Fraude nas eleições na UEMA é tema de discurso no plenário da Câmara

Por Luís Pablo Política
 

Nesta semana, o Deputado Domingos Dutra (PT/MA) foi ao plenário da Câmara para falar sobre o as denúncias de fraudes na eleição para a reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). De acordo com o parlamentar, a UEMA é a única no seguimento de natureza pública do Maranhão – Estado com cerca de 6 milhões de habitantes e 217 Municípios. “A Universidade tem mais de 30 mil estudantes estão espalhados em 31 campi que, infelizmente, sempre foi utilizada para fins meramente políticos”, destacou o Parlamentar.

Segundo o Deputado, a Universidade estendeu seus cursos a outros campi, mas não criou estruturas necessárias para prestar um bom ensino aos estudantes. “Hoje os núcleos de extensão da UEMA estão falidos e sem biblioteca. A maioria dos professores é por contratados temporários – não têm estabilidade, segurança jurídica e autonomia para desenvolver uma política educacional eficiente e independente”, denunciou o Parlamentar.

De acordo com informações, cerca de 400 professores contratados (que não têm direito ao voto) participaram das eleições para reeleger o reitor José Augusto. Várias denúncias foram registradas em atas de urnas durante o pleito, no entanto, a Comissão Eleitoral se negou em divulgar a listagem com o número e nome dos votantes. Após o caso ser comunicado à Justiça, a listagem foi depositada em juízo, porém, ao confrontar a listas de votação com a lista depositada os dados não bateram.

“Ainda hoje a eleição da UEMA está sub judice. O atual Reitor foi reeleito ou ‘trieleito’ sob contestação, pois, de acordo com o estatuto da Universidade, é permitida apenas uma reeleição. Resultado: liminares para lá, liminares para cá; liminares pela manhã; liminar que derruba liminar durante a noite”, explicou o Deputado Domingos Dutra ao lamentar que esse fato viola a democracia e impede investimentos.

Para sanar o problema, Domingos Dutra solicitou que o Poder Judiciário decida de forma célere quem deve continuar na direção da UEMA para que não haja problemas durante o ano letivo ao acadêmico. “É preciso que o Governo do Estado faça investimento maciço, que cumpra a Constituição Estadual, no sentido de garantir autonomia financeira, funcional e administrativa à UEMA para estender seus campi”, destacou o Deputado.

“É impossível que um Estado se desenvolva com o nível da educação básica e superior que temos”, concluiu o Deputado Domingos Dutra do alto da tribuna.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários