MP pede interdição do condomínio Jardim de Toscana por risco de explosão

Por Luís Pablo Maranhão
 

Condomínio Jardim de Toscana

Condomínio Jardim de Toscana

O Corpo de Bombeiros do Maranhão, recebeu um pedido do Ministério Publico, com um laudo solicitando a imediata interdição do Condomínio Jardim de Toscana, localizado no bairro do Cohafuma, em São Luís.

De acordo com o MP, existe risco de explosão no local, além de, comprometimento na estrutura. A medida foi tomada após os próprios moradores denunciarem o caso no órgão fiscalizador.

Na denúncia, os moradores relatam que o forte cheiro de gás é constante no local, o que preocupa as centenas de famílias que habitam no condomínio. O conjunto Jardim de Toscana faz parte do conjunto habitacional Jardins que possui cinco edifícios.

A decisão foi tomada após uma avaliação no local onde ficou constatado que a integridade das 288 famílias existentes no local está comprometida.

Além do crime ambiental ocorrido desde a construção do condomínio, o MP alega a construção em cima de lençóis freáticos o que pode está ocasionando a série de problemas.

“Já enviei o ofício para o Corpo de Bombeiros pedindo a interdição do prédio. A construtora foi notificada para arrumar e não arrumou e por isso vamos remeter o caso à polícia para investigar a parte criminal”, disse a promotora Lítia Cavalcanti.

Uma vistoria deverá ser realizada ainda essa semana pelo Corpo de Bombeiros. Há possibilidades de ser pedida a evacuação do local, o que irá deixar várias famílias desabrigadas.

Os moradores relataram durante a denúncia que o empreendimento não possui sistema de abastecimento de água, tem problemas no sistema de segurança de combate de incêndio, no sistema de gás e até mesmo problemas no sistema de proteção de descarga atmosférica.

Nota na íntegra da Cyrela

“A Cyrela não foi intimada de nenhum requerimento judicial formulado pelo Ministério Público para a interdição do Jardim de Toscana. A Empresa nunca se recusou a efetuar as melhorias indicadas pelas Autoridades competentes. Estamos atendendo todas as exigências que foram sendo formuladas ao longo do tempo pelo Corpo de Bombeiros do Estado.”

4 comentários em “MP pede interdição do condomínio Jardim de Toscana por risco de explosão”

  1. Manoel Henrique

    Como o Corpo de Bombeiros deu a licença para a moradia se existe todos estes problemas, como o projeto de Combate a Incêndio foi aprovado são perguntas que deveriam ser feitas.

  2. José Iran

    Não me surpreende que a Cyrela tenha falhado na edificação de algum(ns)blocos pois,a mesma “fez o que quiz nessa cidade sem lei,ou melhor fazendo a lei dela,junto à gestores públicos($$$).Nos Jardins,a mesma comprou uma área e ultrapassou a mesma invadindo “àreas públicas”(construiu um luxuoso prédio de escritórios à frente do condomínio,ultrapassando o recuo definido pelo Código Municipal(vide o alinhamento do mesmo e compare com os seguintes edificações ao lado:Lojas Americanas,Potiguar,Casa de Eventos etc.),até a rede de alta tensão da estatal Eletronorte,foi removida “mais à frente”.Inviabilizando uma futura duplicação da tão congestionada av. Jeronimo de Albuquerque.Pelo visto,com “autorização da gestão do falecido Prefeito João Castelo.Não é uma denuncia,tá tudo lá pra todo mundo ver.Agora,nesse caso especifico do bloco suspeito,acredito muito na competencia e eficiencia da Dra.Lítia Cavalcante que, há muito vem demonstrando seu trabalho em defesa do consumidor.P.S.A mesma diz na nota que vem atendendo as exigencias do Corpo de bombeiros ao “longo do tempo”.Brincadeira!!! Os blocos só deveriam ser entregues,com as exigencias JÀ CUMPRIDAS.

  3. Manoel Henrique

    Excelente observação a Promotora não sabe o que fala. Como ela diz que vem atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros ela deveria falar que irá cobrar o estrito cumprimento legal. O Corpo de Bombeiros deve procurar olhar como o projeto foi aprovado dentro da Corporação e pior como conseguiram a liberação da licença de funcionamento. Se ela quer resolver mesmo que comece entro do Corpo de Bombeiros fazendo as perguntas que o COSCIP indica já que ela é fiscal da Lei.

  4. BRUNO SOUSA

    EXISTE O MESMO PROBLEMA OU ATÉ A PIOR NO CONDOMÍNIO VITORIA SÃO LUIS NA ESTRADA DE RIBAMAR QUE FOI A MESMA CYRELA QUE CONSTRUIU , MAIS COMO LA É UM CONDOMÍNIO DO MINHA CASA MINHA VIDA NINGUÉM VAI LA FAZER NADA , NO VITORIA A CYRELA ENTREGA O CONDOMÍNIO TOTALMENTE DIFERENTE DE QUANDO VENDEU , VAMOS LA PROMOTORIA LIDIA AJUDA O PESSOAL DO VITORIA TAMBÉM .

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários