Nepotismo cruzado contamina o Estado do Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

O Supremo Tribunal Federal (STF) proíbe o nepotismo nos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo no âmbito da União, dos Estados e dos municípios, inclusive na modalidade cruzada.

Mas aqui no Maranhão a prática do “nepotismo cruzado” é comum, entre os gestores públicos. A exemplo citado no blog do Luis Cardoso.

O nepotismo cruzado ocorre quando um agente público emprega o familiar do outro e vice-versa como troca de favor.

A súmula do STF proíbe os parentes até 3º grau de autoridades e funcionários que foram nomeados para cargos de confiança no serviço público. Mesmo que estejam há tempo no cargo, esses parentes terão de deixar o posto. Como exemplo: o caso de Alina Silva Sarney Costa, esposa do deputado estadual, Edilásio Júnior. Que já estava na Assembleia Legislativa, mas não saiu após seu marido assumir, e o pior de tudo, nem aparece na repartição. Um verdadeiro absurdo!

Os parentes atingidos pela súmula são cônjuge, companheiro, pai, filho, tio, sobrinho, cunhado, avô, neto, sogra, sogro, genro, nora, bisavô e bisneto. A súmula não faz referência aos companheiros homossexuais.

Nos termos do artigo 2°, incisos I e II, da sobredita resolução, “Constituem práticas de nepotismo, dentre outras:”

I – o exercício de cargo de provimento em comissão ou de função gratificada, no âmbito da jurisdição de cada Tribunal ou Juízo, por cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, dos respectivos membros ou juizes vinculados;

II – o exercício, em Tribunais ou Juízos diversos, de cargos de provimento em comissão, ou de funções gratificadas, por cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau, inclusive, de dois ou mais magistrados, ou de servidores investidos em cargo de direção ou de assessoramento, em circunstâncias que caracterizem ajuste para burlar a regra do inciso anterior meidante reciprocidade nas nomeações ou designações.”

2 comentários em “Nepotismo cruzado contamina o Estado do Maranhão”

  1. DUDUZINHA

    AQUI EM BARRA DO CORDA, NOS COMÍCIOS DO NENZIN…, DE PEITO ABERTO ELE JÁ DIZIA:!! NEPOTISMO NÃO É CRIME,… O JUDICIÁRIO É O PRIMEIRO A PRATICAR TAL MODALIDADE.
    BASEADO NISSO ELE RECONDUZIU OS MESMOS, PARENTES-SECRETÁRIOS DE NOVO AOS SEUS DEVIDOS CARGOS, SENDO:
    PEDRO TELES-SECRETÁRIO DE FINANÇAS(FILHO)
    SANDRA MARIA-SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO(FILHA)
    SANDRA HELENA-SECRETÁRIA DE SAÚDE(FILHA)
    MANOEL MARIANO JUNIOR-SECRETARIA DE OBRAS(FILHO)
    INAMAR MEDEIROS-ENGENHEIRO DE OBRAS E SANEAMENTO(GENRO)
    MAJOR DO EXERCITO NA ATIVA DR.HERMOGENES-DIRETOR DO HOSPITAL A. FIGUEIRAS(GENRO)
    FRANCISCA TELES DE SOUSA”SANTINHA”-SEC. DE ASSISTENCIA SOCIAL(ESPOSA)
    MANUELA BARBALHO-CIRURGIÃ DENTISTA-PSF(NETA)
    MARIANA BARBALHO-CIRURGIÃ DENTISTA-PSF(NETA)
    NAUKEUANE CUNHA-ENFERMEIRA(DONA DO HELICOPTERO E SOBRINA DO RIGO)
    TODA OBRA DA PREFEITURA SÓ QUE GANHA AS LICITAÇÕES SÃO ELES MESMOS.
    OBRA DE ASFALTO(PEDRO,INAMAR E SANDRA)
    CALÇAMENTO(NENZIM PEDRO E INAMAR)
    MERENDA ESCOLAR(NENZIM, SANDRA E SANTINHA)
    COMBUSTIVEIS(ADIVINHA????)
    SEMPRE QUE HÁ LICITAÇÕES, A SALA FICA CHEIA DE SEGURANÇAS PARA QUE, NÃO ENTRE QUEM POSSA CAUSAR PREJUISOS PARA OS SEUS ESQUEMAS….

  2. ZARADAN KORAKIAN

    Pablo,
    Ainda não tinha lido nada do seu blog, mas dou-lhe os parabéns pela coragem de denunciar essa canalhice aí no Estado do Maranhão, onde, ao que tudo indica, não há o menor respeito ao STF, que proíbe o nepotismo em todas as suas formas.
    No Maranhão, tudo quanto é autoridade finge que a lei federal não existe, e o nepotismo cruzado desde há muito vem sendo praticado sem que ninguém, muito menos a Justiça, tome providências em contrário. Aliás, juízes e desembargadores são dos primeiros a transgredir a lei que deveriam, por dever de ofício, respeitar e fazer cumprir.
    É, no reino de Pasárgada, todos querem ser amigos do rei para ter sua boquinha.
    SDS
    ZARADAN KORAKIAN

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários