Governo suspende shows e férias de servidores da saúde por causa do coronavírus; veja outras medidas

Por Luís Pablo Maranhão
 
Fachada do Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão

Fachada do Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão

O governo do Maranhão anunciou nesta segunda-feira (16) a edição de decreto com medidas temporárias e restritivas de prevenção ao novo coronavírus no estado. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino (PCdoB) por meio de uma rede social. Atualmente, não há casos da doença confirmados no Maranhão.

Entre as medidas, estão a suspensão de eventos com grande aglomeração de pessoas que exijam licença expedida pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) ou Delegacia de Costumes. A restrição também atinge seminários e congressos realizados por órgãos governamentais, exceto para casos urgentes ou inadiáveis.

Restaurantes e estabelecimentos comerciais devem garantir a distância de no mínimo, duas mesas. Os proprietários e gerentes devem assegurar que os locais estejam o mais arejado possível para atender aos clientes. As fiscalizações serão realizadas pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon).

Servidores estaduais a trabalho em outros países foram afastados de suas atividades por conta da ameaça da Covid-19. A medida também atinge funcionários públicos que estejam de férias em locais com casos confirmados da doença. Caso apresentem sintomas, eles devem ser notificados à Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP).

Caso seja confirmado algum caso suspeito da doença nos servidores, o governo determinou o afastamento por até 14 dias, até que o resultado dos exames seja divulgado. Durante o período, eles devem ser isolados e não devem sair do estado do Maranhão.

Férias suspensas

O governo também suspendeu, por 60 dias, as férias de todos os servidores do sistema de saúde estadual. De acordo com o secretário de saúde, Carlos Lula, o objetivo é garantir que todo o efetivo de servidores esteja disponível para atender os casos suspeitos e possíveis casos confirmados do coronavírus no estado.

“A gente vai precisar desses funcionários a todo o vapor funcionando. Nós já havíamos tomado a medida na sexta-feira (13) em algumas unidades, mas vamos estender de modo geral para todo o sistema de saúde, vamos estar suspendo as férias de todas as pessoas. Vamos estar precisando de um número máximo de pessoas por 60 dias”, disse Carlos Lula.

Outras medidas

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) suspendeu por 30 dias as aulas no nove campus da instituição no estado. A suspensão também atinge servidores da universidade, em especial, os maiores de 60 anos ou que estão nos grupos de risco da doença. O horário de funcionamento dos campus será alterado por conta da mudança.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomendou que alunos que estejam apresentando sintomas de resfriado, gripe ou similares, que não frequentem as escolas da rede estadual de ensino, até o desaparecimento dos sinais.

Centro de Testagem

Começou a funcionar nesta segunda-feira (16) o Centro de Testagem na Policlínica Diamante, em São Luís. O local é o primeiro centro do país especializado em exames laboratoriais de pessoas que apresentem sintomas com ou sem febre, mas que tenham viajado para áreas de risco ou mantido contato com pessoas que possuem o coronavírus.

De acordo com Carlos Lula, o centro foi montado a partir da experiência executada pela Coreia do Sul, que implantou um modelo similar de testagem de pacientes suspeitos para o Covid-19, e conseguiu diminuir o número de casos da doença. Além de exames para o coronavírus, o centro também realiza testagem para casos de H1N1 e outros vírus.

“Já tem algumas pessoas que foram fazer o teste e foi uma proposta dos infectologistas do estado. Ele se baseia em uma medida correta aplicada na Coreia do Sul, uma medida bem feita lá e eles conseguiram, diferente de outros países que adotaram, conseguiram controlar a doença basicamente testando e isolando. Essa é a medida que nós queremos com o Centro de Testagem que é que a pessoa com 14 dias e veio de um local com certeza da contaminação ou teve contato com alguém que é suspeito ou positivo para o coronavírus, e essa pessoa começa a ter sintomas, começa a ter coriza, começa a tossir, ele pode se dirigir ao centro para realizar os exames”, explicou o secretário.

O centro será instalado na Policlínica do Diamante, em São Luís

O centro será instalado na Policlínica do Diamante, em São Luís

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Dicas de prevenção contra o coronavírus

Dicas de prevenção contra o coronavírus

(Com informações do G1MA)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários