Advogado preso com bando que aplicava golpes pelo WhatsApp é solto

Por Luís Pablo Polícia
 
Advogado José Santos Sobrinho

Advogado José Santos Sobrinho

Foi posto em liberdade o advogado José Santos Sobrinho, que foi preso na última sexta-feira (15) pela Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Mais detalhes aqui.

O advogado teve decretado a prisão preventiva pelo Estado de Santa Catarina por envolvimento com seu cliente Leonel Silva Pires Júnior, apontando como chefe da quadrilha que aplicava golpes pelo WhatsApp em políticos e empresários. Saiba mais aqui.

Leonel é acusado de desviar R$ 250 mil do Fundeb do município de Anita Garibaldi, em Santa Catarina. O prefeito da cidade, João Cidinei (PR), teve o celular clonado e dinheiro da Educação foi desviado.

Durante a investigação policial, foi constatado que o advogado José Santos recebeu na sua conta a quantia de R$ 20 mil de Leonel e ainda o acompanhou em uma negociação imobiliária.

No pedido de Habeas Corpus para Justiça de Santa Catariana, advogado alegou que o dinheiro foi “a título de honorários advocatícios” e que ter acompanhado Leonel numa negociação imobiliária é “trabalho típico do exercício da função de advogado.”

Na decisão que determinou a soltura do advogado José Santos Sobrinho, o desembargador Selso de Oliveira disse que “há que se ter todo cuidado no sentido de evitar que, sob premissas não efetivamente consistentes, se resulte, como destacado na inicial deste writ, por criminalizar conduta que não transponha o exercício da advocacia.”

Ainda na decisão, o magistrado catarinense disse que “o paciente é primário e sem antecedentes criminais na unidade federativa de sua residência (Maranhão), enquanto que a certidão de p. 65 também esclarece que nada consta contra o mesmo em Santa Catarina”.

José Santos Sobrinho foi solto no dia seguinte, a decisão deferindo seu pedido de HC saiu no último sábado, dia 16.

VEJA A DECISÃO NA ÍNTEGRA

2 comentários em “Advogado preso com bando que aplicava golpes pelo WhatsApp é solto”

  1. júnior

    20 conto por uma consultoria imobiliária, como diz aquele ditado, quem atira com pólvora alheia não mede distancia, ou seja, quem ganha dinheiro fácil não tem pena de gastar, o advogado só recebeu pelo serviço prestado, embora tenha sido caro.

  2. joão

    Hoje prende-se para depois investigar, quem ai pedir desculpas para o advogado pela arbitrariedade? justiça não se faz com prisões sem o minimo de fundamentação, achismo não é prova de crime.
    não o conheço, porém indignado!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários