PMs serão chamados para reforçar segurança em fóruns

Por Luís Pablo Polícia
 

Do Imirante:

Mais 34 policiais militares da reserva renumerada devem ser chamados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), até o fim deste mês, para reforçar a vigilância de fóruns de São Luís e do interior do Estado.

Será a primeira ação abrangente do órgão, na gestão do presidente Antônio Guerreiro Júnior, para proteger as unidades contra atos de vandalismo, roubo e garantir a integridade de juízes e servidores. “A exemplo da Diretoria de Segurança Institucional, eles terão orientação para atuar preventivamente”, explica o presidente.

Os policiais foram indicados pelo gabinete militar do TJ-MA ao setor de Recursos Humanos e aguardam o fim do trâmite administrativo do processo de designação na função. Já existem 116 policiais atuando da mesma forma, por causa de um convênio celebrado, no ano passado, entre o Tribunal, a Corregedoria e o governo do Estado.

Em maio de 2010, foram contratados 45 policiais da reserva renumerada. Como o processo de seleção é contínuo, o número só aumenta à proporção que a demanda ocorre. Segundo dados do gabinete militar, São Luís e mais 47 municípios contam que este reforço garante maior tranquilidade a magistrados e servidores no atendimento das demandas judiciais.

“A meta é atingir 100% das comarcas. Temos, atualmente, cerca de 50% contempladas. O problema para conseguirmos isso é a falta de efetivo interessado, pois a maioria dos policiais da reserva renumerada é da capital e nossa necessidade é para o interior”, diz a major Cornélia.

Seleção

Ao tenente-coronel Pedro Ribeiro, chefe do Gabinete Militar, cabe a missão de selecionar e indicar os policiais militares. “Utilizar a força de trabalho desses policiais valoriza o trabalho deles, que prestaram serviço na ativa por cerca de 30 anos. Eles dão segurança, tanto patrimonial quanto em relação às pessoas que se dirigem aos fóruns”, ressaltou.

Em razão da oferta contínua de vagas, o processo de seleção de interessados não se interrompe. As inscrições ocorrem na sede do Quartel Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luís, no setor de Diretoria de Pessoal.

Com o incentivo, o tribunal oferece ao policial militar da reserva remunerada auxílio-alimentação e mais um aditivo de 50% no valor do subsídio pago pelo governo do Estado. Mais informações pelo telefone (98) 2106-9535.

Critérios

Os interessados no trabalho de segurança nos fóruns da capital e do interior terão de ser obrigatoriamente:

– Polícia Militar da reserva remunerada;

– Não ter ido para reserva por incapacidade definitiva laboral;

– Apresentar boas condições físicas e psicológicas e, ainda, certidões negativas da Justiça militar e comum;

– Não ter sido condenado por sentença transitada em julgado com pena superior a dois anos de prisão ou qualquer outra pena por crime infamante ou ofensivo à dignidade militar.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários