Funcionários do supermercado Mateus de Açailândia poderão entrar em greve

Por Luís Pablo Maranhão
 
Supermercado Mateus de Açailândia

Supermercado Mateus de Açailândia

Assim como está acontecendo em São Luís, onde os funcionários do Supermercado Mateus entraram em greve por melhores condições de trabalhos e salários mais justo, em Açailândia deve ocorrer da mesma forma.

Os funcionários estão insatisfeitos com as condições de trabalho da empresa. Na última sexta-feira, dia 19, em assembleia geral, ficou decidido pelo sindicato do comércio local e comissão grevista, que o empresário Ilson Mateus terá um prazo de 72 horas pra oferecer uma proposta que seja viável a seus funcionários. Caso não haja proposta, a categoria deverá paralisar as atividades a partir do dia 1 de agosto.

Greve em São Luís

Na capital maranhense, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Osvaldo Paulino, informou que as lojas do Supermercado Mateus vão permanecer fechadas neste sábado (27). “Todas as unidades da empresa estarão fechadas hoje. Esperamos que a direção do Grupo Mateus se disponha a conversar”.

Supermercado Mateus em São Luís

Supermercado Mateus em São Luís

Segundo Osvaldo Paulino, o movimento de paralisação em São Luís foi iniciado após os funcionários do supermercado Mateus em Marabá, no Estado do Pará, entrarem em greve de quatro dias e conseguirem melhorias salarias.

Em nota à imprensa, o Grupo Mateus informou estar “surpreendido com as manifestações na frente de algumas de suas lojas na capital, uma vez que ainda está em andamento um processo de negociação com o Sindicomerciários” e que vai “prosseguir com o diálogo com os representantes da categoria, no sentido que as negociações sejam rapidamente concluídas”.

É importante salientar que o Grupo Mateus é a 23ª maior empresa varejista do país e emprega cerca de 12.000 pessoas, em 19 empreendimentos.

9 comentários em “Funcionários do supermercado Mateus de Açailândia poderão entrar em greve”

  1. leticia

    Trabalho no grupo a 7 anos e estou surpresa com o que esta acontecendo ,entrei sabendo o que ela iria me oferecer ,nem um momento o grupo engana seus colaboradores quando sao contratados a empresa tambem dar oportunidade de crescimento dentro do grupo so nao aproveita quem nao quer se algum funcionario nao estao gostado com o que a empresa foenece a eles porque aceitou o emprego?
    Me desculpe meus colegas mais essa e a minha opiniao .

  2. mara

    Bom minha cara leticia … todos nois entramos sabendo o que iriamos ganhar quando entramos nessa empresa.. o que nao sabíamos era como seria la dentro. . Todos dizem que e a melhor empresa pra se trabalhar…. mas hoje eu nao recomendo que algum amigo meu entre para trabalhar lá. …e muita humilhação de cliente…e a empresa nao fica do lado do seu funcionário…muitA cobrança pra pocos benefícios. ..e se outros funcionararios que estava insatisfeitos se manifestou e conseguiu o que queria pq a gente nao pode ganhar o que eles conseguiram ja que trabalhamos no mesmo grupo…
    E sao de pessoas assim que esse Maranhão esta povoado. .. pessoas como você. ..pessoas que não ajudam e não lutam por uma condição de vida pra si e por seu estado.. um estado que ta largado as traças. … um estado atrasado. ..de pobreza e educação é muito mais. …a gente assim como vc devemos lutar por uma quantidade de vida melhor. ….pq uma empresa que se gaba de ganhar bilhões por ano nao pode pagar um plano de saúde pra seus funcionários? ?sendo qus se desse plano de saúde iria se abatido mais no imposto. .. uma cesta básica? ? Qurem que extrapolemos nossos horários mas nao sao capazes de pagar a nossa hora extra e sim da folga?? Temos que lutar sim .. por nossos direitos nao podemos abaixar a cabeça pra tudo… pq eu quero da exemplo pra minha filha. .. que ela corra atraz dos seus direitos. ..

  3. Rogerio

    Leticia, qual seu cargo no grupo, do certeza sua faixa Samaria lhe supre todas as necessidades não é mesmo?!?!
    Como trabalhadora e “conhecedora” de fatos trabalhistas, as vantagens existentes hoje não foram concebidas de bom grado dos empresários, eles querem é cada vez menos custo e mais rendimentos, já que vc é funcionaria a tanto tempo do grupo deve saber que isso é o que nosso patrão quer alcançar a todo custo, agora o que não pode acontecer é querer que agente trabalhe em condições “ESCRAVISANTES”, nós praticamente moramos dentro da empresa, não temos vida social, como vc já deve ser ciente!!!!
    Com certeza vc deve ser do Adm, pois se fosse da operação como nós seu discurso seria diferente e pelo linguajar deve ser do RH, então não me venha com essa historia de que temos isso por que aceitamos as condições, pare de ser hipócrita e demagoga e procure se aprofundar nos fatos para postar um comentário verdadeiramente inteligente!
    Desculpe a franqueza, o comentário leviano pediu.

  4. Luís

    Prezados.
    Eu não sou de Sao Luís (sou do RJ) e não trabalho no Mateus.
    Eu acho que os direitos devem ser requeridos sim, aqui em Sao Luís é muito fácil você ver casos de humilhação de clientes contra funcionários, principalmente na rede Mateus, eu também concordo que quando você entra em uma empresa, você já entra sabendo das condições.
    Plano de saúde não é obrigação do patrão, e sim beneficio, se ele quiser dar ok, caso contrario ele esta no seu direito também. Banco de horas também é previsto e já sabendo disso, nenhum funcionário é obrigado a fazer horas extras. Concordo com a reivindicação sim, o problema é que aquim em São Luís a maioria das pessoas não gostam e não fazem o seu trabalho com excelência e também não se esforçam nem um pouco para melhorar, só querem o “venha nós” e fazem o seu trabalho como se estivessem fazendo um favor. Vamos reivindicar sim, mas antes vamos avaliar se fazemos o nosso trabalho bem feito, caso contrario, quem saí sempre perdendo é o elo mais fraco (o empregado).
    Não vim aqui para hostilizar ou tomar algum partido, assim como não vou responder qualquer manifestação, só vim expor a minha opinião. Sem mais.

  5. Rômulo

    Boa noite, minha cara Letícia…
    Trabalho no grupo enrolandomateus supermercados, não sei se você sabe mas ganho um miserável salário mínimo que não dar pra fazer porra nenhuma, o faturamento do grupo anual chega a casa dos milhões de reais, eu e meus colegas assalariados bancamos a vida boa do sr. Ilson Mateus e familiares. merecemos respeito pois temos famílias e filhos para sustentarmos, então exigimos melhores salarios e que acabe com a enrolação de ao invés de pagar as horas extras, nos enganam com folgas.

  6. Rômulo

    bajular patrão e feio senhora letícia e apoie seus colegas e colaboradores do grupo mateus pois a reivindicação aumentará também seu salário se é que vc não ganha um extra por bajular

  7. Juliano Ramos

    Essa tal de Letícia ai deve ser uma babaca babona que puxa o saco da diretoria atual dalva que não sabe resolver porcaria nenhuma, aqui em açailandia os que fizeram greve eles colocaram pra rua, aqui ninguém é reconhecido pelo seus esforços eles coloca qualquer cachorro pra tomar de conta da loja, todos os dias aqui tem reunião mas nunca resolver nada, a vida da gerente é ficar na sala sem fazer nada com medo de encarar os problemas da loja e pedindo pros babões que fica com ela fazer massagens nos pés delas.
    eles ofereceram uma tal ajuda de custo para o plano de saúde no valor de 45,00 esse valor dar pra vc pagar um táxi pra chegar até o CESP e um VALE ALIMENTAÇÃO NO VALOR DE 31,49, isso não é um vale alimentação e sim um VALE NIKITO COM UM ESPOCA BUCHO, se fosse eu teria era vergonha uma grupo desse porte que lucra milhões por ano fazem isso com seus funcionários, os que baba sempre ganha um pouco, os realista eles coloca pra rua.
    Podia a diretoria e a presidência pegar esses 45,00 e 31,49 e enfiar bem no C….. deles.
    Fazem isso porque eles não precisa ganham bem mas de 30 mil por mês e tem tudo por isso que eles não nos dar nada.
    Então cara leticia deixa de ser babona que eles te usam até o dia que você puder no dia que não precisar mas te dão um pé na bunda e te colocam pra rua.

  8. Juliano Ramos

    A e sem contar que esse sindicato do comerciário de açailandia não fazem nada por nos, presidente de merda não sabe resolver nada junto com o segundo dele que é outro que não sabe de nada também, mateus em 3 anos deu mas de 200 mil pra esse sindicato roubando do nosso salário e passando pra eles.
    Cambada de imundos devoradores

  9. Juliano Ramos

    cadê a merda do sindicato dessa cidade? o pessoal aqui ta forçando as pessoas tirar folgas para ficar devendo no tal banco de horas que o tal presidente do comercio que é um vendedor de merda disse que não existe aqui na loja.
    Cade vc tal de igor que não sabe de porcaria nenhuma sobre trabalho escravo

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários