“Quem está com pena, que ceda um quarto”, diz promotor sobre situação do “Pirata da Litorânea”

Por Luís Pablo Maranhão
 

Blog do Gilberto Léda

Promotor Cláudio Guimarães

Promotor Cláudio Guimarães

O promotor Cláudio Guimarães, titular da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial e autor da recomendação que culminou com a remoção do Fusca de Antonio Carlos da Silva, o “Pirata da Litorânea”, do estacionamento que ocupava na via, foi duro ao comentar, em entrevista ao blog, as manifestações de repúdio pela ação.

“Quem está com pena, que ceda um quarto. É só me dar o endereço que eu consigo uma autorização para colocar aquela carcaça na calçada do cidadão e, ainda, uma autorização para que o ‘pirata’ use seu banheiro”, disse.

O membro do Ministério Público disse que agiu dentro da lei e garantiu que, se a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não houvesse atendido a recomendação, o titular da pasta poderia responder ação por improbidade administrativa.

Guimarães acrescentou que a atitude visou a “evitar medida mais dura”. “Ele deu sorte de não ter sido preso por coisa mais séria”, declarou, sem especificar que tipo de crime Antonio Carlos teria cometido para ser preso.

Ele defendeu as atuações do MP e da SMTT. “O espaço público é sagrado para mim. Eu não admito esse tipo de coisa. Todo mundo em São Luís acha que pode sair ocupando os espaços irregularmente, mas, se depender de mim, isso não acontecerá. A Avenida Litorânea é o único espaço público minimamente organizado nessa cidade”, completou.

Antonio Carlos da Silva, o “Pirata da Litorânea”

Antonio Carlos da Silva, o “Pirata da Litorânea”

Apuração

Em nota, a Prefeitura de São Luís informa que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) determinou a apuração da ação para averiguar se houve excessos. “A apuração apontará se houve excessos cometidos por servidores da Prefeitura. Se constatados tais excessos, serão adotadas medidas cabíveis”, diz a nota.

Veja abaixo a íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Retirada de veículo da Avenida Litorânea

Acerca da ação de retirada de veículo da Avenida Litorânea, a Prefeitura de São Luís esclarece que:

1. A ação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) atendeu recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Ofício n° 009/2014 – 2ª PJCEAP, assinado pelo Promotor de Justiça, Cláudio Alberto G. Guimarães;

2. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior determinou à SMTT a apuração imediata da ação realizada, na última quarta-feira, 12, na Avenida Litorânea para retirada de automóvel;

3. A apuração apontará se houve excessos cometidos por servidores da Prefeitura. Se constatados tais excessos, serão adotadas medidas cabíveis;

4. Uma equipe da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) fará levantamento da situação do proprietário do Fusca recolhido para assegurar a assistência que for necessária.

São Luís, 13 de fevereiro de 2014.

Secretaria Municipal de Comunicação

7 comentários em ““Quem está com pena, que ceda um quarto”, diz promotor sobre situação do “Pirata da Litorânea””

  1. juniorbr

    acho muito correta a atitude de retirada do veiculo da litoranea pois se isso virar moda daqui a uns meses toda pessoa iria fixar residencias em lugares publicos parabens dr claudio valeu por +essa acao muito bem acertada .

  2. Karinne Furtado

    Prezados,
    Sabemos que a atitude do Promotor Claudio Guimaraes em retirar o Pirata da Litorânea da Av Litorânea, foi para que este tipo de ações não se repitam, imaginem se todo mundo que não tiver lugar para morar resolve morar dentro do seu carro e em um lugar público???? Na praça , na praia, na lagoa , estaria cheio de pessoas morando na rua correto?

  3. Joana

    que esse promotor é bruto não ha como negar, mas isso é p calar a boca do povo solidário que sofre pelos outros e nao tem noção da gravidade de jogar a culpa em quem nao tem nada haver com a historia, a prefeitura por sua vez fez seu papel e eu nao critico.

  4. william moreno

    QUERO VER ESSE PROMOTOR CABRA MACHO KKKK… TIRAR O PESSOAL DA FEIRA DA CIDADE OPERARIA COMO ELE PROMETEU NA RADIO FAÇA ME KKKKKKK PROMOTOR

  5. Meusovos Sacode

    Quero ver se ele tem coragem de tirar o landas do Sarney do convento das merces

  6. Armando Serejo

    Dr. Cláudio Guimarães. Quando pensamos que já vimos de tudo de horrendo e asqueroso, eis que me vem o senhor, um Promotor de Elite, um homem de vasto conhecimento Jurídico, Pós-Doutor, altamente capaz de combater o crime em sua raiz, corrupção na política e seus milionários desvios de verbas públicas, perdendo o que deveria ser o seu precioso tempo com o “Pirata da Litorânea”, que é uma vítima desse sistema abjeto, um sem nada, justamente para lhe tirar a única coisa que essa criatura tinha além do dia e da noite, ou seja, o seu carro que lhe servia de moradia. A impressão que tenho é que nosso Maranhão não tem jeito, sem falarmos senhores que seu ato além de imoral, tanto que causou o repúdio de toda sociedade ludovicense, constituiu-se em ato de extrema covardia. Pois duvido eu que tal promotor tenha coragem de expurgar algum politico corrupto de sua mansão e depois de provar que tal bem foi adquirido com fruto de ilícito penal pedir o perdimento de tal bem em favor do Estado. Fica aqui o meu desabafo de cidadão.

  7. Mary

    Isso só mostra que o Dr. Promotor não tem sensibilidade humana, pois no meu modo de pensar não precisaria tanta ignorância a um cidadão pobre, indefeso e sem moradia como tantos outros. Pois quem deveria cuidar dessas pessoas sem nada, teria que ser esse governo que está licitando lagostas, camarões abastecendo suas mansões para o ano inteiro. Isso sim promotor era para o Sr. Dr. está se empenhando em fiscalizar. Pois toda essa fanfarra é usada com o nosso dinheiro que se fosse bem administrado era para está solucionado problemas como esses. E ainda achei pior quando o Dr. Promotor diz que quem estiver incomodado que ceda um quarto e um banheiro a aquele pobre coitado. Há que ponto nós chegamos!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários