOS MINHA GENTE. CARMEM SERRA É UMA VADIA FILHA DA PUTA, LADRA! Escrevam para o palacio do planalto neste link: https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

  20. Gregória

    Espero que depois de alguns tropeços a nossa querida CVB/MA ponha a cabeça no lugar e procure caminhar com suas róprias pernas realizando sua missão que de longe não é educação e nem saúde pública. Coitados dos seus funcionários que foram sumariamente demitidos e muitos desses estão a vê navios. Que pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. O que Prevê o futuro!!!!

    Acordem todos voçês!!!! Fulano é ladrão, beltrano é ladrão, a culpa é do Sarney, a culpa é do Lula, não!!! É do Ricardo Murad!!! Não, não !!!!! É dos vagabundos da CVB Nacional!!!!! Tudo baléla!!!! A culpa real é do povo, que está mais preoculpado em churrasco e esmolas álém de cadeiras de rodas e dentaduras sempre que chegam as eleições!!! Povo burro morre pastando!!!! Onde existe poder; É certa a impunidade, e quando algúem vái em cana, é só para abafar o caso e servir de falso exemplo!!!! Acorda povo burro……..

  22. Geraldo

    Aonde anda aquele abestado do Airton? Rapaz ele chegou para aumentar a bandalheira da CVB/MA. Careca saliente, esse imbecil. Mandou a macacada todinha para casa, só ficou os puxa sacos que estão sabendo demais.Coitado, já,já vai dançar, também. Te cuida carequinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários