Protesto contra Barack Obama termina em prisões

Por Luís Pablo Brasil / Política
 

Os advogados do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado no Rio de Janeiro (PSTU/RJ) entraram ontem (19) com um pedido de habeas corpus para tentar libertar as 13 pessoas detidas dia 18 deste, após manifestação contra o Consulado dos Estados Unidos na capital fluminense. No episódio, ficou ferido um vigilante do prédio, atingido por um coquetel molotov.

A informação foi dada pelo presidente do PSTU/RJ, Cyro Garcia. O partido alega que não há provas contra os detidos, que não têm direito a fiança.

”E foi assim o tempo todo. Só que no final, na chegada ao consulado norte-americano, houve elementos infiltrados na passeata, que era pacífica. E lançaram o coquetel molotov, ensejando essa ação da polícia”, disse Cyro Garcia.

Garcia relatou que entre as pessoas presas estão trabalhadores, estudantes, donas de casa, aposentada e um menor de 16 anos, “que não tiveram nenhuma responsabilidade” em relação ao episódio. Os detidos foram enquadrados por tentativa de incêndio e lesão corporal e são considerados criminosos comuns. Dez pessoas são militantes do PSTU.

Na avaliação do presidente do partido no Rio, a provocação feita pelos elementos infiltrados no ato visou “a jogar a repressão contra a manifestação pacífica” que estava sendo realizada. Um dos objetivos, frisou, seria tentar esvaziar o protesto que está sendo convocado para hoje (20), às 10h.

Abaixo a lista dos 13 presos políticos no ato de sexta-feira. Destes, 10 são militantes do PSTU. Os homens foram levados ao presídio de Bangu 8 e as mulheres, para o de Àgua Santa.

Gilberto Silva – eletricista

Rafael Rossi – professor de estado, dirigente sindical do SEPE

Pâmela Rossi – professora do estado e casada

Thiago Loureiro – estudante de Direito da UFRJ, funcionário do Sindjustiça

Yuri Proença da Costa – funcionário dos Correios

Gualberto Tinoco “Pitéu” – servidor do estado e dirigente sindical do SEPE

Gabriela Proença da Costa – estudante de Artes da UERJ

Gabriel de Melo Souza Paulo – estudante de Letras da UFRJ, DCE-UFRJ

José Eduardo Braunschweiger – advogado

Andriev Martins Santos – estudante da UFF

João Paulo – estudante Colégio Pedro II

Vagner Vasconcelos – Movimento MV Brasil

Maria de Lurdes Pereira da Silva – doméstica

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários