Bomba! Professor revela fraude na UFMA parecida com a do UniCeuma

Por Luís Pablo Maranhão
 
Universidade Federal do Maranhão poderá ser alvo de investigação

Universidade Federal do Maranhão poderá ser alvo de investigação

Fraudes idênticas as que estão sendo apuradas no Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), ocorrem também na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Existem ao menos seis casos em que alunos foram aprovados com notas alteradas. A denúncia foi feita pelo professor de Filosofia da Ufma Ayala Gurgel, que também ministra aulas no Uniceuma.

Professor Ayala Gurgel denuncia fraude na UFMA

Professor Ayala Gurgel denuncia fraude na UFMA

Em seu site de relacionamento (twitter), o professor revela que nenhum aluno seu que foi reprovado no Ceuma foi aprovado à sua revelia.

Já na Ufma, ele confessa que existem seis casos e que levou a denúncia ao Conselho Universitário (CONSUN) e foi ignorado.

O professor de Filosofia cita ainda o caso de uma professora da Ufma que plagiou uma tese no doutorado, tendo a Universidade tomado conhecimento, mas engavetou o processo. E cita o nome: Telma Reinado.

Clique aqui e veja as revelações no blog do Neto Ferreira

9 comentários em “Bomba! Professor revela fraude na UFMA parecida com a do UniCeuma”

  1. Macabeu

    É o serviço de contra-informação ativado, teria qe sobrar para uma instituição de maior prestigio, logo a UFMA, esse professor Ayala Gurgel, é advogado do diabo, quanto ele ganhou?, tinha que aparecer um -caga-andando- desses, para dizer asneiras. Tua vais ter que provar isto seu saláfra, teria que ser tu Brutus, o quê que tu ganhou com isso?, teu lugar já está garantido, tú vais limpar ladrina, na seara dos laranjas dos Fecury.

  2. carneiro

    já foi muito pior.nos anos 70,80,as provas eram impressas no sioge,era uma farra o que tinha de esquema! os goianos cursavam medicina com gosto de gás. na uema josé rui salomão,presidente da copeave (comissão permanente do vestibular) vendia vagas adoidado,tinha marcos freitas que era um verdadeiro mercador. olavo nariz de arara,escolhia os clientes dentro do campus da uema,de acordo com o carro que estacionavam,quando procuravam o campus pra efetuarem a inscrição.depois de “aprovados” tinha o esquemoso,bico de brasa que alterava as notas e fabricava “doutores”.quem não lembra de BUI,filho do chefe do cerimonial do palácio dos leões, pablo,esquema no ensino superior do maranhão,vem de longe. tem muito doutozinho espalhados por esse maranhão.

  3. Maria

    O mesmo participa da Comissão de Ética e tem como sogra a Chefe de Comissão de Ética da UFMA.. Não vai acontecer nada com o mesmo. E nada com a professor doutora.
    Daqui a poucos estarão tomando café juntos na cantina do CCH
    Mas uma coisa tem que ser dita . É um cara que gosta de humalhar os alunos do curso de Filosofia da UFMA. Ninguém diz nada porque tem medo do que o mesmo poderá fazer já que é próximo dos Magnatas da UFMA. Prepotente e soberbo, apenas sabe tratar bem as launos bonitas. No grupo de estudo que coordena só tem menina bonita, mas é machista
    Já vi até brigando com profesora no SEMIC, dizendo que era ele que mandava alí. SE não tiver realmente provas, tem que expulsar esse senhor. Se tiver que expulse os dois, quando o processo corria em sigilo e ele não precisava envolver a UFMA nessa lama.

  4. Josemar sobreito

    Palhaço. Boiota. Safado. Esse professor quer queimar a instituição.

  5. Roberto

    Luís, primeiramente parabéns por ter colocado a denuncia no seu blog, digo isso porque o DECIO, por exemplo, só colocou a do CEUMA e acho que vocês devem ser imparciais. Quero dar os parabéns também a Diretoria do Uniceuma e ao professor da UFMA que tiveram a coragem de fazer o que fizeram, acho que ficou muito ruim para o Reitor da UFMA saber e não fazer nada, parece ser conivente, mas como não está preocupado com imagem, vai resolver tudo internamente. As pessoas que acham que o Ceuma deveria ficar quieto e não fazer nada, devem ser iguais aos caras que fizeram a fraude ou um deles ou parentes deles,não vejo outra explicação. Quanto ao Decio, tem algum motivo para não publicar, perguntem isso no blog dele veja se aparece a pergunta……algum interesse……

  6. Ribamar

    Rrsrsrrssrsrsrsrs!!!!
    É sujeira pra todo lado. Lá e cá…. Porém lembrem-se que o CEUMA poderia ter deixado tudo por baixo do tapete, e no entanto não o fez. Já a outra….
    Quem não sabia disso?????

  7. Victória de Oliveira

    Bom dia, Luis Pablo;

    pelo visto, o renato tem conhecimento de causa, basta está mais perto para saber o que realmente acontece ali. Mas, venho aqui para responder um comentário da Maria ( o mesmo que coloquei no blog do Léda), pois ela se dispõe a fazer algumas acusações levianas. Não posso dizer se é a mesma, mas encontra-se o mesmo nome, as mesmas acusações… entretanto, com mais cuidado lá.
    gostaria de em primeiro lugar desfazer alguns equívocos que esta pessoa, Maria, anda cometendo e que, por sua vez, pode a comprometer. Para compreensão, enumero os casos abaixo:
    1. A UFMA NÃO POSSUI COMISSÃO DE ÉTICA. A suposta Comissão de Ética a qual a Maria tanto se refere foi sim criada, na qual o prof. em questão SERIA o presidente. No entanto, depois da criação dessa comissão, uma equipe de Brasília veio visitar a UFMA e declarou que a mesma não podia funcionar, pois não havia estrutura. No momento, todos renunciaram ao cargo.
    2. O professor Ayala Gurgel NUNCA deu aula no curso de Psicologia.
    3. Em que língua Ayala significa “deus supremo”? Desde quando o significado do nome (ou alcunha) define a personalidade de quem a ele pertence? Maria, a exemplo, significa “aquela que está em primeiro lugar” e…?
    4. O fato do professor usar a alcunha Ayala Gurgel no crachá não implica em nenhum trâmite ilegal, pois me surpreende que alguém ainda não saiba que segundo a última atualização do Código Civil, alcunha foi elevada à condição de nome.
    5. Sobre as acusações de falta nas Assembléias Departamentais, não precisa de muito esforço, peça ao DEFIL a frequência dele, não haverá NENHUMA falta.
    6. Outra afirmação que a Maria levanta é que o professor ministra “uma” disciplina, outra informação leviana! Se estiver mesmo interessada na vida acadêmica do professor, acesse o lattes, vá ao departamento e peça comparação com os outros professores: ele é o professor que mais tem créditos de disciplina, chegando a ministrar CINCO disciplinas em um único semestre.
    7. Quanto às informações sobre as bolsa, não preciso comentar, é ridículo que se afirme que ele tenha oferecido bolsas para Psicologia (e não para Filosofia), pois nem atua nesse departamento ou no curso.
    8. Sobre professores simpatizarem ou não com o professor Ayala não é coisa de grande importância, o papel de professor está sendo cumprido, tanto ministrando suas aulas como indo além, com Grupos de Estudos e Pesquisas registrados no CNPQ
    9. O professor constrangeu um aluno em sala de aula? Querida, não existe “biscoito fino” nesse mundo que supere a razão, se tal aluno tem essa gravação e se tal e-mail existe, que venham à público!!
    10. Outra informação descabida é de que nos G.E.s do professor só hajam ALUNAS. Mais uma vez, se você acessar o lattes, consultar Grupos de Pesquisa, e acompanhar as reuniões você verá os ALUNOS! Existem alunos em TODOS os grupos do professor. Lamento se a divisão de sexo dentro dos GEs não sejam feitas em 50% ou a maioria seja de alunos
    11. Por último, contra a tese, se você acompanhar as coisas por onde elas realmente acontecem e souber ler, verá que tanto o professor mostrou que a tese é plágio: ” O texto da vez é: Propuesta Metodológica para La Formación da La Competencia Reflexiva Mediante La Disciplina Practica Docente En La Formación del Licenciado En Educación En La Especialidad Historia de La Universidad Estadual do Maranhao. O texto (exceto capa, anexos, tem 101 páginas, das quais diversas passagens são cópias exatas de textos de outros autores, sem citar a fonte). Vejamos: página 19 (2,3 parágrafos) = Repensando a Organização Curricular, de Maria Amélia Sabbag Zainko (in http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/rc/text4.htm); página 27 (2,3 parágrafos) = Limiar: uma escola inovadora: blog – o professor dividido em dois (in http://www.escolalimiar.spaces.live.com/blog/cns); pág 29 até a pág 35 = tese de Josimerci Ittavo Lamana Faria, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP); da pág 72, 121, 143, 149-153, 156-163 = Parãmetros curriculares nacionais da 5 a 8 séries (www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=pcn.html PCNs Pluralidade Cultural). Nós podemos usar qualquer fonte, não podemos é copiá-la literalmente sem aspas, sem dizer a fonte. “, quanto falou dos artigos. O caso de plágio dos artigos teve muita repercussão, inclusive em comunidades do orkut. Entretanto, não há processo quanto à tese, embora esteja comprovada a fraude em mais de 20% da mesma. Isso foi corrigido: acompanhe o twitter.
    11. Querida, como você pode afirmar que TUDO que acontece no DEFIL chega aos corredores? Se algo acontecer e não chegar quer dizer que não existiu simplesmente porque você ou meia dúzia de alunos não ficaram sabendo? E, vamos nós, que tipo de instituição deixa que departamentos sérios soltem informações em corredores? Ao que me consta, isso se chama fofoca, boato e não deve ser levado em consideração. Qualquer novidade que prejudique os alunos deve ser informado a eles FORMALMENTE! O caso das notas em nada prejudica o aluno nem há razões para ser informado
    – A última informação serve para a Maria quanto para qualquer outro que esteja se perguntando sobre isso:
    Alguém falou em denúncia em algum lugar? O CASO NÃO FOI EXPOSTO NA MÍDIA SÓ AGORA. Aliás, o caso não foi denunciado À MÍDIA. a exposição se deu em uma conversa no twitter, na qual se discutia o caso CEUMA e, simplesmente, os “jornalistas” se aproveitaram para publicar. O que ficou à dedução irresponsável dos outros foi que o professor entrou em defesa do CEUMA e acusação da UFMA. Vocês estão lendo as notícias prontas e manipuladas, cercadas de comentários de interessados e pessoas que guardam rancores pessoais. Basta que acompanhem discussões anteriores que se percebe que não é nenhuma novidade comentários desse tipo, esse foi um caso isolado que serviu aos propósitos da mídia. O professor Ayala Gurgel não se dirigiu a nenhum blog, jornal ou afins para se pronunciar. Ainda que fosse, desde quando um assunto só pode ser tocado em seu tempo? As devidas medidas foram tomadas no período do acontecimento, não deram em nada. Quer dizer, que passado um caso, não se deve mais comentá-lo em nenhum outro momento? É essa a justificativa de vocês?
    E, aproveitando o conhecimento da comentadora e introsamento com o latim, o que foi utilizado foi uma falácia ad hominem, o caso está aí, as provas também. Não é acusando o argumentador que você irá desfazer isso.
    À Maria, mais uma vez, defendo a liberdade de expressão, mas muito cuidado com as informações levianas, isso pode tomar proporções maiores, impensáveis, quando não se tem provas do que se diz. Qualquer dúvida, acompanhem as acusações no site do Gilberto Léda

  8. Eduarda

    Acontece que esse tipo de coisa acontece em todo o Brasil, nem o ENEM escapa de fraudes, conheço 1 (um aluno que) estuda Meicina na UFMA e que pagou 70,00 mil reais pra passar entre os primeiros colocados quando ainda era tradicional o vestibular, e existem 3 irmãos que cursam Engenharia (1) e direito(2) na UFMA sem terem sido aprovados no vestibular, fizeram como o rapaz de Medicina. E no Uni-Ceuma ja teve gente que foi presa por tentar fazer a prova de Medicina no lugar de outra pessoa.(TA UMA BAGUNÇA ISSO) Sabe-se que o fato ocorrido no Uni-Ceuma é uma tristeza para o Maranhão e que os ocorridos na UFMA mais ainda,porque tirar a vaga de quem tanto estuda é uma covardia e isso nunca será divulgado. Os reitores de ambas universidades deveriam se envergonhar deses fatos. E essas outras ”faculdadezinha” deveriam calar a boca em vez de ficar se metendo na merda dos outros. Aqui no Maranhão as melhores universidades são UEMA,UFMA e o UNI-Ceuma, mesmo com todas as suas fraudes…calem a boca que a tampa do esgoto ainda vai ser extraída e muita merda ainda vai sair, vocês irão se surpreender porque as investigações estão andando e dinheiro nenhum vai conseguir abafar isso como sempre acontece…

  9. Daniele Silva

    É triste ter que ouvir essa disputa de UFMA contra CEUMA E vice-versa, sou acadêmica do 7º período de Enfermagem do CEUMA e fico triste em ouvir a maioria dos meus amigos felizes com as notícias das fraudes das cadeiras no Ceuma. Mas o que meus amigos não sabem que as pessoas que fizeram esse tipo de coisa são fillhos de desembargador, prefeitos, médicos,advogados e deputado…não foram alunos que estudam e são aprovados por esforço próprio, não são alunos que são bolsista do Pró-Uni como eu ou que tem seu curso financiado pelo governo…é realmente uma tristeza,mas eu como aluna de lá sei que não é fácil concluir um curso,qualquer que seja. E que em todos os lugares existem esse tipo de coisa, a começar pelo nosso próprio governo brasileiro, mas parece que as pessoas tem prazer e alegria em dizer que foi divulgado as fraudes. Eu sinto vergonha,mas não me abalo com isso. Quem fez isso deveria pagar, mas infelismente vai sobrar somente para o cara que se vendeu para fazer essa burrada e para alunos e alunas como eu que lutam para ter um diploma e se esforçam para serem bons profissionais. Mesmo com tudo isso eu tenho orgulho de ser acadêmica do curso de Enfermagem do UNI-CEUMA,e ja peguei inúmeras vezes livros no meu CPD emprestado pra alunos de outras universidades, porque vergonha mesmo é ser Federal ou Estadual e não ter a maior biblioteca do Maranhão, vergonha é ser federal e não ter um laboratório de simulação médica com um boneco robô em UTI programado para qualquer situação que possa acontecer com uma pessoa na vida real em um hospital, vergonha é não ter aula porque os professores não recebem o salário justo e os alunos atrasarem seus prazos de conclusão de curso por isso, a fraude não foi do CEUMA, foram os alunos. Ter uma fraude dessas descoberta não é vergonha nenhuma porque não foi a faculdade que faltou com respeito aos seus alunos e sim o contrário.Vergonha seria se fosse abafada e continuasse a acontecer,ou se o CEUMA pagasse a mídia para comprovar que ”tudo não passou de boatos” como outras universidades fazem (E O ceuma tem fundos para fazer isso,mas não o fez)…E que a partir de agora isso não se repita e reforcem a vigilância para que esses alunos que não merecem a universidade que têm não continuem a fazer de uma graduação uma palhaçada.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários