“Obrigado”, Lobão! Conta de energia vai aumentar 22,25% no Maranhão

Por Luís Pablo Maranhão
 

Agência Brasil, com edição deste

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, “presentou” a população do seu Estado com um grande aumento na conta de energia. O reajuste foi “excelente”, principalmente para o seu filho, Edinho Lobão, que é candidato a governador do Maranhão.

Ministro Edison Lobão

Ministro Edison Lobão

Agora a conta de luz para consumidores residenciais dos 217 municípios maranhenses atendidos pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar) será reajustada em 22,25%. Para os consumidores de baixa tensão, o aumento médio ficará em 24,11%. Nesse grupo estão incluídos, além dos residenciais e de baixa renda, unidades rurais e de serviços públicos, inclusive de iluminação.

O aumento, autorizado nesta terça-feira (26) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entra em vigor no dia 28 de agosto.

Para os consumidores de alta tensão, o reajuste chegará a 24,16%. Com isso, o efeito médio de reajuste a ser percebido pelos consumidores alcançará 24,12%. O aumento será aplicado a cerca de 2,1 milhões de unidades consumidoras localizadas no estado.

Entre os fatores citados pela Aneel como influentes para o reajuste estão os gastos que a distribuidora teve com compra de energia, transmissão e pagamento de encargos setoriais.

Além desses, é considerada justificativa para o aumento a variação de custos que a empresa teve no ano – cálculo que inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços-Mercado e outros gastos.

13 comentários em ““Obrigado”, Lobão! Conta de energia vai aumentar 22,25% no Maranhão”

  1. José João Macedo

    E pode anotar ae Pablo:Logo após as eleições vem índices maiores pois o rombo junto às concessionárias de SESSENTA E CINCO BILHÕES DE REIAS!! motivado pela política populista e enganatória do PT em baixar o valor das contas ano passado e o custo pelo uso das termelétricas,com a escassez de chuva no sudeste.Não tem nada de IGP-M.É engodo é mentira.

  2. rodrigo

    Isso todos nós já sabíamos, é reflexo das políticas eleitoreiras da nossa presidenta, diminuiu as tarifas de energia elétrica, mas não avisou quem pagaria a conta depois – nos caso nós consumidores – e outro aumento próximo ano está por vir. Por isso é bom pensar e se informar se queremos mais quatro anos de PT comandando nosso país.

  3. teles

    Perdeu meu voto com essa

  4. Charles Aires

    AGOLA LASCOU DE VEZ, NEM O LOBO GRANDE QUER O LOBINHO GOVERNADOR. ISSO É QUE DAR FICAR DO LADO DE LOBINHO, LOBÃO, SARNEY, ROSEANA, MURAD, JOÃO ALBERTO, LULA, DILMA, E TODA A MÁFIA NACIONAL.

  5. NEGAO

    OLHA A CARA DESSE INFELIZ

    ELE NÃO TÁ NEM AI…AFINAL TODAS AS CONTAS DELE E DOS SEUS SÃO PAGAS POR NÓS ABESTALAHADOS

  6. marcos

    Ainda bem que não foi 30% O lobo está ruivando….AUUUUUUUUUUUUUUUU

  7. Matheus

    Igual a primeira dama e candidata a deputada Federal Luana Alves Costa ou Costa Alves ninguém nem sabe que também é trinta % .

  8. juarez

    LOBO MAU!

  9. “Obrigado”, Lobão! Conta de energia vai aumentar 22,25% no Maranhão | Blog do Daby Santos

    […] Fonte: Blog do Luis Pablo […]

  10. Pobre lascado

    Quase foi 30 %%%%%

  11. Karly

    É isso aí meu povo maranhense, querem todas as suas contas subindo de preço e o Maranhão ir cada vez mais para o “buraco”?…é só continuar elegendo esses bandidos que usam terno e falam bonito.
    Esses mafiosos já estão há tantos anos nessa política do Maranhão e a única vez que eles lembram de vocês é justamente nessa época de campanha partidária.
    Pra vocês terem uma ideia por aí fora, em todos os demais Estados do Brasil que você chegar e disser que é do Maranhão o povo lhe recebe bem, mas, zomba desse Estado que é tão rico e ao mesmo tempo tão pobre!!!.
    Isso é triste para o povo…é justamente por isso, que devemos com a força do nosso voto, mandar a pilantra, isso mesmo PILANTRA!!!, da Roseana e companhia, imediatamente pra FORA DO MARANHÃO. São tantos anos mentindo e humilhando nós maranhenses, que é URGENTEMENTE incubido à nós maranhenses dár-mos à ela o tão famoso PÉ-NA-BUNDA, QUE ELA NOS DÁ HÁ VÁRIOS ANOS!!!.

    Atenciosamente,

    Uma maranhense indignada.

    Lilian K.

  12. o caveira

    Ta na hora do povo saber revindicar a coisa certa não vivemos um regine de parlamentarismo aonde um ministro tem poder de decisão se tem que cobrar de alguém sobre esse aumento abusivo cobre dos deputados que votaram a favor e da Dilma que acatou.

  13. Carlos Barroso

    ISSO É SÓ O COMEÇO. VEM MAIS COISA POR AI.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários