Médicos do Hospital Dutra são denunciados por uma série de erros

Por Luís Pablo Maranhão
 

Na última terça-feira, 10, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) ofereceu denúncia ao Poder Judiciário contra quatro médicos da equipe de nefrologia do Hospital Universitário Presidente Dutra, da UFMA.

Hospital Universitário da UFMA

Hospital Universitário da UFMA

Os médicos estão sendo acusados por uma série de erros que culminaram com a retirada do rim esquerdo de Josevan Ferreira Rufino.

O órgão rapaz foi removido para ser transplantado na sua irmã, Jacqueline Ferreira Rufino, paciente renal crônica.

As quatros pessoas que foram denunciados à Justiça foi a médica nefrologista Giovanna Parada Martins, que na época era Coordenadora do Transplante Renal do Hospital Universitário, por não solicitar exame de avaliação prévia do doador; o médico cirurgião urologista transplantador Leonildo de Sousa Coelho, por participar da retirada do rim; a médica clínica-geral e nefrologista Maria Inês Gomes de Oliveira e o médico urologista Erivaldo Sousa dos Santos, por não considerarem os critérios técnicos de exclusão do doador.

O caso

Em depoimento ao MP, os médicos alegaram que durante a cirurgia, realizada em agosto de 2006, foi descoberto que o rim do doador tinha três artérias renais, condição que exclui o aproveitamento do órgão para transplante. Mesmo assim, o órgão foi retirado.

No transplante de Jacqueline Rufino, a paciente apresentou uma complicação, trombose na veia externa, e o rim transplantado não apresentou circulação sanguínea. Por conta disso, o órgão foi retirado e encaminhado ao setor de patologia do Hospital Universitário.

Ao investigar o caso, a Promotoria de Defesa da Saúde de São Luís determinou a realização de exame de DNA, comprovando que o rim transplantado na receptora não foi o mesmo retirado do irmão dela.

Foram realizados dois exames: o primeiro no Instituto de Criminalística da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e o segundo no Instituto Nacional de Criminalística do Ministério da Justiça.

A equipe médica também não explicou a origem do rim transplantado na paciente.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários