Se ferrou: Justiça condena e manda afastar prefeito de Apicum-Açu

Por Luís Pablo Política
 

Prefeito de Apicum-Açu, o Cecé Monteiro

O prefeito de Apicum-Açu, Sebastião Lopes Monteiro, mais conhecido como Cecé Monteiro, foi condenado pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a cinco anos de reclusão, em regime semiaberto, e três anos e seis meses de detenção, em regime aberto, e determinou o seu afastamento da prefeitura.

O gestor responde a ação penal movida pelo Ministério Público em que é acusado de várias irregularidades praticadas no ano 2000, quando também administrou o município.

Em uma suposta fraude de recursos do SUS, o desfalque nos cofres públicos seria de mais de R$ 157 mil. Ainda cabe recurso da decisão tomada na sessão desta quinta-feira, 12.

O MP acusa o prefeito de contratar obras públicas e serviços sem licitação, fragmentar despesas para não ter que realizar processo licitatório, desviar verbas públicas, apresentar notas fiscais falsas, não aplicar os percentuais devidos na manutenção do ensino fundamental e na remuneração dos professores, realizar despesas indevidas na aquisição da merenda escolar, além de apresentar balancetes fora do prazo.

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), à existência de contratos de execução de obras e serviços com empresas irregulares, que teriam emitido notas fiscais adulteradas. O prefeito também não teria obedecido ao limite mínimo de 60% do Fundef para pagamento de professores.

6 comentários em “Se ferrou: Justiça condena e manda afastar prefeito de Apicum-Açu”

  1. Mário Filho

    Pelo que li, parece-me que a decisão é recorrível. Resta ao prefeito lutar para não ser afastado de imediato. Alguém sabe quem é o advogado dele?

  2. Ruth

    Tenho certeza que o prefeito dessa cidade vai conseguir recorrer e retomar ao seu posto merecido…..a oposicao esta adorando tdo isso, porem eles nao enxergam o que cece ja fez e faz por apicum. o ser humano e cabiveis de erros, e ainda ficam lado que ele e mais o rico do que a prefeitura grande mentira. sera possivel que um prefeito nao tem direito de ter uma casa um carro so por isso e mais rico aff… quanta inveja

  3. Anônimo

    Para quem não conheceu e não sabe, o Cecé Monteiro não nasceu na pobreza. Sempre teve uma vida financeira muito boa, antes de entrar na política. Graças a ele Apicum-Açú se tornou município. Foi ele quem tomou frente na luta pela emancipação de Apicum-Açú e foi o primeiro prefeito do município a governar por dois mandatos seguidos e o que hoje tem no município foi feito por ele.
    Teve um outro prefeito que antecedeu esse atual mandato dele que nada fez de bom pelo município ficando quatro anos parado no tempo sem nenhum benefício receber esta é uma declaração ou relato de uma pessoa que conheceu Cecé, a família, o caráter, personalidade dele. Para quem acha que o Cecé não presta é só inveja e gostaria de estar no lugar dele.
    É uma pena que essas pessoas não entenderam que Deus nos deu a vida para cada um cuidar da sua. E eu desejo do que Deus abençoe, ilumine e dê em dobro e em triplo tudo o que as pessoas desejarem ao Cecé. Abraço e que Deus os abençoe.

  4. Anonimo2

    Não me lembro dessa epoca em que Cece Monteiro era bem financeiramente antes de entrar na politica. Tudo o que ele tem hoje, foi o que ROUBOU da pobre população de Apicum-açu. Vc deve ser um temendo de um “Puxa Saco” que perde o seu tempo escrevendo bobagens que todo mudo sabe que nao e verdade. O que Cece tinha antes de entrar na prefeitura?? Um clube, uma casa num bairro nobre em São Luis, varios carros? Ele ja tinha tudo isso?? E quem vai ter inveja de um ladrão, de uma pessoa com dupla personalidade, ou ate um psicopata, sei la o que ele e. Te garanto que ninguem tem inveja de pessoas com esse caráter.

  5. Ruth

    Para esse desiformado, o cecé sempre foi um sujeito trabalhador, embora o seu pai tivesse posição privilegiada financeiramente, mas nunca deixou de trabalhar, era o comerciante mas promiossor na região antes de ingressar na politica, época em que foi vice prefeito da cidade Bacuri, sempre teve uma vida confortavel, inclusive uma casa na capital, adiquirida em 1986, e tenho certeza que a populçao de Apicum-Açu é muito grata por tudo que ele ja fez, graças a ele Apicum-Açu se tornou cidade, gerando hoje a cobiça dos invejosos.

  6. Mário

    “SE FERROU” KKK!!! Quem se ferrou mesmo?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários