Absurdo: bebê é velado ainda vivo em Chapadinha

Por Luís Pablo Política
 

Aconteceu mais um descaso na saúde do município de Chapadinha, na gestão da prefeita Danúbia Carneiro.

Um bebê de quase um mês, chamado Renan Abreu Lopes, foi internado desde o dia 28 de fevereiro no Hospital das Clínicas de Chapadinha (HCC) com problemas de saúde.

Os pais foram comunicados que a criança precisaria ser transferida às pressas para o Hospital Aliança, em São Luís, onde um leito já o aguardava. Mas infelizmente por conta da situação caótica em que se encontra a saúde de Chapadinha, Renan não foi transferido por falta de ambulância.

Na semana passada, no dia 05 deste, por volta de 9h15, a equipe médica do HCC declarou óbito ao bebê, apesar de seus pais, Maria Raimunda de Sousa Abreu e Edson Lopes Pereira, perceberem que a criança ainda tinha sinais vitais, sendo contrariados pelas enfermeiras, que disseram que o médico havia declarado o óbito da criança.

Logo após, deram uma caixa de papelão para ser transportado o corpo, no entanto, os pais se recusaram à levá-lo nesta condição deprimente. Imediatamente conseguiram um caixão e logo conduziram para o velório na Vila Isamara.

Às 11h00 Renan ainda suspirava dentro do caixão e todos diziam que ele estava vivo, os pais desesperados retiraram o bebê e levaram novamente ao HCC onde colocaram no oxigênio. O Conselho Tutelar e o Conselho de Saúde foram acionados para tentar ajudar. Estiveram presente no local os senhores Paiva e Chico da Cohab representando o Conselho de Saúde e a equipe do Conselho Tutelar: Silvana, Fátima e Joselito.

O Sr. Joselito do Conselho Tutelar, após saber do fato, entrou em contato com a secretária de Saúde, que se prontificou a encaminhar Renan urgentemente para São Luis. Mas infelizmente a decisão foi tarde demais. O bebê lutou como pôde para sobreviver até o seu último suspiro.

Por volta de 13h00, o bebê não resistiu e se tornou mais uma vítima dessa “infame saúde”, por parada cardiorrespiratória. Renan em momento algum foi avaliado por um médico pediátrico desde o dia que foi internado.

Veja abaixo o vídeo que mostra o triste fim do bebê Renan:

Espero que o eco dos suspiros de socorro de Renan possa desobstruir a corrupção das autoridades que se dizem competentes

Somos fracos e inertes diante desta realidade, pois imaginamos que isto nunca acontecerá conosco.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários