Presidente do CREA-MA e mais sete engenheiros na mira da polícia…

Por Luís Pablo Maranhão
 
Presidente do CREA-MA, Cleudson Anchieta e o engenheiro civil Wilson Chagas, que foi flagrado negociando ART

Presidente do CREA-MA, Cleudson Anchieta e o engenheiro civil Wilson Chagas, que foi flagrado negociando ART

Um grupo de engenheiros suspeito de comandar um esquema de venda de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), está sob a mira da polícia.

O presidente do CREA/MA, Cleudson Anchieta, e mais sete profissionais da engenharia civil do Maranhão estão sendo investigados. Eles assinaram autorizações técnicas para o funcionamento do um parque de diversões em São Luís-MA, onde uma mulher morreu. Reveja aqui e aqui.

O caso foi denunciado ontem (14) no Jornal Nacional, que gravou um homem que se apresentou como engenheiro civil, identificado como Wilson Chagas, fazendo plantão na porta do Conselho Regional de Engenharia e negociando com um produtor da TV Globo a venda de uma ART. A reportagem mostrou que não é difícil conseguir uma dessas autorizações, mesmo sem nenhuma vistoria da obra.

O presidente do CREA/MA disse não ter ciência sobre a venda de ART dentro do Conselho. Mas reconheceu que assinou um formulário de uma das ARTs que autorizou o funcionamento do parque de diversão, que resultou na morte de uma pessoa.

Ao assistir a gravação do engenheiro civil vendendo ART, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos/MA, Antonio de Paula Angelim, disse que era “propina” e que quem emite uma “ART é responsável por aquele objetivo do começou ao fim”. Ele disse ainda que o trabalho exige acompanhamento.

Clique e veja a reportagem completa do JN:

10 comentários em “Presidente do CREA-MA e mais sete engenheiros na mira da polícia…”

  1. Jose João Macedo

    Sou eng,civil há 34 anos,o CREA há muito tempo vem sendo acusado de uma série de irregularidades.Só pago a anuidade porque preciso e eles são ágeis em executar na Justiça Federal o débito.Esse Conselho não me representa e me envergonha,o CONFEA é outra OCRIM.TCU/Polícia/J.Federal neles!!

  2. moises campos

    Lamentável essa gestão fazendo o Crea de balcão de negociatas, acobertamento e imoralidade. Isso pq o candidato Cleudson era o novo! Tá pior do q a corrupção dos antecessores.

  3. Francisco Sousa

    Qual a credibilidade que o Engenheiro Agrônomo Antonio de Pádua Angelim tem, pois o mesmo está na lista dos ficha suja do TCU pois na época que dirigiu a extinta COLONE vendeu bens, avião e outros desta instituição, também presidiu o CREA anos passado por 6 meses onde deixou débitos de Inss, Fgts, emprestimos consignado em folha dos funcionários, 5 meses de salários atrasados, fornecedores sem pagar que hoje totalizam 10 milhões de reais. Por último o mesmo teve campanha para Conselheiro Federal do Confea indeferida, qual credibilidade uma cara como esse tem?

  4. paulo roberto

    Isso e uma vergonha para nos engenheiros esse presidente do crea deveria e ter vergonha na cara e pedir para sair com essa falta de profissionalismo dele e uma imoralidade ele nao tem competencia.para administrar o crea. Imagina o que ele pode passar de moral para os colegas, ele nao representa nem ele mesmo.

  5. antonio carlos

    Você sabe quem colocou esse rapaz para ser Presidente do Crea? ele é de Colinas Maranhao, amigo de infância de Márcio Jerry, meche com obras no Maranhao inteiro, obras do Estado atual, tem muitas coisas debaixo do tapete, Presidente do Crea não ganha salário, como vive um Presidente sem salário, qual o interesse real de ser Presidente de um órgão sem remuneração? Tem muita coisa debaixo do tapete!

  6. Alberto

    Fiquei com vergonha da entrevista que esse rapaz (Presidente do CREA-MA) deu ao JN, falando que assinou uma ART de Estrutura Metálica. Será que ele não sabe que todos os brinquedos do parque são de estrutura metálica, falou inclusive que assinou uma ART RASCUNHO; ora senhor presidente, toda ART só se transforma em definitiva após o pagamento o que não invalida você receber dinheiro sem fazer vistoria, isso se chama propina, pixuleco, etc… Tenha vergonha nessa cara de bebê chorão. Fora presidente……………………………………

  7. MARIA COIMBRA

    Que falta de sorte os engenheiros estão tendo para serem representados .O presidente da gestão passada Alcino deixou o CREA no vermelho em todos os aspectos do financeiro ao humano . A gestão passada fez todos os tipos de negociatas e imoralidades possíveis com o nosso Conselho.O que mais indigna os profissionais é falta de respeito para com a gente.Essa prática é comum , pois o Conselho não apoia os profissionais .O empreiteiro é quem dá as cartas e tem todo apoio do Conselho.Os contratantes não querem pagar os honorários do acompanhamento das obras .O CREA está entregue a corrupção e a falta de ética a muito tempo.Nunca tivemos representantes dignos e de caráter.Não temos apoio no CREA apesar de pagarmos anuidades super caras.

  8. Sérgio Melo

    Presidente, peixe morre pela boca se lembre disso!!!!

    O mínimo de lisura e transparência seria V.S. se afastar do cargos para se defender.

    Por muito menos a justiça decreta prisão preventiva, e nesse caso, o Presidente ainda tem a cara cinica de conceder entrevista, querendo justificar o injustificável.

    É bom que os Engenheiros gravem a cara desse sujeito e não elejam nem ele, nem seu sucessor.

    Diversos outros conselhos de classes já tiveram presidentes que era um rosto novo com um discurso de mudança, e no dia a dia, foram os piores e cometeram as piores atrocidades.

  9. carlos braz

    O pior é a cara cínica desse presidente do Crea ainda sorrindo da situação.

  10. Cristianna.

    Pilastra e mentiroso.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários