Festival do Peixe Pedra movimenta Ribamar neste fim-de-semana

Por Luís Pablo Maranhão
 

O último fim-de-semana das férias de julho será de muita diversão no município de São José de Ribamar. Tudo por conta do tradicional Festival do Peixe, evento que acontece neste sábado (30) e domingo (31) na orla marítima da Sede da cidade.

Este ano, o Festival, organizado pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), chega a sua 21ª edição oferecendo como ingredientes uma vasta programação cultural e esportiva e, é claro, a culinária maranhense em destaque representada pelo saboroso Peixe Pedra (seja ele frito, cozido ou assado).

Na programação esportiva, as novidades deste ano são o Peixe Pedra Open de Skate, competição que reunirá dezenas de skatistas ribamarenses e de outras cidades, e a 5ª etapa do Circuito Maranhense de Vôlei de Praia – duplas. As duas competições terão início no sábado pela manhã e as finais, assim como as cerimônias de premiação, acontecerão no domingo.

No sábado à tarde, será promovida a tradicional competição de pesca do maior Peixe Pedra. A previsão é de que os pescadores/participantes retornem do mar no horário compreendido entre as 14h e 17h. Somente quando todos estiverem presentes da rampa da praia de Banho da Sede é que será feita a medição do pescado.

Já no período da noite, nas dependências do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, a programação cultural terá início com apresentações de brincadeiras genuinamente ribamarenses e shows variados.

No domingo, a partir das 7h, acontece a tradicional regata marítima, com saída da praia de Gurapiranga e chegada, prevista para as 10h, na praia de Banho da Sede. A programação cultural terá início a partir do meio-dia.

O Festival do Peixe Pedra é considerado como um importante mecanismo de incentivo ao turismo e, conseqüentemente, de movimentação da economia ribamarense.

A primeira edição do Festival, de acordo com relatos históricos, aconteceu em 1977 e foi promovida pela administração João Alves da Silva. O então prefeito pensou no evento como uma forma de atrair visitantes para o município através da promoção da cultura e da culinária ribamarense.

No início da década de 90, a realização do Festival foi interrompida, sendo retomada somente em 2005, primeiro ano da primeira administração do ex-prefeito Luis Fernando Silva, atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado.

Programação do festival:

DIA 30 – SÁBADO

09:00 – Peixe Pedra Open de Skate
5ª Etapa do Circuito Maranhense de Vôlei de Praia – Dupla
14:00 à 17:00 – Chegada da competição DE pesca esportiva maior Peixe-Pedra.
19:30 –CACURIÁ ESTRELA DA MATINHA
20:00 –DP JUVENTUDE DE PORTUGAL
20:30 – BANDA ENERGIA
23:00 – FABRÍCIA E BANDA

DIA 31 – DOMINGO

07:00 – LARGADA DA REGATA MARÍTIMA (PORTO DE GUARAPIRANGA);
10:00 – CHEGADA DA REGATA MARÍTIMA (RAMPA DA PRAIA DE BANHO);
12:00 – PAGODEIRA:
NOVO ASTRAL
NA GANDÁIA
VAMU DI SAMBA
16:00 – REINALDINHO E BANDA
19:00 – ENTREGA DAS PREMIAÇÕES
20:00 – REGIONAL FÊNIX
21:30 – BANDA FREE LANCE

Um comentário em “Festival do Peixe Pedra movimenta Ribamar neste fim-de-semana”

  1. ribamarense

    desde algus anos o peixe-pedra tem sido importado para que perdure essa festa. transparecendo ser esse peixe, pescado nas proximidades desta nossa cidade que proporciona aos visitantes um banho na orla com águas contaminadas pelo aumento cadaa vez maior de esgotos de varias procedencias sem qualquer tratamento. toma jeito gil.cu.trim

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários