Manifestações públicas chegam ao quinto dia em São Luís

Por Luís Pablo Maranhão
 

No quinto dia de manifestações públicas em São Luís, os participantes de passeatas fizeram reivindicações para os governos municipal, estadual e federal. Entre elas, estava o fim da chamada PEC 37, rejeitada pela Câmara dos Deputados, na última terça-feira (25). Durante todo o trajeto, nenhum incidente foi registrado.

Em São Luís, manifestantes começaram a se concentrar no final da tarde

Em São Luís, manifestantes começaram a se concentrar no final da tarde

Uma vez mais a concentração do movimento aconteceu em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, no Centro, mas o percurso diferente.

Nas passeatas anteriores os manifestantes passaram pela Rua Rio Branco, Praça Maria Aragão e Avenida Beira Mar, tomando destinos diferentes logo depois. Desta vez, os manifestantes saíram da concentração e seguiram até a Rua Celso Magalhães, Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha e Avenida Jerônimo de Albuquerque.

No trajeto, eles cobravam melhorias no sistema público de transportes, como ampliação e renovação da frota de ônibus, reforma dos terminais de integração, bilhete único e implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT); criação de uma companhia de engenharia de tráfego; imediata reforma e ampliação dos Socorrões.

Manifestantes ocuparam um dos sentidos da Ponte Bandeira Tribuzzi

Manifestantes ocuparam um dos sentidos da Ponte
Bandeira Tribuzzi

Em relação às reivindicações para o governo do Estado, os manifestantes cobravam itens como investimentos maciços em segurança pública, aumentando e capacitando o efetivo policial, melhoria no abastecimento de água pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caema); ampliação do sistema de saúde em todo o Estado; entre outros.

Na esfera federal, eles reivindicavam reforma política, com itens como eExtinção do financiamento de campanhas pela iniciativa privada; fim da forma atual de suplência dos senadores onde cada um escolhe o seu suplente; fim do foro privilegiado para políticos e autoridades; e fim da PEC 37 e tornar corrupção crime hediondo. Os dois últimos itens foram rejeitados pela Câmara dos Deputados e Senado, respectivamente.

(Com informações do G1MA)

Um comentário em “Manifestações públicas chegam ao quinto dia em São Luís”

  1. roosevelt s. fernandes

    REFLEXÃO QUE NÃO VAI AGRADAR A MUITA GENTE

    SE OS “MÉDICOS IMPORTADOS” NÃO FARÃO O REVALIDA, CERTAMENTE NÃO PODERÃO ESTAR REGISTRADOS JUNTO AO CRM – DEDUÇÃO ÓBVIA.

    SE COMETEREM ALGUM ATO OU POSTURA DANOSA A ALGUM BRASILEIRO, SEM CRM, QUAL SERÁ SUA RESPONSABILIDADE LEGAL E PENAS?

    QUEREM QUE ELES FIQUEM “LIGADOS” A ALGUMA Instituição DE ENSINO, TALVEZ DE MODOI A DAR A ELES A CONDIÇÃO DE “MÉDICO RESIDENTE” OU ALGO PARECIDO, SITUAÇÃO QUE NUNCA OCORRERÁ.

    PERGUNTO: QUAL É O EFETIVO INTERESSE DE TRAZER ESTE PESSOAL DE FORA? OS SELECIONADOS FORAM SERÃO ESTRANGEIROS OU BRASILEIROS QUE FORAM PARA LÁ, FIZERAM UM CURSO QUESTIONÁVEL DE MEDICINA, E AGORA VÃO RECEBER A ABERTURA DE UMA “PORTA AMIGA” PARA QUE VOLTEM.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários