Desequilibrada, promotora chama jornalistas sem diplomas de corruptos

Por Luís Pablo Maranhão
 

Blog do Luis Cardoso

Promotora Sandra Soares de Pontes

Promotora Sandra Soares de Pontes

A promotora de Justiça Promotora Sandra Soares de Pontes, titular da Comarca de Pedreiras, aproveitou um evento promovido pelo Ministério Público naquela cidade para atacar jornalistas que não fizeram o curso de Comunicação Social.

Disse a doutora que “jornalista que não tem diploma espalham notícias, expondo e colocando em risco a vida da pessoa, recebendo uma determinada quantia em dinheiro, sendo assim também são corruptos”.

O evento realizado pelo MP era contra a corrupção, tendo como convidada de honra a ‘honestíssima’ prefeita de Pedreiras, Fátima Vieira, filha do não menos ‘honestíssimo’ ex-deputado federal Zé Vieira.

A promotora não declinou nomes e nunca o fez pelas vias judiciais, nem exerceu o papel de denunciar quem recebe dinheiro e de quem, mostrando que faz acusações aos vento e sem provas.

Ela agiu assim depois que suas conversas nada republicanas com um médico de Santa Inês pela cassação do prefeito afastado de Pedreiras para que a vice Fátima Vieira fosse empossada. A Procuradoria, ao invés de investigar o caso, referendou o erro da promotora. O médico é aquele que foi preso recentemente por se negar a pagar pensão alimentícia.

A doutora Sandra Pontes, talvez, não saiba que antes de existir o curso de jornalismo pela UFMA, já estavam em plena atividade no Maranhão jornais e emissoras de rádios.

Os jornalistas que trabalham nos veículos de comunicação, competentes por sinal, foram amparados legalmente e se registraram na DRT com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Maranhão, muitos atuando até hoje.

O Curso de Comunicação começou muito tarde. Ainda assim, jornalistas no Brasil que não alcançaram o diploma pelo simples fato de estarem, atuando mais cedo, são tão bons quanto os que saíram das faculdades. E nem preciso citar exemplos para não esquecer de vários e fazer injustiça.

O Supremo Tribunal Federal determinou o fim da obrigatoriedade do diploma para ser jornalista. Acho que jornalista nasce nas redações e se aperfeiçoa nas leituras.

Mas sou contra a decisão do STJ. Acredito que jornalista precisa hoje do curso de comunicação social para colocar na prática o que aprende na teoria.

A doutora, talvez, não saiba que antes de ser oficializado o curso de Direito, existiam bons advogados. E não vou citá-los para deixar que a promotora faça uma análise do período pretérito.

10 comentários em “Desequilibrada, promotora chama jornalistas sem diplomas de corruptos”

  1. joao

    Na realidade ela quis dizer que hoje tudo mundo se diz Jornalista , só porque escreve em Blog. E ela quer saber do que vive um blogueiro, se é do que escreve ou se tem algum salário. Tá certa a Promotora!!!

  2. Pedro Paulo

    Pq ela é desequilibrada?

  3. Ferreira

    Não entendo o porque da expressão desequilibrada. O fato dela expressar o que ela pensa está previsto na constituição federal e está disponível a todos os cidadãos, inclusive aos blogs que se mantém online por conta das várias acusações de injúrias e difamas que dão diariamente veiculadas sem nenhuma prova concreta ou inquérito para constatar quaisquer improbidade.

    Então, meu amigo, tenhamos uma balança e uma mesma medida.

    Fica a dica.

  4. folha do municipio

    a qui vai um exseplo em paço do lumiar rilton cria blog par extorqui agentes publico

  5. folha do municipio

    rilton nunca foi formado mais faz do blog dele seu meio de vida extorquindo agentes publicos e lideranças entao blogeiro rilton e corupto que nao e seu cazo

  6. Alan Couto

    Promotora está corretíssima

  7. Esmeralda

    MINISTERIO PUBLICO QUER MIDIA, COMO SEMPRE.

  8. jOÃO

    É COMO QUALQUER OUTRO PROFISSIONAL QUE EXERCE DETERMINADA PROFISSÃO SEM A DEVIDA FORMAÇÃO PARA ISSO.

    SIMPLES, RÁPIDO E FÁCIL.

  9. RAILSON

    ADVOGADOS DE PEDREIRAS DE INCOMPETENTES QUANDO EM CONVERSA COM DOUTOR ELA ORIENTA A VICE PREFEITA A TRAZER ADVOGADOS DE FORA PARA DEFENDÊ-LA, EM REPRESARIA A ELA NENHUM COMPARECEU A ATO PÚBLICO.
    JORNALISTAS SEM DIPLOMAS. ELA AGRIDE AS PESSOAS VERBALMENTE QUANDO O CHAMAM DE CORRUPTOS.
    ELA SE ACHA A PRÓPRIA JUSTIÇA.

  10. Joana Braga

    super concordo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários