Lobão: Vale segue à frente nas negociações para entrar em Belo Monte

Por Luís Pablo Brasil / Política
 

Por Rafael Bitencourt

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou hoje que a empresa Norte Energia SA, responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica de Belo Monte, ainda não concluiu negociações com os grupos empresariais interessados em assumir a participação de 9% da Bertin no empreendimento.

No entanto, o ministro sinalizou que, atualmente, a Vale é a empresa autoprodutora – que gera energia para consumo próprio – que mais evoluiu nas negociações com os sócios empreendedores.

“A Vale está mais avançada, poderá ser ela”, disse o ministro ao fim de cerimônia de assinatura de termo de compromisso para executar projeto de eficiência energética nas instalações da sedo do Ministério de Minas e Energia.

No mês passado, Lobão disse que havia pelo menos sete empresas em negociação com a Norte Energia, sendo duas chinesas e cinco outras companhias (Vale, Gerdau, EBX, Votorantim e Alcoa). Na ocasião, o ministro afirmou que o principal critério seria de quem pagar mais pela participação, que é destinada somente a autoprodutores.

Desde o lançamento da licitação da hidrelétrica, realizada há um ano, a Vale era uma das empresas mais cotadas para assumir parte dos 10% destinados aos autoprodutores. Uma das principais razões está no fato de a companhia já está instalada no Pará, estado onde será construída a usina.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários