Presidente da Câmara de Cuiabá é afastado por envolvimento com agiotagem. E aqui em São Luís?

Por Luís Pablo Maranhão
 

É um silêncio de cúmplice da maioria dos vereadores da Câmara Municipal de São Luis sobre o escândalo de agiotam com a ex-gerente Raimunda Célia Abreu, do Banco Bradesco.

Apenas dois vereadores: Pedro Lucas Fernandes e Marquinhos da Vila Luizão, se pronunciaram sobre o caso, dizendo que a Casa Legislativa deve apurar se houve ou não um esquema corrupto em que vários parlamentares se beneficiaram.

Vereador João Emanuel afastado por corrupção

Vereador João Emanuel afastado por corrupção

A Câmara de São Luís deveria seguir o recente exemplo da Câmara de Vereadores de Cuiabá, do Estado do Mato Grosso, que afastou o vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD) do cargo de presidente.

João Emanuel estava envolvido num esquema de desvio de dinheiro público com a participação de agiotas, para obter dinheiro a ser usado na futura campanha dele a deputado estadual nas próximas eleições.

O caso é quase parecido com o do parlamento da capital maranhense, em que os vereadores se beneficiaram do esquema durante anos para se reeleger com uma expressiva votação a cada eleição.

Em Cuiabá, Agentes do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram mandados de busca e apreensão com vistas a desarticular o esquema. Foram apreendidos documentos, computadores e outros materiais no Legislativo e em quatro residências, entre elas a do vereador João Emanuel. A operação foi batizada de Aprendiz.

Além disso, o MP de Mato Grosso pediu e a Justiça determinou o afastamento de João Emanuel da presidência da Câmara Municipal. A ideia é que as investigações não venham a ser prejudicadas.

Vereador Júlio Pinheiro eleito presidente

Vereador Júlio Pinheiro eleito presidente

Aqui em São Luís deveria ser feito da mesma forma, se os vereadores que estão arrolados no esquema fossem afastados, ia contribuir com as investigações, permitindo que documentos sejam localizados e testemunhas sejam ouvidas sem o constrangimento de estarem prestando declarações contra a chefia.

Ontem, dia 5, a Câmara Municipal de Cuiabá elegeu o novo presidente, após denúncias de fraudes. Com 15 votos favoráveis, o vereador Júlio Pinheiro (PTB) foi escolhido para comandar a Casa Legislativa.

Esse sim, é um grande exemplo que deveria ser seguido pelos vereadores atuantes da Câmara de São Luís, como Rose Sales e, principalmente, Fábio Câmara – que vive criticando e denunciando esquemas de fraudes da Prefeitura de São Luís.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários