Peritos Oficiais decretam paralisação

Por Luís Pablo Maranhão
 

Peritos MA

Os peritos oficiais do estado do Maranhão, em assembleia realizada no dia 9 de junho, na sede do Instituto de Criminalística (ICRIM), decidiram rejeitar a proposta do Governo.

Após uma negociação exaustiva de um ano e seis meses, a categoria já havia cedido a todos os pedidos do governo, eles decidem apresentar uma tabela de reajuste de 15%, dividido em três parcelas, de 6%, 6% e 3% respectivamente para os anos de 2016, 2017 e 2018.

“Ressalte-se que, dentro da mesma Instituição, Polícia Civil, o tratamento dado pelo Governo às categorias que compõem a mesma foi extremamente diferenciado, de um lado figura aquela agraciada com 40.7% de reajuste em seu subsídio, implantados ao longo do ano de 2015 e em última parcela no mês de junho de 2016, no outro extremo, relegados ao descaso, estão as outras categorias, tão dignas quanto aquela, de receberem tratamento equivalente. As demais, nossa categoria inclusive, foram ‘merecedoras’ de ínfimos 5% no ano de 2015, nada além. Estabeleceu-se um verdadeiro abismo. Em uma balança de dois pesos e duas medidas, foram criadas as bases do desequilíbrio e da insatisfação”, afirmou a presidente da Apotec, Anne Kelly.

Dessa forma, a categoria não teve outra escolha, senão deliberar por uma paralisação de 48h, que terá inicio na próxima quinta-feira.

Peritos MA 2

3 comentários em “Peritos Oficiais decretam paralisação”

  1. aristoneide

    Enquanto esse tipo de tratamento injusto e discriminatório for dado à perícia criminal do maranhão nunca teremos crimes solucionados como deveriam; faltará sempre justiça plena e a impunidade vai continuar campeando nas terras das palmeiras. Lamentável a proposta do governo Flávio dino.

  2. João Luiz de Carvalho

    Já ha muito tempo a preferencia por parte do governo por esta determinada categoria de servidores da Policia Civil é patente, as outras categorias, e preferencialmente a dos Peritos Criminais, sempre foram excluídas. Isso tudo só vai acabar quando e se ocorrer a autonomia da Policia Técnica. Estou verdadeiramente solidário a classe, embora já não conte muito a minha solidariedade

  3. Marosi

    E lamentável como o governador Flávio Dino, em que pese toda sua bagagem jurídica, inclusive com passagem pela magistratura, se furta de dar aos peritos oficiais do Maranhão a valorização que está categoria por justiça merece. São eles que produzem a prova material dos mais diversos crimes, prova está que é considerada a “Rainha das provas” e que serve como principal base para que os promotores de justiça possam fundamentar suas denúncias e os juízes de direito possam julgar de forma segura e assim a sociedade tenha a certeza de decisões judiciais justas. A sociedade como um todo perde muito com a falta de valorização a estes qualificados profissionais, experts na função de desvendar até os mais complicados crimes, através do conhecimento científico e do uso de tecnologias. É penoso o tratamento que o governo dispensa aos peritos criminais, subestimando sua importância e relegando o trabalho pericial, realizado sem o uso da força física, mas tendo por arma a inteligência científica, ao segundo plano. Parabéns peritos oficiais criminais pela coragem de lutar e que a vitória de vocês seja conquistada para o bem da sociedade que clama por justiça!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários