Que vergonha: ministro duas vezes e afastado por escândalos fraudulentos

Por Luís Pablo Política
 

Antonio Palocci: uma vergonha para nação

Não é de hoje, que o ex-ministro Antonio Palocci envergonha a nação brasileira, com seus inúmeros escândalos por fraude no Governo Federal.

Em 27 de março de 2006, Antonio Palocci foi demitido pelo presidente Lula do cargo de Ministro da Fazenda porque exatamente o ocupante da pasta que necessariamente defende o direito ao sigilo bancário e fiscal de qualquer cidadão brasileiro foi o responsável pela quebra ilegal do sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa, testemunha de acusação contra Palocci no caso da casa do lobby ou República de Ribeirão Preto, na CPI dos Bingos.

A quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo foi um entre os muitos escândalos do período da crise do mensalão mas esse fato mostrou, claramente, o jeito do petista de comandar um Ministério.

Agora, o recente escândalo de Antonio Palocci, o chamado homem-forte do governo Dilma Rousseff pediu demissão nesta terça-feira (7), em meio a uma pressão cada vez maior para que deixasse o governo ou explicasse como, entre 2006 e 2010, fez seu patrimônio se multiplicar por 20.

A decisão de Palocci chega um dia depois de a Procuradoria-Geral da República arquivar o processo contra o ministro, afirmando que não havia indícios de ilegalidades cometidas por ele. O documento, que poderia servir como um atestado de inocência para Palocci, acabou funcionando como um catalisador para a saída do ministro.

Em nota, Palocci afirmou que toma a decisão para acabar com o “embate político” ao redor de sua figura. Segundo ele, a decisão se dá mesmo após “robusta manifestação do procurador-geral da República sobre a lisura” de seus negócios.

Só resta esperar, que a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) que substituirá Palocci na Casa Civil não dê seguimento à escândalos fraudulentos.

Um comentário em “Que vergonha: ministro duas vezes e afastado por escândalos fraudulentos”

  1. Macabeu

    Olha vou te dizer, se fosse Sarney duvido que caia, a cara tremia, nem o diabo faria Sarney entregar os ponto, quem manda Palocci ser amador!.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários