Alunos pedem afastamento de professor acusado de racismo no MA

Por Luís Pablo Maranhão
 

Jornal da Globo

Revoltados, os alunos da Universidade Federal do Maranhão fizeram um abaixo-assinado na internet. Já são mais de 3,5 mil pessoas pedindo o afastamento do professor acusado de racismo pelos alunos do curso de engenharia química.
“Se você usa seu poder para – de alguma forma – inferiorizar o ser humano você está sendo preconceituoso e não está tendo a postura que um professor deveria ter”, diz a universitária Loydi Santos.

As ofensas teriam sido dirigidas ao estudante nigeriano Nahy Ayuba. “Tem um dia que eu tirei nota baixa e ele falou que tenho que voltar para a África. Outro dia, ele disse que somos de mundos diferentes – aqui são civilizados. Aí eu me senti muito mal”, diz Ayuba.

Nahu Ayuba abriu um processo criminal contra o professor, que tentou justificar seus comentários. “Mesmo que você seja negro, mas você tem que ter aquelas maneiras dentro da sua formação acadêmica, dentro do seu dia a dia; aquela maneira de mostrar o seu valor independente de qualquer raça ou espécie”, afirma o professor Jorge Clóvis Verde Saraiva.

– O senhor não acha que esse tipo de comentário já não é preconceituoso? ‘Mesmo que seja negro’?

– Com essa conotação assim, mais árdua, mais dura… Aí fica uma coisa… Entendeu? – fala o professor.

Em nota, o reitor da universidade disse que, se confirmadas as denúncias, o comportamento do professor será considerado lamentável e vergonhoso. Afirmou ainda que abriu um processo interno para investigar em detalhes o que aconteceu e pediu ao Ministério Público que também entre no caso. Clique e Veja a matéria:

Um comentário em “Alunos pedem afastamento de professor acusado de racismo no MA”

  1. Osmar de Paula

    É doloroso, triste, saber que cada dia acontecem mais casos ridículo e absurdos como esse. Pricipalmente para um “profissional educador”.

    O racista, é desumano e imoral por não entender o que é SOCIEDADE, ou melhor, o que é viver em sociedade.

    Eu, filosofando: – Um profissional tem que ser profissional em tudo e com todos. Vejo o que incomoda no racista, não é o só racismo, como também o “corcismo”.

    Recado ao aluno Nahy Ayuba: Fale sempre do amor ao próximo. Orgulhe-se sempre da sua raça e da sua cor. Faça sempre o correto: Denuncie, sempre, os que não tem amor. Forte abraço e fique com Deus.

    Aos demais, grato pelo espaço.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários