Protestos no Itaqui-Bacanga, Maracanã e Anel Viário

Por Luís Pablo Maranhão
 

Oswaldo Viviani / Jornal Pequeno

Grupos de manifestantes fecharam, desde o início da manhã desta segunda-feira (24) várias ruas e avenidas importantes de São Luís, nas áreas do Itaqui-Bacanga, do Maracanã (Acorda, Zona Rural) e do centro da capital maranhense (Anel Viário).

O alvo dos manifestantes é o poder público, estadual e municipal. Eles reivindicam melhorias na saúde, na educação, nos transportes e na segurança pública.

Por conta dos protestos, o trânsito na cidade está fluindo com muita dificuldade. Na BR-135, o tráfego está bloqueado nos dois sentidos, na altura do Terminal de Integração. O acesso e a saída da área Itaqui-Bacanga também estão complicados. Trabalhadores rurais também se manifestam nesta manhã na Praia Grande.

Manifestação de sábado tomou a ponte José Sarney

Manifestação de sábado tomou a ponte José Sarney

A Polícia Militar já está presente nos locais dos protestos, mas até a postagem desta matéria ainda observava os manifestantes à distância.

É a terceira onda de protestos que atinge São Luís. Na semana passada, passeatas dos movimentos “Vem Pra Rua São Luís” (quarta, 19) e “Acorda, Maranhão!” (sábado, 22), reuniram mais de 15 mil pessoas, cada uma.

As passeatas transcorreram pacificamente, no início, mas no final de ambas grupos de criminosos desencadearam atos de vandalismo na cidade.

As sedes da Prefeitura de São Luís (Palácio La Ravardière) e do governo do Maranhão (palácio dos Leões) foram pichadas e depredadas na quarta.

No sábado, estabelecimentos bancários e comerciais e luminárias do Centro Histórico de São Luís foram atacados pelos vândalos.

Quatro pessoas foram presas na quarta e 19 no sábado.

Outro protesto – Mais um protesto está marcado para ocorrer hoje (24) em São Luís. O “São Luís Acordou 3º ato”, organizado pelas redes sociais, é anunciado para as 17h30 em frente ao Tropical Shopping.

2 comentários em “Protestos no Itaqui-Bacanga, Maracanã e Anel Viário”

  1. maria cristina

    Olá meu amigo estou juntos com VOCÊ Pois nós estamos cansados de muitas mentiras essa manisfestação e pra ser realizados no dia das eleição quanto vocês for as urnas.

  2. brasileiro

    Manifesto Geral das Insatisfações

    Aos 21 dias do mês de junho do ano de 2013, a população brasileira, em exercício das liberdades constitucionais;
    considerando que o poder emana do povo;
    considerando que a República Federativa do Brasil é um Estado Democrático de Direito e objetiva a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a erradicação da pobreza e da marginalização;
    considerando a pujança da economia brasileira e os incontáveis predicativos do território nacional;
    considerando a precária situação do sistema público de saúde que, por diversas vezes, constitui realidade atentatória à dignidade da pessoa humana;
    considerando a extensa e pesada carga tributária em vigor, reconhecidamente alta quando comparada com a de outros Estados Nacionais;
    considerando a realidade da máquina pública em todas as esferas do governo, as condições de prestação dos serviços públicos, bem como o histórico de corrupção que assola o país;
    considerando a repressão indiscriminada praticada pela polícia e a inércia das autoridades para impedir o avanço dos abusos;
    considerando o oportunismo da minoria que usa o movimento para cometer atos ilegais e tem desviado o foco das atenções;
    faz público este documento escrito para expor a legítima vontade do povo, em termos gerais, sem prejuízo de outros manifestos futuros, mais específicos e regionalizados. Eis o que se quer:
     A livre manifestação do pensamento, em atos pacíficos e apartidários, sem opressão policial. A segurança deve ser prioridade, no entanto, em nenhuma hipótese será admitida a tentativa de silenciar o povo pelo uso da força. Não é aceita a violência, tanto a perpetrada pela população quanto a pela polícia. A postura deve ser de abertura de um canal de diálogo.
     A reestruturação do ensino, mediante investimento maciço no nível fundamental e progressivo nos níveis médio e superior. O número de vagas deve ser ampliado até atender as necessidades imediatas da população. A educação básica, composta pelos níveis fundamental e médio, deve resgatar as pessoas que não tiveram adequado aprendizado e, para isso, será ofertada com qualidade e em turnos que permitam o acesso a todos. A longo prazo, importa robustecer os cursos técnicos e fomentar a pesquisa nos diversos níveis.
     A devida atenção à saúde, com a melhoria do sistema público e a intensificação de políticas públicas no setor. A preferência ao planejamento preventivo, sem prescindir a oferta regular de tratamento curativo aos enfermos. Os leitos hospitalares, instalados em locais próprios, devem ser em número suficiente.
     A disponibilização de transporte público satisfatório e a baixo custo. A maior parcela da população brasileira usa diariamente o referido serviço, seja para as atividades regulares de trabalho e educação, seja para participação em atividades culturais, esportivas e sociais. A redução do preço da passagem é o primeiro passo para o alcance de outros tantos direitos sociais.
     A redução gradual dos impostos. O excesso tributário sem o efetivo retorno através de políticas públicas e serviços públicos adequados é insustentável. O preço dos bens de consumo e a concretização de direitos patrimoniais são extremamente onerados pela incidência de impostos.
     A desburocratização da prática administrativa, com sistemas facilitados nos serviços e maior celeridade na prestação. Garantia de transparência nos atos dos três poderes. Divulgação, incentivo e abertura de programas ou métodos de participação popular nos destinos do país, mediante o exercício da cidadania.
     O combate ostensivo à corrupção. A preservação dos poderes institucionais do Ministério Público. A prioridade na tramitação dos processos que tenham por objeto casos de corrupção e, quando houver condenação, a realização de medidas que garantam o fiel cumprimento da decisão em tempo hábil.
     A aplicação correta das verbas públicas, sem desvios ou superfaturamento, e a redução das verbas destinadas ao custeio dos agentes políticos. A moralidade na gestão pública é primordial para a consecução dos objetivos nacionais, para a evolução econômica e social e para a consolidação das diretrizes acima apontadas.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários